Pintura em Pano de Prato

Pintar panos de prato pode ser algo bastante simples de fazer em especial depois de que você adquire experiência e conta com o auxílio de um molde de desenho. Além de ser uma atividade que pode te ajudar a passar o tempo pode ser uma boa fonte de renda extra. Para que você crie lindas peças vamos te dar algumas dicas bem interessantes de como realizar esse processo.

Dicas de Como Pintar Pano de Prato

Escolhendo o Tecido

O melhor tecido para usar para pintura é o de algodão já que as suas fibras absorvem com mais facilidade a tinta. Além disso, devemos lembrar que o pano de prato irá ser usado no dia a dia da cozinha e sendo de algodão irá oferecer para você mais facilidade para limpar e secar a louça.

Escolhendo as Tintas

Escolher tintas adequadas para esse processo de pintura é fundamental uma vez que ela precisa ter resistência a água e estar bem fixada. Além disso, você também deve escolher tintas de cores que tenham ligação com o uso que você pretende dar para o seu pano.

Existe uma grande variedade de tipos de tintas para tecido, a dica para fazer a melhor escolha é preferir as acrílicas. Esse tipo de tinta tem toda uma gama de cores com tons fluorescentes e foscos além de poder ser usada em todo tipo de tecido inclusive os sintéticos.

Pincel

Você precisará de diferentes pincéis para fazer esse tipo de trabalho de pintura, tudo depende do desenho que você está pensando em fazer. Para fazer o contorno do molde do desenho é legal usar um pincel que tenha as extremidades achatadas, com isso teremos mais precisão para fazer os traços.

Se o desenho que você escolheu fazer é muito grande é interessante optar por pincéis mais grossos e com a ponta achatada. Para finalizar você deve usar um pincel de ponta redonda para fazer o acabamento do desenho. Para que a tinta seja devidamente espalhada use um pincel firme.

Observe que os diferentes tipos de acabamento possíveis para os desenhos feitos em panos de prato exigem um determinado tipo de pincel. Em geral os pincéis chatos são aqueles com a ponta mais grossa e devem ser usados para o preenchimento de grandes áreas. Os pincéis mais finos são mais usados para fazer detalhes e o contorno.

O Molde

Para tornar o seu trabalho mais preciso e simples é interessante optar por um molde sempre que possível. Nas lojas de artesanato você encontra diversos modelos de moldes para criar desenhos variados. Pode ser legal escolher moldes de tamanhos, tipos e modelos diferentes para diversificar as suas pinturas. Sempre tem uma opção que se encaixa no que você deseja.

Se você já tem experiência com pintura e tem traço firma para fazer os desenhos é possível criar os seus próprios desenhos sem o auxílio de um molde. Para tornar o trabalho mais simples comece traçando com um lápis antes para somente depois fazer o traço definitivo com tinta. Com esforço e dedicação você pode fazer uma grande variedade de peças de inúmeros estilos.

Tutorial de Como Fazer Pintura em Pano de Prato

Materiais Necessários

  • 1 pano de prato
  • Tintas Acrilex nas cores necessárias para fazer o desenho escolhido
  • Placa de madeira com cola permanente
  • Lápis
  • Risco
  • Godê para tintas – você pode usar aquelas forminhas de fazer gelo que são divididas em nichos para fazer as suas tintas
  • Pincéis Tigre nº 0, 815-10 e 12
  • Papel carbono para tecido Papel vegetal
  • Pano para limpeza

Como Fazer

Nesse passo a passo vamos ensinar a fazer uma pintura de flores com folhas, mas você pode fazer o desenho que desejar.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/00_DSC06229.jpg

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/01_DSC05799.jpg

Passo 1 – Comece fazendo o efeito sombreado em torno do seu desenho com o pincel n° 12. No caso dessa pintura é necessário fazer o sombreado com um tom mais claro de verde e então preencher as folhas com um tom de ver mais escuro usando o pincel n° 10.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/02_DSC05800.jpg

Passo 2 – As folhas devem ser pintadas com a cor verde mais escuro e usando o mesmo pincel, n° 10, faça o contorno da parte debaixo das folhas criando aquela nervura central que as folhas possuem com outro tom de verde que se destaque.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/03_DSC05801.jpg

Passo 3 – Para deixar a sua pintura com mais profundidade a dica é usar outro tom de verde com o pincel n° 10. Quando estiver trabalhando com a pintura de plantas e frutas é importante que você trabalhe com essa noção de profundidade.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/04_DSC05802.jpg

Passo 4 – Para criar o efeito de luz na sua pintura use tinta branca, pode usar o pincel n° 10 também.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/05_DSC05803.jpg

Passo 5 – Para pintar as flores use tinta coral e pode manter o pincel n° 10, preencha totalmente as flores.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/06_DSC05804.jpg

Passo 6 – Para deixar as suas flores com maior profundidade use o vermelho escarlate e também aplique com o pincel n° 10.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/07_DSC05805.jpg

Passo 7 – Ainda com esse mesmo pincel aplique a tinta vinho em cima do vermelho escarlate para que a cor ganhe mais vida. O pincel deve ser movimentado do centro do desenho para as suas laterais.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/08_DSC05806.jpg

Passo 8 – Para darmos luz a essa ilustração vamos usar o pincel n° 10 e a tinta salmão.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/09_DSC05810.jpg

Passo 9 – Para fazermos o pistilo das flores vamos usar a tinta vinho e o pincel agora será o n° 12.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/10_DSC05811.jpg

Passo 10 – Observe que você deverá fazer risquinhos finos na ponta do pistilo com o mesmo tom de tinta, mas com o pincel n° 0.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/11_DSC05814.jpg

Passo 11 – Faça o efeito de iluminação com a tinta salmão e com o mesmo pincel do passo anterior.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/12_DSC05815.jpg

Passo 12 – Nesse passo vamos fazer o pólen, para isso devemos misturar amarelo limão com branco. Use o pincel n° 0 para fazer isso.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/14_DSC05817.jpg

Passo 13 – A base deverá ser pintada usando o pincel n° 12 e com a tinta verde você deverá fazer as laterais com efeito de esfumado.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/14_DSC05817.jpg

Passo 14 – Com a tinta sépia iremos dar mais profundidade para o desenho, mantenha o uso do mesmo pincel.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/15_DSC05818.jpg

Passo 15 – Para terminar o trabalho faça o delineado dos ramos usando tinta verde e o mesmo pincel.

http://cpanel.casadois.com.br/imgs/fotos/16_DSC05819.jpg

E finalmente temos a nossa peça pronta, lembre-se que esse passo a passo pode ser usado para fazer outros tipos de pintura em pano de prato. Escolha os seus desenhos e não deixe de dar profundidade para eles.

Os panos de prato são itens indispensáveis para a cozinha. No entanto, apesar de essenciais a uma cozinha, eles podem ser utilizados para a decoração do ambiente da cozinha com pinturas diversas no tecido utilizado.

Em diferentes temas, a pintura em pano de prato pode ser feito com diferentes tintas, desde as normais até pintura em relevo com tintas especiais. Os panos de prato podem ser feitos em casa ou adquiridos em locais que trabalham com artesanato.


Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de receber esses risco na minha casa o meu endereço e rua;Manuel torres rodrigues 154 S;P Penapolis agradeço a sua atençao

    maria madalena da silva 4 de janeiro de 2012 0:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *