Marca Página de EVA

Os amantes da leitura sabem o quanto é importante ter um marcador de página. Aliás, vale ressaltar que usar esse tipo de recurso para marcar a página que parou é um modo de evitar danos ao livro. Clipes, muito usados por sinal, acabam estragando o seu livro, é melhor evitá-los.

E se para ter um marcador é bom fazer algo criativo, que pode servir não só para o seu livro, mas até mesmo como ideia de lembrancinha para alguma ocasião especial.

Escolher vários tipos de marca página, fáceis de fazer, e vamos começar com um dos mais populares, o marca página de eva.

A seguir, confira os materiais necessários para fazer marca página de eva:

  • EVA verde 7cm x 4cm

  • EVA vermelho 7cm x 4cm

  • Cola instantânea Tek Bond 793

  • Miçangas o quanto você preferir

  • Fita da sua cor preferida número 0

Passo a passo:

  • Faça um recorte ondulado, como se fosse um espiral e ondulado.

  • A ponta externa desse espiral tem que ser mais fina do que o resto. Retire o excesso de modo que permaneça somente um círculo.

  • Com muito cuidado, estique as bordas, atenção, caso contrário, você poderá acabar rasgando o eva.

  • É importante que o eva fique com as bordas onduladas e a partir daquela mais fina se segue enrolando até o fim.

  • Quando terminar de enrolar, a flor deverá ser virada para que você consiga passar a cola, que deverá ser aplicada na parte de baixo do miolo formando quando foi feito a parte de enrolar.

  • A parte maior interna deverá ser colada no espiral formando uma flor.

  • A eva verde será usada para formar uma folha e para tal basta dobrá-la e fazer um corte neste sentido, mas lembre-se de não cortas as duas pontas.

  • Quando você abrir a eva verde que foi cortada dobrada terá duas folhas agarradas.

  • Pegue a fita número 0 e cole bem no meio entre elas e por último, cole a flor que foi feita anteriormente.

  • Use quantas miçangas quiser para fazer o acabamento nas pontas da fita.

Experimentando Outros Materiais Para Fazer Marca Página

Nem só com eva é possível fazer um marca página. Tem uma série de materiais que são perfeitos para fazer esse tipo de artesanato. Veja a seguir, quais são e como fazer!

1- Com papel cartão

Você escolhe de que tamanho será o seu marca página, no caso do papel cartão, o ideal é fazê-lo com cerca de 2,5 centímetros de comprimento se quiser algo discreto, se quiser um tamanho, digamos, padrão, corte entre 5 a 7,5 centímetros. Porém, um marcador não pode ter de jeito nenhum mais de 15 centímetros de comprimento.

Para valorizar o seu trabalho com papel cartão você tem duas opções, ou cortar o marca página usando um molde de algo divertido, como por exemplo, um boneca, uma flor, etc ou usar adereços, como glitter. Também pode usar papel estampado por cima do papel cartão ou até mesmo tecido.

Se preferir, dê o toque final usando caneta, colocando uma citação ou uma frase e quem gosta de desenhar pode até soltar a imaginação e criar algo novo.

2- Com colagens

Sempre com um papel firme por baixo, você pode fazer um marca página bem original, como por exemplo, usando recortes de imagens.

Faça a sobreposição e pronto. Só não esqueça de fazer o acabamento plastificando, para evitar que o material acabe estragando.

A fita adesiva transparente pode ser uma solução para a falta da plastificação, colocando uma tira bem ao lado da outra nos dois lados.

Outra dica que pode ser bem útil é o uso de gel líquido, como epóxi, que é usado para fazer trabalhos de artesanato. Passe em ambos os lados, pelo menos duas demãos, mas esperando que cada lado seque bem antes de começar o seguinte.

Detalhes Para Ficar Mais Lindo o Seu Marca Página

Quanto mais criativo for o toque final que você der para o seu marca página, mais o seu trabalho vai ficar hiper bacana. Você pode por exemplo, agregar uma fita entre 15 a 20 centímetros. Basta fazer um furo na parte de cima do marcador para inserir, depois de cortada, dobre no meio.

Dá para brincar colocando vários tipos de fitas e isso vai garantir um colorido especial e textura ao acabamento do trabalho.

Você também pode usar como acabamento na fita, miçangas nas pontas, vai dar um toque todo estiloso para o seu marcador. Basta passá-las pelas pontas e para prendê-las fazer um nó. Um modo bem simples de fazer um trabalho ficar ainda mais bonito e cheio de personalidade.

Outra dica para dar acabamento as pontas da fita é usar um isqueiro para queimar a ponta e evitar que com um tempo ela comece a desfiar. Muito cuidado para não queimar demais.

Dicas Para Escolher Miçangas e Fita

  • Na hora de escolher a fita para incrementar o seu marca página selecione sempre aquelas mais finas e de tecido flexível. De preferência que não soltem fios rapidamente.

  • As miçangas podem variar de estilo e tamanho, porém, fique de olho no tamanho da abertura delas. Veja se a fita que você está comprando irá passar por elas sem problemas, caso contrário, reconsidere uma ou outra.

  • Caso você queira usar uma miçanga que tenha decoração, então, o ideal é escolher uma única e deixá-la bem no centro da fita.

  • Na hora de usar o marca página com a fita, para ter certeza de que ele ficou bem feito, a fita que foi colocada deve ter criado um vão como se tivesse feito uma volta nela em cada um dos lados. Esse espaço entre um lado e outro da fita deverá ficar dentro da página que está sendo marcada e a segunda parte poderá ir para frente, na contracapa ou na capa do livro. É uma maneira de marcar a página sem danificar o seu marca página, que também deve ser mantido com cuidado.

  • Antes de usar a fita para fazer o marcador de livro, deixe-a bem lisinha. Passe o ferro se for preciso e depois também, tomando cuidado com as miçangas.

Apesar de muitas pessoas trabalharem constantemente com artesanato e até mesmo utilizarem o artesanato como meio de vida, algumas pessoas fazem apenas por que gostam ou então em apenas algumas situações ou eventos.

Os marcadores de página de EVA podem ser feitos em eventos de livros ou eventos escolares. Algumas vezes são feitos por professoras de classes infantis para lembrancinhas e podem ser feitos com diferentes personagens e modelos.


Categoria(s) do artigo:
EVA

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola, eu gostaria de saber se tem como fazer com papel comum?

    josina 29 de dezembro de 2011 13:55 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *