Porta Treco de Eva

Todo mundo precisa de um porta treco, pois como o nome sugere ele serve para guardar de tudo um pouco. Pode ser usado como porta-lápis, porta-tesoura, porta-pincéis, porta-escova enfim como você quiser. Além de ser tão polivalente essa peça pode ser um passatempo divertido para fazer com as crianças.

O artesanato ajuda a entreter os pequenos e a possibilidade de confeccionar alguma coisa que terá uso no dia a dia faz com que as crianças sintam que estão sendo úteis. O EVA é um material muito fácil de trabalhar e pode ser usado na confecção do seu porta-trecos. Confira as dicas de como fazer abaixo e mãos à obra!

Tutorial de Como Fazer Porta-Treco de EVA para Meninas

Materiais Necessários

  • Folhas de EVA de 2 mm nas cores lilás, lilás com estampa de estrelinhas, tom de pele, marrom, branca e preta – se desejar pode substituir as cores para outras do seu gosto.
  • Folha de EVA de 5 mm lilás
  • Soprador térmico
  • Fita crepe
  • Fita de cetim roxa de 5 mm
  • Cola instantânea
  • Palito de churrasco
  • Cola quente
  • Bolas de isopor de 35, 40 e 75 mm
  • Estilete
  • Tesoura
  • Arame
  • Tinta PVA branca
  • Caneta permanente preta
  • Pinta-bolinhas

Como Fazer

Passo 1 – Para começar você deverá usar uma fita crepe na parte da junção da bola de isopor de 75 mm. Será necessário esquentar o EVA tom de pele para que possamos modelá-lo na metade da bola, iremos fazer a cabeça da boneca do porta-treco. Cole o EVA no isopor e recorte a parte que sobrar.

Passo 2 – Faça o mesmo procedimento para a outra parte da bola de isopor, mas usando o EVA marrom. Para dar acabamento você deverá cortar e colar uma tira de EVA marrom entre as duas cores. Faremos então a franjinha da personagem com a mesma de EVA e usando cola instantânea para fixar. Para que a personagem tenha cabelo cacheado a dica é usar o palito de churrasco para enrolar o EVA do cabelo.

Passo 3 – Você deverá então aquecer com a ajuda do soprador térmico e começar a abrir o rolinho. Faça picote, mas sem chegar até o fim da peça, continue enrolando e faça com que o cabelo fique virado para o lado externo. Use cola instantânea para colar.

Passo 4 – Usando cola quente devemos fixar a fita de cetim roxa de 5 mm na parte do contorno do cabelo. O procedimento deverá ser feito novamente no outro cabelo.

Passo 5 – O cabelo deverá então ser fixado no topo da cabeça usando a cola instantânea. Então você deverá colar a parte de EVA cor da pele do corpo formando um cone. Para a fixação use cola instantânea.

Passo 6 – Corte então uma tampa da bola de isopor de 40 mm, use para isso o estilete. Esquente a saia de EVA lilás camurça com a ajuda do soprador térmico.

Passo 7 – Prossiga fazendo então a calcinha da boneca com o EVA lilás que deverá ser colado na bolinha do corpo. Com o soprador térmico será necessário esquentar a saia de EVA lilás camurça.

Passo 8 – A saia deverá ser fixada no corpo junto com o cinto feito com o EVA branco e com a fivela do mesmo que deverá ser feita usando o EVA preto. A roupa que você fez de EVA deverá ser fixada na personagem com cola instantânea.

Passo 9 – Ainda com essa cola você deverá fixar os braços da personagem – previamente com as mangas – no corpo. Basicamente você deve recortar uma tampinha das bolas de isopor de 35 e 40 mm e depois colar uma na outra.

Passo 10 – Usando estilete você deverá recortar uma tampa das bolas que foram coladas de maneira a criar a sola.

Passo 11 – Com o soprador térmico você deverá esquentar o EVA da pele e fazer o molde dos pés da personagem do porta-treco. Da mesma forma que fez com a cabeça recorte os excessos.

Passo 12 – Em seguida deveremos fazer o molde da parte da frente do sapato, para isso será necessário recortar a parte que sobrar e colar a frente do sapato nos pés da personagem. Para colar a parte traseira do sapato você deverá usar cola instantânea.

Passo 13 – Num arame você deverá enrolar as pernas da personagem e cole usando cola instantânea.

Passo 14 – As pernas assim como os pés devem ser encaixados e devidamente colados na bola do corpo da personagem. Com a caneta permanente preta você deverá fazer o desenho dos traços do rosto e para criar pontos de luz pode usar o pinta-bolinhas além da tinta branca PVA.

Passo 15 – Com a sua boneca pronta basta colar a mesma no porta-treco. Para que fique mais bonito é legal que você encape o mesmo com EVA lilás e cuide para dar um bom acabamento com uma tira de EVA da mesma cor estampada com estrelas sob as emendas para deixar mais bonito. Por fim cole a boneca na base do seu porta-treco.

Renda Extra

O tutorial que ensinamos acima pode ser usado como uma conte de renda extra já que tem um acabamento que exige um pouco mais de trabalho. Você pode adaptar as dicas acima e criar versões de porta-treco para meninos criando um personagem menino ao invés de menina. Tudo depende da sua criatividade e do seu gosto de trabalhar com EVA.

Quanto mais peças diferentes você conseguir criar mais chances terá de vender bastante agradando a diferentes gostos. O EVA é um material barato que pode ser usado de diversas formas então invista na produção das suas peças para garantir a sua renda extra.

Dicas

Se você quer apenas deixar aquele seu porta-lápis mais legal pode simplesmente encapá-lo com EVA. Para que fique mais interessante use um EVA estampado e para que a fixação ocorra corretamente é interessante usar cola instantânea ou mesmo cola quente. Tenha cuidado ao trabalhar com esse tipo de cola para evitar acidentes, lembre-se que a cola instantânea tem esse nome porque cola no mesmo momento em que as superfícies são unidas.

Em aniversários de criança costuma-se utilizar enfeites nas mesas com doces ou alguma lembrancinha. Esses enfeites podem ser feitos com EVA, fazendo um porta treco decorado com temas diversos.

São diversos estilos e diferentes personagens que podem ser feitos no porta treco, tanto para aniversários de menina quanto de meninos. O porta treco de EVA pode ser encomendado ou então feito em casa. Confira!


Categoria(s) do artigo:
EVA

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *