Como Fazer Caixas de Papelão? Passo a Passo

Ter uma boa caixa de papelão é sempre bom para quem deseja deixar a sua casa mais organizada e com todos os objetos devidamente armazenados num local adequado. O mais legal é que você pode fazer as suas próprias caixas, de qualquer tamanho e estilo. Aproveite que a partir do momento que você pegar a prática de fazer as suas caixas poderá inclusive começar a fazer as peças para vender. Pode se tornar uma boa fonte de lucro fazer as suas caixas de papelão e ter lindos espaços organizadores.

Aprenda a Fazer Caixas de Papelão

Abaixo você aprenderá como fazer uma linda caixa de papelão organizadora de 20 x 20 cm para ter em casa ou para ter uma fonte extra de lucro, confira o passo a passo.

Materiais Necessários

  • 4 Pedaços de papelão com micro-ondulado previamente cortados em pedaços de 20 x 20 cm (aquele papelão de embalagem)
  • 8 pedaços de papelão com 20 de altura e a largura que você desejar para as laterais
  • 2 Pedaços de papel paraná previamente cortados no tamanho 20 x 20 cm (qualquer gramatura, servirá apenas para cobrir o papelão)
  • 4 pedaços de papel paraná na mesma medida das laterais
  • Pedaços de papel paraná soltos
  • Régua
  • Cola branca
  • Pincel para espalhar a cola
  • Estilete
  • Lápis
  • Fita crepe

Como Fazer?

Comece colando dois quadrados de papelão micro-ondulado, um sobre o outro. Para garantir que os pedaços ficarão bem fixados depois de passar cola você deverá colar pequenos pedaços de fita crepe no entorno, isso fará com que fique mais compacto. Repita esse processo para a tampa da caixa.

A seguir você deverá fazer o mesmo processo de colar dois pedaços de papel micro-ondulado para cada uma das quatro laterais da sua caixa, espere até que a cola esteja bem seca. Use o truque da fita crepe para manter as laterais bem fixadas. Para conseguir encaixar as laterais na parte de baixo da caixa você deverá posicionar as mesmas sobre o fundo, medir e então cortar esse pedaço fora usando um estilete. Faça isso para as quatro laterais. Repita o processo para a parte da tampa também.

Na sequência você deverá encaixar as laterais na base do fundo da caixa com cola aplicada para que fixe embaixo e dos lados, use o truque da fita crepe para que fique bem unido. Cole a tampa na sua caixa, você deverá colar os quatro lados, a seguir você entenderá como será obtida a tampa da caixa. Assim é possível observar como ficará a estrutura da caixa.

Cole por cima da base de papelão o papel paraná, o objetivo é cobrir a parte de micro-ondulado que não deve ficar aparente. Após a cola secar você deverá usar uma régua para medir o tamanho da tampa e fazer o corte da mesma soltando-a do corpo da caixa. Esse processo de colagem e recorte é legal porque evita que você tenha que fazer a tampa separada da caixa.  Dê um bom acabamento a sua tampa cortando tiras de papel paraná e fixando por cima do micro-ondulado exposto.


Finalização da Caixa de Papelão

Você poderá finalizar a sua caixa com duas técnicas diferentes sendo a primeira delas através de colagem de um papel estampado. Nesse caso escolha um papel com uma gramatura maior para que ele não fique empelotado ou rasgue em contato com a cola. Basta cortar os pedaços das laterais, base e tampa da caixa e então fixa-los com cola.

A segunda opção é pintar a sua caixa, no entanto, fique atento que o processo tem algumas particularidades importantes, não é o mesmo que pintar madeira, por exemplo. Passe uma demão de tinta e então lixe a caixa com todo cuidado para que não fique enrugado. Depois passe outra demão de tinta para ter uma base lisa. Você pode deixar a sua caixa com essa pintura ou então realizar um processo extra como o de decoupage em que são coladas figuras sobre a base oferecendo-lhe uma decoração.

Para quem tem alguma dúvida fica a dica de conferir esse vídeo que também mostra a adição de dobradiças e fecho:

Gostou das dicas?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caixas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *