Receitas de Shampoo Artesanal

Você já deve ter escutado por aí ou a experiência ensinou a você esse lição, de que existe um shampoo para cada tipo de cabelo e não é conversa de propaganda de empresas cosméticas. Na hora de comprar o produto você deve ler a embalagem e escolher aquele que atende as necessidades das suas madeixas. No supermercado ou na farmácia dá logo para perceber que não faltarão opções. Tem para todo mundo, cabelos oleosos, secos, normais, maltratados com tinta, etc.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=garYQwUa9zE[/youtube]

Porém, além da opção de ir ao supermercado ou a farmácia comprar um shampoo para lavar os seus cabelos, tem uma segunda, que seria fazer o próprio produto e se livrar de vez das empresas de cosméticos. É claro, que alguns efeitos que proporcionam esses produtos você não os conseguirá fazendo em casa, mas, por outro lado, evitará muita química nas suas madeixas. Por melhor que seja um shampoo industrializado, que dê efeitos ótimos, ele é cheio de produtos químicos, e esses, acabam com brilho e a maciez que são naturais dos nossos fios.

Verdade seja dita, os efeitos proporcionados pelos produtos industrializados não é duradouro que valha tanto a pena danificar o efeito natural dos cabelos. Eles fazem o que prometem, nem todos fazem, porém, com um tempo o resultado são de madeixas secas e com aspecto tipo vassoura e só nos resta procurar uma salão para fazer mais e mais tratamentos.


A vantagem de se fazer o shampoo em casa é de escapar de pelo menos esse produto químico e mantar a beleza natural dos cabelos. Dessa forma, o shampoo faz o seu dever de casa, isto é, limpa os fios e o couro cabeludo e a longo prazo não resseca os fios, como normalmente acontece com o produto industrializado. E pode ter certeza, que fazer um shampoo caseiro é bem mais fácil do que você possa imaginar. Não acredita? Anote a receita e experimente!

Vamos ver uma receita de um shampoo básico e depois ela poderá ser adaptada para vários tipos de cabelos!

Receita de Shampoo Artesanal

Anote os ingredientes:

  • 100 ml de leite de coco (dê preferência aos orgânicos, são sempre os melhores)
  • 150 ml de água
  • Uma colher (de sopa) de óleo de amêndoas, pode ser substituído por azeite de oliva desde que seja de boa qualidade (CONSIDERE UM OPCIONAL PARA CABELOS SECOS)
  • 20 gotas de óleo essencial (aquele da sua preferência, esse é o produto para dar o perfume no seu shampoo caseiro)
  • Uma colher de vinagre ( CONSIDERE UM OPCIONAL PARA QUEM PRECISA COMBATER A CASPA, FIQUE TRANQUILA EM RELAÇÃO A QUANTIDADE NÃO DÁ CHEIRO)
  • Metade de um sabão de coco natural (atenção porque a grande maioria dos sabões de coco vendidos no supermercado não contém coco, na verdade, eles são feitos com muita química e o perfume se trata somente de aroma de coco. Então, antes de comprar verifique a embalagem e só compre se for realmente um sabão de coco, neste caso, eles costumam ser vendidos como ecológicos, e custam um pouco mais caro)

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=c9yQR0iZC2U[/youtube]

Passo-a-passo para fazer shampoo caseiro:

1- Pegue o sabão de coco em corte em pequenos pedaços, junte com água e leve ao fogo até que eles se dissolvam por completo.

2- Depois é só deixar esfriar para acrescentar os demais ingredientes, não tem uma ordem para isso. Faça como preferir.

3- Compre uma embalagem e com a ajuda de um funil despeje todo o shampoo dentro dela. Está pronto!

4- Antes de usar você deverá agitar bem a embalagem e o prazo de validade do shampoo caseiro é de um mês. Não use mais do que o relativo a uma colher de chá a cada lavagem.

Receita de Shampoo de Limpeza Profunda

Para lavagem profunda, acrescente na receita bicarbonato de sódio, que também pode servir para quem tem caspas.

Ou ainda, pegue uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e coloque em um copo e meio de água, passe no couro cabeludo massageando levemente com as pontas do dedo, nunca com as unhas. Depois lave normalmente com o seu shampoo caseiro. Mas, atenção, essa mistura não deve ser usada diariamente, faça no máximo, uma vez por semana.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=iIVbaeTJCEY[/youtube]

Receita de Shampoo Caseiro de Babosa

Ingredientes:

  • Gel de babosa
  • Óleo vegetal,
  • Sabão de castela líquido
  • Glicerina

Qualquer um desses produtos para fazer o seu shampoo caseiro pode ser comprada em uma loja de remédios ou alimentos naturais. No caso do gel de babosa, ele também pode ser retirado diretamente das folhas das planta, use uma colher para ajudar.

Se você resolver tirar o gel direto da babosa, comece fazendo um corte na folha e abra em dois (longitudinalmente). Com a ajuda de uma colher retire a polpa.

Para deixar o seu shampoo de babosa perfumado pode ser adicionado gotas de óleo essencial da sua preferência. Além de eficiente deixará um perfume gostoso no seus cabelos. Você ainda pode optar por essências que ajudam resolver alguns tipos de problemas, como alecrim para amaciar os cabelos danificados e secos.

Passo-a-passo:

A mistura dos 4 ingredientes tem que ser a seguinte: 60 ml do sabão de castela líquido, 1 colher (de chá) ou 5 ml de glicerina, 60 ml de gel de babosa, 1 ml de óleo vegetal. Coloque todos os produtos dentro de uma tigela em qualquer ordem e misture lentamente, use um batedor ou uma colher. Em seguida, coloque algumas gotas de óleo essencial. Você terá cerca de 120 ml de shampoo caseiro.

Você deve armazenar o seu shampoo de babosa em uma garrafa de vidro ou de plástico, use um funil para ajudar a colocar o líquido. Você poderá guardar o seu produto caseiro no banheiro. E esse shampoo caseiro de babosa também pode ser usado todos os dias porque é suave. Preste atenção nesses detalhes:

  • Agite bem o frasco do shampoo antes de usar, para que os ingredientes se misturem bem no momento do uso.
  • Coloque um pouco na mão e aplique no couro cabeludo como você usa o seu shampoo comum. Depois é só enxaguar normalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *