Luminárias Multicoloridas Com Filtro: Como Fazer?

Você curte artesanato? Ou prefere coisas recicladas? Você gosta de arte? Ou prefere uma casa bem iluminada? Todas essas perguntas podem ser respondidas com apenas uma resposta. Basta adquirir uma luminária feita com as suas próprias mãos. Tem coisa melhor do que isso? Não é preciso nem ter muita prática com os dedos ou muita noção de arte. Aproveite que a sua casa está bem sem graça para botar mais cor nela. Para trazer luz ao seu lar, opte pelas luminárias multicoloridas.

Luminárias Multicoloridas Com Filtro: Como Fazer?

Luminárias Multicoloridas Com Filtro: Como Fazer?

Como tudo vai ser feito artesanalmente, você ainda pode construir o seu “abajurzinho” com filtro, o que torna o seu feito bem mais barato e versátil. Abaixo, vamos dar algumas dicas de como decorar a sua casa com esses objetos tão úteis no dia a dia. Também vamos te ensinar como criar uma luminárias dessas passo a passo.

Medo Do Escuro

Muitas crianças, hoje em dia, têm medo do escuro. Quando a luz não está por perto, os pequeninos sempre vão para as camas dos pais para procurar abrigo ou preferem se esconder debaixo das cobertas, não conseguindo dormir de jeito nenhum. Uma luminária multicolorida pode ser a solução para destruir esse medo.

Medo Do Escuro

Medo Do Escuro

Além de ser super divertido, esse objeto vai trazer uma iluminação bem singela para o quarto da criança, sem atrapalhar o restante dos moradores que podem até preferir aquele breu total. Aproveite também para alegrar mais o seu filho e fazer com que ele tenha uma boa noite de sono. Não vai custar muito e vai te livrar de uma boa dor de cabeça.

Mais Cor Dentro De Casa

É sempre bom colocar muita cor dentro do lar. Uma moradinha sem um vermelho, um rosa, um verde ou amarelo não pode ser feliz. As cores misturadas sempre dão a sensação de felicidade e divertem qualquer visita, além de chamar bastante a atenção. Uma luminária multicolorida vai te deixar mais confortável dentro da sua própria casa e também vai dar um grande diferencial na sua decoração. Não precisa ser nenhum Pablo Picasso para produzir uma luminária e nem nenhum Monet para saber misturar certas cores para alegrar a sua humilde residência.

Ajudando o Meio Ambiente

Todo trabalho artesanal pode se tornar ainda mais gratificante quando você contribui para o meio ambiente. Junte todo o material reciclável que você tem e mãos à obra! Fazer a sua luminária reaproveitando aquilo que já foi usado é muito importante. O seu objeto vai ficar lindo e ainda com um toque de sustentabilidade. Não há preço que pague uma ajudinha dessas ao meio ambiente.

Ihh, Será Que Faltou Luz?

Quando a casa está muito escura, dá até a impressão de que a luz está indo embora. Muitas vezes, não é isso que acontece. A casa pode estar mau iluminada, dando um aspecto bem sombrio aos cômodos. Não quer deixar a luz do corredor acesa? Use a luminária multicolorida. Quer dar a impressão de que o seu lar tem luz própria? O abajur está ai para isso. Você vai economizar energia, vai contribuir com o meio ambiente e não vai deixar a sua casa com aspecto de filme de terror.

Viu? Todas essas vantagens com certeza vão te dar aquele animo para colocar os seus dedinhos na massa. Confira o nosso passo a passo para construir a luminária multicolorida com filtro mais bonita que você já viu!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=72YBSSgChog[/youtube]

Material:

  • Cola branca
  • Pincel chato médio para cola
  • Filtros tingidos
  • Tesoura
  • Corantes variados ( você tem pode usar tinta se quiser dar um aspecto ainda mais manual ao seu trabalho)
  • Uma luminária antiga ou que precise de algum retoque

Modo de fazer:

Primeiro de tudo, limpe o objeto para tirar toda a poeira. Se você não fizer essa etapa, saiba que ao pintar a luminária, ela não vai ficar tão perfeita. Um bom trabalho é aquele que se faz com todo o cuidado!

Feito isso, comece a picotar os filtros tingidos com os corantes ou tinta de forma aleatória para dar um ar mais artístico a sua obra.

Dilua a cola com água na proporção de ½ a ½

Na cúpula da sua luminária, passe uma camada de cola misturada com a água, em todas as partes.

Vá colando os filtros também de forma aleatória, em volta de toda a cúpula, sempre alisando-os com o pincel para que eles não enruguem. Procure fazer a colagem de forma bem sutil para não estragar a luminária.

Não esqueça de deixar uma sobra na borda de cima com tamanho de 1 cm! Esse espacinho vai ser muito importante mais para a frente.

Assim que você terminar de colar o filtro picotado concluindo toda a peça, use o espaço na borda de cima para fazer um bom acabamento, virando-a para dentro.

Os corantes ou as tintas que você escolher irão dar um acabamento perfeito na cúpula e na borda. Você pode misturar as cores ou também poderá desenhar o que quiser. Use a sua imaginação. Pense em qual lugar da casa você vai colocar o seu objeto e se inspire nisso.

Depois, deixe a peça secar por pelo menos duas horas em algum canto. Quando a sua luminária estiver totalmente seca, passe um pouquinho de verniz acrílico. Esse detalhe vai ajudar a conservar a sua obra.

Por fim, é só colocar a lâmpada, de preferencia econômica.

Tipos De Luminárias

Agora que você já concluiu  a sua produção, chegou a hora de você saber onde coloca-la. Não precisa ter especialidade em design para saber aonde a sua casa vai precisar de uma iluminação extra.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-Q1l5JiGuM8[/youtube]

Você pode criar uma luminária de mesa, tanto para a cozinha quanto para sala de estar e quarto, colocando a sua obra naquela mesinha de cabeceira que está tão fazia. As luminárias também podem ser colocadas no teto, mas requer um pouco mais de cautela por causa da fiação. Você também pode produzir uma luminária de chão ou que não precise de suporte algum. Ela poderá ser grande ou pequena, convencional ou diferenciada. O importante é deixar a sua casa bem iluminada e colorida. Afinal, inventar e criar é muito bom!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *