Como Fazer Uma Clutch Artesanal

A moda está com mania de trazer coisas antigas a tona novamente. É o que está acontecendo com as saias longas, as roupas de renda, as calças de cintura alta e as famosas bolsinhas clutch. Essa ai então estando tomando conta de verdade, já que é muito comum ver as meninas rua andando com as suas famosas carteirinhas que parecem bolsas. Antigamente, elas eram muito usadas e estavam super na moda. Pois é, elas voltaram com tudo. Mas calma, se você não tem tanto dinheiro assim para ter uma, porque não fazer a sua própria clutch? é o que vamos ensinar por aqui.

Graças a ajuda do artesanato, você já pode ter a sua clutch sem fazer muito esforço. É só ter um pouquinho de habilidade com as mãos e tudo estará pronto em um minuto. Além de ensinarmos um passo a passo super prático para você montar a sua carteirinha, vamos mostrar alguns vídeos para te ajudar nessa empreitada. Mãos à obra?

Como Fazer Uma Clutch Artesanal

Como Fazer Uma Clutch Artesanal

Tudo Sobre a Clutch

Para quem ainda não se tocou, a clutch tem um segundo nome muito mais fácil de identificar. São as famosas bolsas de mãos. Para vocês terem a ideia da variedade das bolsas neste estilo, dê uma olhada nesta lojinha virtual para vocês conhecerem os diferentes modelos: http://www.amomuito.com/22-bolsas-de-mao.

As clutches surgiram a muito tempo mais ainda não tinham este nome. Na verdade, elas fazem parte da nova fase da moda: A etapa vintage. Tudo que era clássico um dia, agora é moda.

Imagem de Amostra do You Tube

As bolsas de mão eram usadas pelas senhoras ricas da época colonial que não levavam muitas coisas para as ruas. Depois, com o passar do tempo e com a modernidade, as carteiras de mão viraram peça chave em grandes festas como casamentos. Por serem pequenas e discretas, as clutches se tornaram bastante refinadas e novos modelos começaram a surgir. Além do modelos inusitados, os materiais para fazer as bolsas também foram variando. Confira abaixo, todos os materiais que você pode utilizar para fazer uma bolsa de mão super bem feita:

  • Palha
  • Couro
  • Tecido
  • Crochê
  • Renda
  • Glitter
  • Couro sintético
  • Spikes ( que estão super na moda)
  • Couro texturizado
  • Strass
Portanto, clutch é, com certeza, sinônimo de luxo. Mas, ter uma delas é estar no grupo refinado da sociedade.
Tudo Sobre a Clutch

Tudo Sobre a Clutch

Para Que Serve Uma Clutch? 

Elas servem para muitas coisas. Na verdade, elas são mil e uma utilidades. As menores são para as mulheres que gostam de disfarçar e não levam muitas coisas dentro da bolsa. Também é ideal para a “night” e para quem não quer ficar segurando a bolsa por muito tempo. As clutchs maiores são para as mulheres exageradas, que adoram levar a casa inteira dentro da bolsa. Para elas, as bolsas ideais tem formato de envelope e podem caber em qualquer canto, mesmo sendo um pouco maiores.

Clutch Envelope

Este é o modelo que mais se vê por ai. Ela perece um envelope mesmo e dá até para levar notebooks, Ipads e muitas outras coisas dentro dela. É muito fácil de fazer. Vamos ver?

Material:

  • 1/2 de couro ou couro “fake” ( couro falso)
  • Linha grossa com diversas cores
  • Agulha para couro
  • Fecho ou algum botãozinho de metal
  • Papelão
  • Régua
  • Caneta
  • Tesoura

Passo a passo:

  1. Pegue uma folha de papelão para desenhar o molde. O molde vai ser em formato de envelope. Você pode escolher o tamanho que quiser para o desenho, depende da sua vontade de carregar a sua clutch com muita ou pouca coisa.
  2. Transfira esse formato do molde para o couro fake ou couro original
  3. Corte em volta do desenho, sem que a marca de caneta possa aparecer.
  4. Dobre as abinhas laterais e comece a costurar no meio. Essa parte vai ficar coberta pela aba inferior então não se preocupe com a cor da linha que ela não vai aparecer!
  5. Depois de juntas as abas laterais para o meio, dobre a aba inferior e costure também nas laterais com as linhas coloridas que você escolheu. Assim, você vai estar juntado todas as abas para fechar a sua clutch. Comece a costurar por dentro para que o nó da costura não apareça!
  6. Faça um corte pequeno na aba superior e também na inferior. É lá que você vai colocar o botãozinho de metal para dar o acabamento final na sua clutch. Passe as duas camadas pelo botão e prontinho!

Para conferir as fotos desse passo a passo, acesse http://eh-house.blogspot.com.br/2012/02/faca-voce-mesmo-clutch-envelope.html. Lá você ai tirar todas as duvidas que ficaram pelo caminho e a sua clutch vai sair perfeita!

Vídeo

Neste linkImagem de Amostra do You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=2yp6AbXmUXE) também há um passo a passo para fazer um clutch envelope!

Clutch Envelope Com Tecido 

Para quem quer gastar menos ainda e não quer comprar o couro, pode fazer a carteirinha só com tecido. No lugar do couro, compre diversos tipos de tecidos para fazer a sua clutch.

Passo a passo

  1. Clique aqui para pegar o seu molde http://4.bp.blogspot.com/_Hzh6hZdbzTQ/TTTbzt2NBNI/AAAAAAAADVc/KFj5RKg0fAs/s1600/mbolsatere.gif
  2. Corte os tecidos no formato do molde
  3. Vá costurando  as laterais fechando as partes picotadas que estão no molde. Antes, procure costurar o forro no tecido formando os conhecidos “filigramas” ou algo que a sua imaginação queira
  4. Comece a montagem da sua clutch afofando os tecidos e depois costurando a carteirinha para fecha-la e fazer os acabamentos necessários. Lembrando que a costura deve estar sempre bem escondida.
  5. Para fazer o forro, siga o mesmo procedimento que você fez até agora e depois, costure por dentro da clutch já fechada e arrematada.
  6. Pegue todas as partes deixando uma abertura para desvirar. Depois, costure tudo.
  7. Desvire a sua carteirinha e faça os arremates necessários
  8. Antes de costurar, procure colocar uma pequena alça de metal na lateral daqeulas que se usa para colocar chaveiros.
  9. Para finalizar, aplique aqueles cochetes de pressão ou velcro para que você possa proteger tudo o que vai colocar dentro da sua bolsa.

Se você ficou confuso com o passo a passo, não se preocupe. Acesse http://simplesmentereza.blogspot.com.br/2010/07/bolsinha-envelope-passo-passo.html e veja as fotos desse passo a passo!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Um comentário

  1. GOSTARIA DE RECEBER NOVIDADES E VÊ-LAS, O SITE ME PARECE BOM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>