Como Fazer Sachê De Sagu Perfumado

O sachê perfumado foi criado com o intuito de deixar uma fragrância agradável nos locais fechados, como gavetas e armários. Na maioria das vezes, as gavetas, armários, guarda-roupas e cômodas, quando ficam fechados por muito tempo, sem a devida circulação de ar, ficam com cheiro de mofo, o que é bem desagradável. E o sachê tem a função contrária, que justamente de afastar o cheiro desagradável de mofo dos objetos que ficam guardados por muito tempo.

Como Fazer Sachê De Sagu Perfumado

Como Fazer Sachê De Sagu Perfumado

E não é só em ambientes com pouco manuseio que o cheiro ruim fica impregnado não. Em épocas de chuva, onde há o alastre da umidade e pouca luminosidade e calor, mesmo as gavetas e cômodos que estão em constante uso pode sofrer com o cheiro ruim e o sachê vai proporcionar o cheiro agradável, principalmente nas gavetas. Além desses benefícios e vantagens, os sachês também podem ser feitos para dar de lembrancinhas e até mesmo para ajudar no orçamento.

Os sachês podem ser de serragem, papelão, fibras, folhas e flores secas, sagu, etc. O sagu é uma forma barata e super fácil de fazer, além de ser um produto bem acessível, sendo possível encontrá-lo em qualquer supermercado. Veja alguns modos de fazer sachê de sagu perfumado.

Imagem de Amostra do You Tube

Sachê De Sagu Perfumado De Lavanda

Esta receita é uma das mais simples, não requer nenhum material específico e além de tudo tem um custo bem atrativo. Devido à sua simplicidade, esse sachê tem vida útil de aproximadamente 45 dias.

Sachê De Sagu Perfumado De Lavanda

Sachê De Sagu Perfumado De Lavanda

Material Necessário:

  • 500 g de sagu (facilmente encontrado nos supermercados);
  • 15ml de essência de lavanda;
  • Saquinhos de tule, TNT, organza ou algodão;
  • 1 recipiente fechado.

Modo De Fazer:

Pegue um recipiente, que pode ser um vidro, uma vasilha hermeticamente fechada ou até mesmo um saco plástico transparente e reforçado. Coloque o sagu e a essência, mexendo de maneira rápida e constate, para que todo o sagu fique perfumado de modo uniforme. Após a realização deste processo, vede bem o recipiente usado e deixe o sagu descansar por 24 horas.

É importante esperar esse tempo de repouso, pois pode haver algumas partes que fiquem mais perfumadas, enquanto outras podem ficar menos e é o tempo necessário também para que o sagu seque totalmente.

Caso não ache os saquinhos prontos, você poderá confeccioná-los, usando tule, organza, TNT, algodão ou chita. Você pode cortar o tecido escolhido em círculos, aproximadamente o diâmetro de um pratinho de sobremesa e colocar uma colher do sachê de sagu no meio e arrematar com fita de cetim. É também muito prático e você pode brincar com as cores e estampas, deixando os seus sachês, além de cheirosos, muito bonitos.

Imagem de Amostra do You Tube

Sachê De Sagu Perfumado De Aromatizante De Ambientes

Esta receita também é bem simples e você poderá utilizar aromatizante de ambiente para perfumar os seus sachês. Segue a receita:

Material Necessário:

  • 200g de sagu;
  • 100ml Aromatizante de ambiente, na fragrância de sua preferência;
  • Tecido ou saquinhos prontos de tule, TNT, organza ou algodão;
  • Fitas de cetim combinando com o tecido
  • 1 recipiente fechado.

Modo De Fazer:

Misture o sagu com o aromatizante de ambiente na fragrância de sua preferência e deixe-o descansando por 24horas em recipiente fechado, seja ele saco plástico transparente e resistente, vidro ou qualquer outro aparato que vede bem.

Se os saquinhos já forem comprados prontos, após o período de descanso, você já poderá embalá-los. Arremate ao final com a fita de cetim, para dar uma graça especial.

Sachê De Sagu Perfumado Com Plumante

Material Necessário:

  • 400g de sagu;
  • 50 ml de base para perfume (ou veículo para perfume);
  • 20 ml de essência (na fragrância de sua preferência, como dica, sugiro de erva doce);
  • Plumante;
  • Corante alimentício (na cor de sua preferência);
  • 1 saco plástico transparente e resistente;
  • Tecido ou saquinhos prontos de tule, TNT, organza ou algodão;
  • Fitas de Cetim.

Modo De Fazer:

Misture a base para perfume com a essência.

Coloque o sagu dentro do saco plástico e vai colocando a mistura da essência aos poucos e mexendo, para que a essência vá perfumando o todo o sagu de modo uniforme. Assim que terminar de por a essência, pingue algumas gotas do corante e mexa até que a cor fique uniforme, vede o saco plástico e aguarde secar por 24 horas.

Atenção: é necessário ter cuidado na hora de colocar o corante, pois em demasia pode manchar.

Após totalmente seco, está na hora de embalar o sagu, formando assim os saquinhos de sachê. O uso do plumante, neste caso, serve para deixar o saquinho do sachê bem fofinho, além de render o sachê, fazendo, desta forma, mais sachês.

Como utilizamos fixador (que já incluído na base para perfume, ou veículo para perfume), este sachê terá uma durabilidade maior de cheiro, chegando até 120 dias.

Dicas:

  • Se for para usar na cozinha, pode-se utilizar fragrâncias alimentícias como chocolate, frutas, baunilha, etc.
  • Se você for fazê-los com o intuito comercial, independente do tipo de embalagem que você irá utilizar, se será de tule, TNT, organza, algodão ou aqueles saquinhos que nós já compramos prontos, até mesmo pela praticidade, o ideal que eles sejam guardados em embalagens de vidro com tampa ou envoltos em saquinhos plásticos e vedados. Agindo desta forma, você vai afiançar que o seu sachê não exale o cheiro antes da comercialização, garantindo assim um produto de qualidade para o cliente, pois se o sachê ficar em exposição sem esses métodos de proteção, ele logo vai perder a fragrância e a durabilidade esperada pelo cliente será bem menor do que o esperado;
  • Para todos as receitas indicadas, na hora de embalar, você poderá utilizar o plumante, pois além de deixar o saquinho bem mais fofinho, dando uma aparência mais bonita e delicada, é uma maneira de fazer também com que o sagu renda, dando, desta forma, para fazer uma quantidade maior;
  • Para finalizar os saquinhos, pode-se usar as fitas de cetim, que dão um ar sofisticado e delicado, além também de poder usar barbante de ráfia. Estes, se usados em concomitância com saquinhos de algodão cru, dão um ar rústico, embora não perca a sua sofisticação e primor;
  • As embalagens pode ter o formato de sua preferência, desde saquinhos tradicionais, trouxinhas, corações, cones, etc… Enfim… libere a sua imaginação e aposte na sua criatividade!

3 comentários

  1. Gostaria de saber se posso fazer os saquinhos com tecido de cetim, pois são para um casamento e se este tipo de tecido interfere na exalação do perfume dentro do armário. Poderia mandar a resposta para meu email?

  2. se eu deixar a base para perfume com a essência macerar por uns 5 dias, sera que dura mais o sache?

  3. olá gostaria de saber se posso usar a essência alimenticia também,pois já tenho o veículo perfume,se posso usar os dois..
    Obrigada!!!!! 8)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>