Dicas Para Decorar Chapéu Junino

Festa junina é sempre uma alegria. As roupas coloridas, os chapéus enfeitados, as comidas e bebidas típicas são sempre muito atrativas nesta festa linda que acontece numa época do ano bem gostosa, principalmente no Nordeste.

A beleza das roupas e adereços das festas juninas é sempre muito alegres, coloridas e de uma beleza rústica e muito encantadora. E para você arrasar nas festas juninas, hoje nós vamos ensiná-lo como decorar o seu chapéu, com ideias muito econômicas, algumas mais sofisticadas, mas todas muito bonitas e fáceis de fazer.

Dica nº1= Chapéu de Chita

Material Necessário

  • 1 chapéu de Palha;
  • Retalho de Chita (nas cores e estampa de sua preferência);
  • Cola Quente;
  • Retalho de Tecido (nas cores e estampas de sua preferência);
  • Tesoura;
  • Linha e Agulha.

Passo a Passo:

Corte uma tira da chita com aproximadamente 3 dedos de largura do tamanho que dê para dar uma volta na aba do chapéu. Passe cola ao redor da aba e vá colando a retalho de chita, com cuidado para não embolar a chita.

Com o retalho de tecido, desenhe alguns círculos, aproximadamente 3 ou 4 círculos do tamanho desejado, lembrando-se de deixar cerca de meio centímetro a mais, para poder fazer o alinhavo. Os círculos poderão ser, preferencialmente, de cores ou estampas diferentes. Corte os círculos do tecido e faça pequenos fuxicos.

Fazendo o Fuxico:

Depois de cortados os círculos, dobre o meio centímetro que foi cortado a mais para o lado avesso do tecido. Com a agulha e linha, vai fazendo um alinhavo até fazer o círculo todo e quando concluir, puxe a linha de vagar, com muito cuidado para não embolar a linha. Depois de franzido o fuxico, arremate a linha. Faça isso com todos os círculos.

Decorando…

Concluído os fuxicos, é hora de decorar o chapéu. Com o auxílio da cola quente, cole os fuxicos na aba do chapéu. Cole três fuxicos na fita de chita, do lado lateral, de modo que dê uma ideia de flores. Se fez um fuxico a mais, pode dobrá-lo ao meio e por entre os 3 anteriores para dar uma ideia de folha. Fica lindo e bem a cara das festas juninas! 

Dica nº2 = Chapéu Xadrez

Material Necessário:

  • 1 Chapéu de Palha;
  • Tira de Tecido Xadrez (na cor de sua preferência – o vermelho fica lindo!);
  • Cola Quente;
  • Tesoura.

Passo a Passo:

Corte uma tira do tecido xadrez de aproximadamente 10 centímetros de largura e o comprimento deve ser o dobro da volta ao redor da aba do chapéu. Passe cola quente no chapéu e cole o tecido xadrez, com o cuidado de dar apenas uma volta e deixar as pontas na frente do chapéu. Espere alguns minutos para secar e faça o acabamento com as tiras que sobraram. Você poderá fazer um nó, escondendo as pontas fazendo outro nó e colando atrás da tira que ficou rente ao chapéu. Poderá também fazer um laço, mas aí as pontas já precisam ficar, ou na lateral, ou na parte de trás. E para finalizar, pode colar uma flor de plástico na lapela, caso seja de uso feminino. Fica muito charmoso!

Esse modelo é simples, fácil de fazer e muito bonito! 

Dica nº3 = Chapéu Rústico

Material Necessário:

  • Tecido de estopa (aquele semelhante a sacos de verduras);
  • Fita de cetim xadrez
  • Laços de fita de cetim vermelho;
  • Tesoura;
  • Cola Quente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ncvMZqtVe2E[/youtube]

Passo a Passo:

Corte uma tira do tecido de estopa com aproximadamente 5 dedos de largura e no comprimento da aba do chapéu, deixando uma sobra de cerca de 4 centímetros. Corte a fita de cetim xadrez na mesma medida da fita de estopa. Cole a fita xadrez sobre a fita de estopa. Caso tenha máquina de costura em casa, o ideal é costurar uma fita na outra, assim não haverá a possibilidade de soltar.

Depois de seca e bem colada, comece a desfiar a estopa que ficou por baixo da fita de cetim, de maneira leve, de vagar para não estragar. Assim que concluir, cole a fita na aba do chapéu com cola quente, finalizando de tal forma que a sobra da fita fique na parte de trás do chapéu. Cruze as pontas em forma de X e cole com cola quente.

Cole dois laços de cetim, um em cada lado do chapéu. Fica lindo e bem romântico o seu chapéu junino! 

Dica nº4 = Chapéu de Bandeirolas

Materiais Necessários:

  • 1 chapéu de Palha com as abas desfiadas;
  • Cola Quente;
  • Tesoura;
  • Feltro nas seguintes cores: amarela, vermelha, azul, verde e laranja;
  • Lã de tricô;

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=B3K6pw0PBJ8[/youtube]

Passo a Passo:

Fazendo As Bandeirolas…

Risque no feltro as bandeirolas com 5 cm de altura por 3 cm de largura. Faça isso no feltro amarelo, vermelho, azul, verde e laranja. Recorte as bandeirola e vai colando na lã de tricô. Dobre cerca de meio centímetro da bandeirola, passe cola quente e cole na lã. Repita o processo em toda a extensão da lã de tricô, que deverá ter o tamanho necessário para dar algumas voltas ao redor da aba do chapéu, de forma que as cores das bandeirolas fiquem também intercaladas.

Decorando O Chapéu…

Depois de realizado este processo de colar as bandeirolas na linha de lã, espere alguns minutos até que esteja totalmente seco. Certificando-se que já está seco, comece a colagem. Você vai precisar de um pouco de habilidade e paciência, pois mesmo que seja um modelo muito fácil de fazer, você vai começara colar as bandeirolas ao redor do chapéu, começando pela parte alta da lapela, em movimentos circulares até contornar toda a aba do chapéu, chegando próximo da parte desfiada.

Para finalizar o processo de colagem e deixar a acabamento perfeito, dobre a última ponta, passe pela parte desfiada e com um pouco de cola quente, cole na parte de dentro da aba do chapéu.

Esse modelo fica lindo e pode ser usado tanto por meninos, quanto pelas meninas, pois as cores neutras e alegres. O modelo é bem festivo e combina perfeitamente com a decoração de junho, época de festa quente e animada que deixa todo mundo muito alegre!

Agora que já sabe decorar os chapéus, mãos à obra. Não perca tempo, faça o seu chapéu e venha dançar uma quadrilha! 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *