Como Fazer Bolsas

Novos acessórios dão sempre um toque diferente ao visual e são ainda excelentes para melhorar o look. Nesse quesito as bolsas são fundamentais, pois são capazes de erguer qualquer visual, o que você não sabe é que pode fazê-las em casa e sem muito esforço ou uma habilidade extra. Veja logo abaixo o modelo que mais lhe cai bem.

Bolsa Grande

Se você é daquelas mulheres que precisam de espaço na bolsa para levar a casa nas costas por onde ande, esta é a peça ideal para você. Aprenda a confeccionar uma linda bolsa de tecido. O principal dela fica por conta do tecido florido que traz graça à bolsa.

O tecido usado na criação da bolsa pode ser bem variado, de acordo com a preferência de cada um, mas caso queira optar por uma peça mais cheia de vida e cor, o ideal é apostar em tecidos com gráficos abstratos, flores, estampas de onça, e tudo o mais, além de ficar legal, ainda traz descontração.

Veja como montar essa linda bolsa:

Materiais Necessários:

  • Máquina de costura
  • Tesoura
  • Linha
  • Tecido
  • Cinto
  • Zíper

Passo a Passo

Para ter início em sua confecção da bolsa de tecido é melhor separar primeiro os materiais que serão usados, para não ficar perdido durante a montagem. Depois, pegue o tecido que será usado e corte com a tesoura dois pedaços de 45 cm de altura por e 40 cm de largura. Um será a frente e o outro o verso da bolsa.

Então, tome o restante do tecido e dobre no centro para ser usado na etapa seguinte.

Depois, corte o tecido com 04 pedaços, e os mesmos deverão ter 10 cm de altura X 40 cm de largura.

Corte mais 02 tiras com 45 cm de altura x 10 cm de largura.

Usando a máquina de costura uma os retângulos de 45 por  10 com aqueles de 40 por 10.

A próxima etapa é juntar a tira de 10 x 45 com os demais retângulos laterais.

Depois de juntar todos os pedaços que estavam separados, deve-se conseguir um esqueleto de  bolsa. Assim que unir todos os tecidos e tiras que estão separados, poderá ver que sua bolsa já está estruturada.

Agora é hora de pregar o zíper: faça a aplicação com bastante cuidado e o costure pelo lado de dentro, de forma que apenas seja visto o zíper em si.

O momento é da aplicação da alça. Dê inicio observando o exato tamanho dela e costure, passe outra costura para reforçar e termine sua peça.

Modelo 2

Como observado acima, é bem simples de se fazer uma bolsa de tecido e agora vamos mostrar como confeccionar uma linda e fashion bolsa de camurça com franja. Dê tão linda que ela é, serve até mesmo para presentear alguém querido.

Com materiais básicos e somente seguindo nosso passo a passo é possível ter um acessório novo, prático e bonito à mão, para ser usado em ocasiões casuais e inclusive em festas mais descoladas.

Materiais Usados

  • Máquina de costura
  • Camurça
  • Tesoura

Passo a passo

Para dar início à confecção da bolsa de camurça, primeiro corte o tecido reservado em 03 diferentes pedaços. O primeiro deles deverá conter uma medida de 32 cm x 38 cm de altura, no caso do segundo o mesmo deverá ter 32 cm x 22 cm e o último dele medida de 30 cm x 18 cm.

Junte os três, tomando cuidado para o maior tecido fique por baixo e demais no lado de cima.

Costure um deles da parte de cima no da parte debaixo usando a máquina.

O pedaço menor do tecido deve ficar no meio, entre o tecido maior e o de tamanho médio.

Com cuidado costure as laterais e as reforce para não correr o risco da costura abrir e se perderem os objetos.

Desta maneira você obterá algo como se fosse um envelope aberto.

Remova as pontas das laterais para proporcionar um acabamento mais adequado à peça.

Vire a peça para o lado direito, de forma que as costuras fiquem para o lado de dentro da bolsa. Ela ficará com tecido na parte para baixo e outra parte fechando a peça de camurça.

Agora é hora de começar a cortar as franjas da bolsa, o que deve ser feito na primeira parte, naquele tecido de cima. Corte finas tiras em tamanho finos, tudo com bastante atenção para não cortar ou rasgar a parte debaixo da bolsa.

Assim que terminar de cortar você já terá uma bolsa praticamente pronta, e com um design bem legal e cheio de estilo. Também é legal, se quiser, acrescentar uma alça, mas isso não é necessário, vai do seu gosto mesmo.

Fazendo uma Sacola de Praia

Este é um perfeito artesanato para quem gosta de verão e prefere ficar na aproveitando o dia de sol na beira da praia ou até mesmo na piscina, com a família e amigos. Esta bolsa é ideal para carregar aqueles itens que não podem ficar de fora, como o celular, protetor solar, dinheiro e tudo o mais.

Por isso, aprenda a fazer essa sacola de praia e aproveite tudo o verão tem de melhor.

Materiais Usados

  • Fita para decoração
  • Tecido grosso
  • Linha de costura
  • Máquina de costura
  • Tesoura

Passo a passo

O tecido deve ser cortado em 02 retângulos com medida de 45 x 40 cm.

Dobre um lado de cada parte do tecido e use a máquina para costurar.

Opte por uma linha que harmonize com a fita decorativa da bolsa.

Coloque lado a lado os dois tecidos e por cima deles prenda a fita para decorar, deixando uma sobra no centro. Costure com a máquina.

Coloque cada tecido um sobre o outro, de maneira que o lado de dentro fique para fora.

Junte as duas partes usando a máquina de costurar.

Da mesma forma, costure os quatro lados do tecido, para formar a bolsa.

As duas pontas das laterais debaixo da sacola devem ser marcadas. Costure essas pontas.

Com a tesoura, remova o tecido excedente.

Volte para o direito e pronto, você já tem sua linda sacola de praia.

É uma elegante peça para se passear na praia.

As bolsas são acessórios que, além de trazer praticidade, podem compor looks incríveis, se bem combinadas com as roupas. Optar pelas bolsas artesanais é uma forma de ganhar um estilo mais alternativo e exclusivo. Uma das técnicas para fazer bolsas é o patchwork. Montar um bolsa apenas com retalhos de vários tecidos diferentes pode trazer peças lindíssimas. O jeans é outra matéria-prima que permite a fabricação de bolsas, basta buscar um modelo que se adéque melhor ao seu estilo de vida e ousar com a possibildade de fazer estampas ou bordados com miçangas.

O crochê e o tricô também rendem peças diferentes e rústicas. E, quanto mais delicado e trabalhoso o processo de fabricação, maior o valor pelo qual essa peça poderá ser vendida. Com a tendência cada vez maior de reutilizar materias para elaborar novos produtos, alguns artesãos já desenvolveram projetos para fazer bolsas de garrafa pet, como no link comofaz.net/bolsas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cursos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito lindas tem moldespronto delas a mei

    maria cristina menezes pires 9 de janeiro de 2014 14:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *