Vestido de Papel

Em tempos ecologicamente corretos, toda sugestão para encontrar uma maneira de reaproveitar os recursos naturais é sempre bem-vinda. Uma das ideias ecologicamente corretas adotadas por muitos estilistas é o vestido de papel.

À primeira vista parece ser uma ideia um pouco estranha, principalmente porque o papel não possui tanta maleabilidade como os tecidos convencionais, o que pode deixar a roupa um pouco incômoda.

Vestido de Papel

Vestido de Papel

Mas, volta e meia os famosos estilistas flertam com essa ideia, que passou a ser adotada até mesmo por pessoas comuns. Leia a seguir alguns casos de estilistas e pessoas comuns que usaram a criatividade para fazer um vestido de papel:

Um dos primeiros estilistas brasileiros que resolveu criar vestidos de papel foi Jum Nakao, que, em 2004, ao participar do desfile de primavera/verão 2005, na São Paulo Fashion Week, trouxe modelos com cabelos no estilo “Playmobil”, vestidas com roupas de papel, que retratavam o universo dos contos de fadas.

Na época o desfile causou impacto, porque as modelos rasgaram as roupas no final da apresentação. O estilista tinha a intenção expor a sua opinião sobre a moda, que atualmente fabrica roupas que estão sendo descartadas. Depois desse desfile, Jum Nakao não participou mais da SP Fashion Week, mas é um nome respeitado no mundo da moda.

Vestido de Papel

Vestido de Papel

Recentemente, no Canadá, a marca de papel higiênico Cashmere promoveu um concurso entre estilistas locais para que criassem vestidos de noiva longos deslumbrantes, para serem usados em noites de gala, com um material inusitado: o papel higiênico produzido pela marca. O resultado foi impressionante, já que os talentosos estilistas criaram lindos modelos, para noiva nenhuma botar defeito.

Parece que os canadenses possuem muita criatividade para fazer vestidos de papel, já que nesta semana outro caso marcante foi divulgado no país: Kara Koskowich, uma estudante de 17 anos, fabricou o seu próprio vestido para o baile de formatura com o papel obtido das lições de casa antigas de matemática.

A estudante, que pretende ser estilista, mostrou o seu talento cortando, colando, costurando e dobrando 75 folhas de fórmulas de cálculos para fazer o vestido, que era de um ombro só e com altura um pouco acima dos joelhos. Para dar um toque especial, marcou a cintura com post-its coloridos. O resultado: o vestido foi o centro das atenções durante o baile e a garota foi a mais popular e admirada da festa, fatores importantes para a autoestima de qualquer adolescente.

Vestido de Papel

Vestido de Papel

Mas, se você não quer se preocupar com os dias de chuva, uma alternativa é usar vestidos feitos com papel Tyvek, material impermeável, resistente a rupturas e rasgos, que costuma ser utilizado em construções e foi criado pela estilista Hila Martuzana.

Esse papel especial possui tanta maleabilidade quanto os tecidos, além de ter a vantagem de ser reciclado, o que evita prejuízos ambientais. Com certeza muitas estilistas vão aderir a essa ideia e, futuramente, poderemos encontrar vestidos de papel Tyvek nos grandes magazines e lojas de departamentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Papel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *