Como Fazer Tapete Com Malha

Quando o assunto é decorar a casa sempre queremos poder contar com peças incríveis e diferenciadas, não é mesmo? Uma dica para deixar ambientes como a entrada da casa, por exemplo, mais alegres e coloridos é apostar nos tapetes feitos de malha. A seguir vamos te ensinar como fazer essa linda peça para decorar o seu lar.

Fazer Tapete de Malha

Fazer Tapete de Malha

Tutorial de Como Fazer Tapete de Retalhos

Materiais Necessários:

  • Tesoura grande própria de costura
  • Tela de bordado (borda quadros)
  • Um palito de churrasco (aquele para espetinho)
  • Retalhos de tecido
Tapete Retalhos

Tapete Retalhos

Como Fazer:

Passo 1: O primeiro passo é definir qual o tamanho que você deseja para o seu tapete, depois de feito isso você deverá cortar um pedaço de tela seguindo o tamanho desejado. Uma dica é que você deixe uma margem de uns 5 cm além do tamanho escolhido para que seja possível fazer um belo acabamento. Em seguida você deverá fazer a bainha dupla na margem que foi deixada.

Passo 2: O tecido de malha deverá ser cortado em retângulos, em seguida usando o palito de churrasco para te ajudar coloque cada uma das pontas nos buracos da tela de bordar. Então faça um nó bem firme no tecido.

Passo 3: Vá fazendo isso até que todos os buracos estejam preenchidos, lembre-se que é importante deixar um espaço entre cada uma das tiras. Depois você deverá pular dois ou três quadrados, continue amarrando sempre nas fileiras.

Dica Para Tapetes Grandes

Quem pretende fazer tapetes grandes deverá cortar um pedaço grande da tela ou então fazer vários tamanhos pequenos que serão costurados depois que estiverem prontos. Costure-os ao meio para que eles fiquem unidos. Os retalhos podem ser de vários tons ou então de uma única cor, fica a seu critério.

Tutorial de Tapete de Retalhos

Materiais Necessários:

  • Tesoura
  • Linha grossa
  • Juta
  • Retalhos de tecido
  • Agulha
Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer:

Passo 1: Comece pensando em qual será o tamanho do seu tapete. Depois disso você deverá puxar um fio da juta e fazer um corte reto.

Dica – A juta é muito aberta e por isso acaba se desfazendo muito facilmente, a dica é fazer um acabamento e para isso você precisará de uma linha grossa, alinhave o entorno todo do seu tapete.

Passo 2: Assim que você terminar de fazer o acabamento do seu tapete poderá começar a mexer na malha, para isso corte retângulos que tenham 10 cm por 2 cm. Faça esse procedimento até que tenha a quantidade necessária de retângulos para montar o seu tapete.

Passo 3: Após cortar as tiras e amarrá-las devidamente usando o palito você deverá inserir a malha num dos buracos da juta. Em seguida deixe três quadradinhos e no quarto quadrado puxe novamente a malha. Os dois lados devem ser deixados do mesmo tamanho, para finalizar faça um nó simples.

Passo 4: A dica é que você trabalhe montando o seu tapete em carreiras, faça a vertical antes da horizontal.

Passo 5: Termine cortando as franjas para que tenham o mesmo tamanho nas laterais do seu tapete.

Tutorial de Tapete de Retalhos Trançados

Materiais Necessários:

  • Tecidos variados (uma forma de aproveitar tecidos que estão sobrando, inclusive aqueles que estão desfiados)
  • Máquina de Costura
Confira As Dicas

Confira As Dicas

Como Fazer:

Passo 1: Para começar é necessário que os retângulos estejam cortados em tiras longas. As tiras não precisam estar todas com as mesmas larguras e comprimentos, porém, se estiverem irá tornar o trabalho muito mais fácil.

Passo 2: Na máquina de costura você deverá juntar três pontas com um nó ou então a mão.

Passo 3: Você deverá trançar até que chegue ao final das tiras, para arrematar você deverá dar pontinhos a mão ou se preferir fazer nós.

Passo 4: Vá trançando todos os retalhos.

Passo 5: Para conseguir juntar todos os retalhos a dica é pegar uma trança e ir enrolando e depois prendendo com pontos à mão, imagine que é como se fosse uma rosca trançada.

Passo 6: Assim que terminar trançar as tiras será necessário emendar outra em seguida, vá fazendo isso até que o tapete tenha o tamanho que você deseja.

Passo 7: Para terminar o seu tapete você deverá passá-lo na máquina de costura e depois ir fazendo costuras retas de um lado e do outro também, o objetivo disso é tornar o trabalho mais firme.

Os tapetes feitos de retalhos trançados ficam bem fofos e são indicados para você colocar ao lado da sua cama.

Outras Dicas Para Fazer Tapetes Com Tecidos

A seguir você poderá conferir mais dicas de como fazer lindos tapetes usando tecidos ou pedaços de tecidos. Uma forma muito criativa e econômica de começar a decorar a sua casa.

Tapete de Retalhos Jeans

A dica é usar a técnica de emenda de retalhos costurados que se chama patchwork. O objetivo é formar uma peça com desenhos geométricos composta por tecidos costurados. A dica é fazer esse tipo de trabalho com tecidos como malhas que não esticam.

Para fazer peças de patchwork é necessário ter algum conhecimento desse tipo de trabalho. Essa técnica pode ser aprendida através de cursos ou mesmo assistindo vídeos que mostrem como fazer as costuras e criar as suas peças.

O mais interessante é que não importa que o jeans que você escolheu para fazer o tapete seja velho e detonado, pois mesmo assim esse tecido resiste bem ao tempo. Os tapetes de patchwork são ótimas opções para colocar na porta de entrada da sua casa. Um tapete prático, criativo e muito charmoso.

Fazer o seu tapete de retalhos de jeans é bem fácil, basta que você vá emendando tiras de tamanhos diferentes e com isso ir formando quadrados. Depois de formar os quadrados você deverá ir emendando-os uns nos outros até chegar no tamanho desejado.

Imagem de Amostra do You Tube

Tapetes de Camisetas

Outra dica para fazer tapetes bem interessantes é aproveitar camisetas velhas que podem estar desbotadas e detonadas. Para fazer esse tapete você vai precisar de um bambolê e uma tesoura. Corte as camisetas em tiras que devem ter cerca de 2 cm cada uma, não abra a camiseta.

Para montar o tapete coloque 10 círculos de retalhos no bambolê e forme um tipo de asterisco. Em seguida corte as demais tiras e vá esticando-as, comece a fazer isso pelo centro trançando as tiras pela parte de trás e da frente. Assim que terminar ima tira emende a seguinte, vá fazendo isso até que o tapete fique do tamanho esperado. Corte e depois amarre, seu lindo tapete estará pronto.

Posts Relacionados

4 comentários

  1. antonia lima araujo

    gostaria de apreder varios tipos de tapetes

  2. lindos esses tapete quero aprender

  3. onde posso comprar esses retalhos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>