Como Fazer Canudos de Jornal

A ordem maior nos dias de hoje é aproveitar e reaproveitar o máximo que pudermos, é reciclar todos os objetos que achamos que não nos servem mais e transformá-los em algo útil e com uma cara nova.

Canudinhos

Canudinhos

Essa consciência de reciclagem que nos é trazida agora, já vem sendo executada há muitos anos pelos artesãos, que transformam vários objetos, sementes, cascas, plástico, madeira, em peças lindas que olhando, você nem percebe que são objetos de reciclagem.

As peças feitas de canudo de jornal são um exemplo de artesanato, que pode ser feito e até vendido e transformam-se em inúmeros objetos de uso em nosso cotidiano.

Para fazer lindas peças você deve primeiramente aprender a fazer os canudos de jornal, que é um material muito fácil de se encontrar, vez que é descartado com facilidade em qualquer lugar, pois o que agora é notícia, daqui a pouco só serve para embrulho ou acaba no lixo.

Vamos dar dicas de fazer quatro tipos de canudo, cada um com uma numeração específica.

Canudinhos do Jornal

Canudinhos do Jornal

Primeiro, para fazer o canudo número 01 você vai precisar de uma folha de jornal inteira e vai dobrá-la em 03 partes, após isso você deve cortá-la nos vincos que se formaram com a dobra.

Contando com o auxílio de um palito de churrasco, você começa a fazer o canudo, porém, deve tirar o palito antes de terminar o canudo. Enrole o jornal até o final e então passe a cola para grudá-lo.

Para o segundo canudo o procedimento é diferente, corte uma folha de jornal no meio, e com a ajuda do palito, enrole todo o jornal até ficar bem apertado, para finalizar, assim como no primeiro modelo, cole a ponta.

No canudo número 03, você não vai precisar de ajuda do palito de churrasco, pegue uma folha dupla do jornal e vá enrolando até formar um canudo bem firme, então passe cola na ponta e termine.

Canudinhos do Jornal

Canudinhos do Jornal

Já com o quarto canudo faça o seguinte, pegue uma folha de jornal, dobre formando um quadrado e então recorte-o, com a ajuda da mesa, enrole o canudo e cole a ponta.

Agora, com os canudos que você aprendeu a fazer, é fácil confeccionar diverso tipos de coisas, como descanso de panela, moldura para quadros ou retratos, chapéus de praia, porta-lápis, vasinhos para plantas e mais o que a sua imaginação ou a de sua família puderem alcançar.

O interessante é que o material a ser usado neste tipo de artesanato é conseguido de graça, muita gente faz doação de jornal, pois é muitas vezes considerado um incômodo. Com isso, você pode faturar ainda mais com suas peças, pois não gastou quase nada para confeccioná-las, e vai poder contar com a ajuda da família toda, todos vão querer trabalhar nessa brincadeira.

Um comentário

  1. queria saber como faz o rosto do presepio
    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>