Crochês – Gráficos

Veja modelos de gráficos de crochê para ideias de produção de suas peças

Dentre os tipos de trabalhos manuais que são mania no Brasil, um crochê é uma das mais populares. A arte é uma verdadeira febre em algumas cidades brasileiras e presença constante entre feiras e eventos artesanais. O principal motivo é a sua simplicidade.

Para quem não conhece, o crochê é a arte de fazer objetos com linha e agulha. Através de entrançados cuja base é uma trança estilo raiz, é possível criar desenhos que se assemelham a flores, plantas, corações, figuras geométricas, entre outras.

Peças

A verdadeira idade do crochê no mundo não se sabe. O estilo de trabalho com as mãos surgiu muito antes que alguém a pudesse registrar como patente. Em livros, o relato mais próximo que temos do formato de trabalho manual com linha que conhecemos, remete ao século 17 na Dinamarca, mas ainda assim não se tem certeza se o produto é mesmo provindo das bandas de lá.

Como se faz Crochê

Narrando é um pouco complicado, mas observando outra pessoa fazendo se torna super simples. O primeiro passo é um círculo pequeno com a linha e segurar com o dedão e indicador de uma mão. Com a outra mão, passe a agulha por dentro do nó, segure-o e depois o coloque e faça um enlaçado na linha seguinte ao laço primeiro. Em seguida, passe o enlaçado por dentro do círculo feito primeiramente e pronto, você fez o seu primeiro ponto da trança básica de crochê.

Fazer

Seguindo pela descrição acima será realizada uma trança, que é a base do crochê. É ela que forma todos os pontos descritos em objetos diversos como toalhas, centros de mesa, toalha de bandeja, panos de copa e prato, colchas de cama, lenços de jantar, entre muitos outros que são comandados pela criatividade.

Gráficos de Crochês

Para quem já sabe fazer a trança e alguns pontos básicos em crochê, a melhor forma de aprender a fazer peças mais complexas é através de gráficos. Esta foi uma forma de aprendizado criada por artesãos, para ajudar outras pessoas a fabricar peças sem necessariamente ter aulas com professores, ou desfazer peças para ver a maneira de construção dos pontos.

Os gráficos de crochês são feitos geralmente em desenho estilo lápis, mostrando ponto por ponto e todos os entrançados que o ponto irá levar. Ele mostra por fazes, indo da mais fácil, o início, as mais complexas, como os entrançados centrais que envolvem uma colcha de cama de casal, entre outras.

Modelos

Caso queira ver alguns modelos para ter ideias, seguem alguns sites com gráficos e fotos das peças finalizadas, que são uma grande forma de visualizar o trabalho. É importante antes de fazer o download, sempre olhar se o site possui a foto da peça, caso contrário é impossível ter ideia do trabalho pronto, apenas visualizando o desenho.

Veja sites que trazem gráficos de crochês:

http://www.crochedaanjinha.com/

http://falandodecrochet-graficos.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>