Como Reaproveitar Embalagens de Comida?

É possível reaproveitar vários objetos e também embalagens, entre elas, aquelas de comida. Com um pouco de criatividade e paciência, pode ter certeza, dá para fazer muita coisa legal e claro, é sempre bom dar aquela ajudinha ao Meio Ambiente. Quanto menos lixo vai para a lixeira, melhor. Então, veja as dicas de como reaproveitar as embalagens de comida de forma segura e o que fazer com elas.

1- Reutilize Embalagens de Vidro com Segurança. Veja Como!

Pode ter certeza que o vidro é considerado um dos melhores materiais para reciclagem e no caso de alimentos, estamos falando de garrafas de azeite, por exemplo, ou de potes de maionese, azeitona, entre outros.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=oBEiPDRANJ4[/youtube]

Você pode, por exemplo, transformar uma garrafa de azeite em um lindo vaso para colocar flores ou um pote de maionese em um porta carretéis de linha ou para guardar outros pequenos objetos, ou ainda, transformar uma pote grande de vidro de azeitona em uma luminária. Mas, também, pode simplesmente usá-lo para colocar o óleo velho que será também reciclado. Como dá para perceber ideias não faltam e utilidades menos ainda.

Uma outra vantagem do vidro como embalagem reciclável é que ele não reage quimicamente em contato com outras substâncias, por isso, pode ser reutilizado para guardar outros alimentos, desde que bem higienizado antes. Sendo vidro, não se observa mudança de cor, cheiro ou sabor do que foi colocado no vidro reutilizado.

Outras vantagens de reutilizar o vidro:

  • Impermeável
  • Baixa condutividade térmica
  • É durável

Caso não queira reutilizar as garrafas de vidro, leve-as para um coletor especializado para reciclagem.

2- Reutilize da Melhor Maneira as Embalagens de Plástico. Veja Como!

Esse é um produto que pode ser reciclado também, porém, com um pouco mais de cuidado. Os plásticos recicláveis podem deixar material tóxico, por isso, é melhor evitá-las.

Ideias para reciclar embalagens plásticas de comida:

Não é fácil reutilizar a embalagem de plástico de determinada comida porque ela acaba deixando resíduos quando o segundo uso é para cozinha também. Caso não seja, é bem mais simples usar potes e vasilhas plásticas. O primeiro passo é limpar bem a embalagem e verificar se é possível usá-la por uma segunda vez.

3- Reutilize Embalagens de Papel e Metal. Veja Como!

Você pode reutilizar as embalagens de papel dos alimentos ou as de alumínio. Porém, não são indicadas para colocar outro alimento. Você pode usar caixas de leite, suco, de ovos, entre outros, para fazer peças de artesanato.

O que Fazer com Potes de Vidro

  • Para transformar em potes de recado: basta usar tinta que faz o efeito quadro negro, para fazer um rótulo nos vidros e colocá-los onde você achar melhor.
  • Para transformar em vaso de flores, basta limpar bem e retirar a cola deixada pelo rótulo. Depois é só colocar as flores dentro ou se preferir, antes de colocá-las, pintar com tinta apropriada para vidro.
  • No banheiro, pode servir como um aliado para organização, cada coisa no seu lugar, basta fazer uma tampinha mais bonitinha, encapando com tecido ou pintando. Você também pode fazer os potes para usar no banheiro e fixá-los na parede. Basta ter um pedaço de madeira, como uma régua e colocar braçadeiras de metal, em cada uma delas um pote com um produto do banheiro, como cotonete e algodão. Depois é só fixá-lo na parede.
  • O mesmo suporte de madeira poderá ser colocado na sua varanda para servir como lugar de guardar flores ou fazer uma horta suspensa, plantando ervas.
  • Os vidros grandes como aqueles de azeitona e maionese podem servir para fazer um lindo porta velas que servirá para decorar a sua casa ou poderá ser usado em ocasiões especiais, como um jantar com a família ou os amigos. Você pode fazer o acabamento desses vidros usando renda em volta da boca e depois colocando a vela dentro. Se preferir pinte o vidro por fora para dar um efeito mais especial a luz da vela.
  • Também dá para reutilizar os potes de vidro para criar um pequeno ateliê em casa. Limpe bem cada um deles, procure colecionar embalagens iguais. Decore eles ou simplesmente decore a tampa e depois faça um para agulhas, outro para as linhas, outro para dedais, etc. Para ficar mais charmoso ainda você poderá transformar a tampa em um uma almofadinha para colocar os alfinetes ou agulhas. É muito simples fazer essa almofadinha, basta fazer um molde usando um papelão, depois usar uma esponja bem fofa para forrar, colar sobre a tampa e em seguida, encapar com o tecido da sua preferência. Além de útil fica lindo.

Faça Mil e Uma Coisas com Garrafas de Plástico de Refrigerante e Outras Embalagens

Elas também são muito úteis, você pode fazer com elas potes para plantar ervas e criar uma hortinha na varanda de casa, enfeites e lembrancinhas de aniversário fazendo recortes no plástico, em época de natal elas podem virar uma linda árvore e muito mais.

Com embalagens de papel, como caixas de leite e suco, você poderá fazer também vasos de planta para colocar no jardim ou no quintal.

Também pode ser reaproveitada para fazer jogos para criançada ou lembrancinhas de festa de aniversário. Basta fazer um corte e recorte e criar moldes para fazer lindas peças. Mas, também dá para encapar as caixinhas e usá-las para guardar pequenos objetos.

Viu como é fácil? Você pode transformar várias embalagens, seja de plástico, de vidro, de alumínio ou de plástico, em um novo objeto, que tanto pode ser para ser usado em casa como servir para fazer peças para lembranças de aniversário e outras ocasiões.

Solte a imaginação e faça peças de artesanato com embalagens de alimento que sejam de plástico, de vidro, de alumínio e de papel. Você também pode misturar materiais e não esqueça de usar tintas apropriadas, encapar com tecido ou colocar detalhes de renda ou de crochê. É um modo de deixar ainda mais bonita qualquer peça feita com embalagem reutilizada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *