Dicas para Fazer Velas Aromáticas

Breve Histórico sobre a Criação e Evolução da Vela

A vela, desde os primórdios da humanidade, sempre fui usada como fonte de calor e iluminação. A partir de alguns estudos, a sua aparição consta aproximadamente por volto do século 10 a.C. Na época ela era feito de sebo animal, ou gordura animal, entretanto em estado líquido, e o pavio era feito de fibras ou palhas de algumas plantas. O cheiro que recendia quando estava queimando era um tanto desagradável, o que levou os Romanos, alguns séculos mais tarde, a desenvolver a vela com uso da cera das abelhas.

O aroma era mais agradável, contudo o custo era muito elevado devido a pouca produção e extração da cera, era insuficiente para atender à necessidade de todos, principalmente dos vassalos e comerciantes. Devido também a este custo elevado, as velas de cera de abelha só eram usadas pelos nobres e clérigos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Pc4n_qATujI[/youtube]

As velas foram e ainda são largamente utilizadas nos rituais religiosos de diversas religiões e com o advento da energia elétrica, deixou de ser a principal fonte de luz, mas ainda há comunidades que não foram agraciadas com a energia elétrica e ainda assim usam a vela, e muitas vezes a candeia, para a iluminação.

O processo de fabricação das velas foi evoluindo até chegar ao estado que a conhecemos hoje. A vela tem como matéria prima a parafina, que é um derivado do petróleo. Atualmente, além da parafina tradicional que conhecemos, as velas também são fabricas com a parafina no estado gel. Esta última já tem outras aplicações, como a estética, decoração e iluminação de ambientes, dentre outras funções que o homem moderno conseguiu atribuir a este mimo.

Velas Aromáticas

O homem, por sua natureza inquieta, não se limita às suas criações e invenções e está sempre buscando novas e melhores formas de agregar valores e utilidade àquilo que já existe e também na invenção de coisas novas, partidas do zero. E com esta inquietude e criatividade, o homem foi aperfeiçoando as velas, chegando, muitas vezes, a superar as suas expectativas. De formas, tamanhos e aromas dos mais variados possíveis e imagináveis, as velas artesanais e aromáticas tomaram uma proporção e aceitação muito grandes em nossa sociedade, o que tem levado milhares de pessoas a desenvolver, cada vez mais, formas e aromas diferentes, assim também como outras utilidades, para aquela velinha que, no início da humanidade, era apenas um item necessário para sobrevivência do ser humano, dada a sua importância como fonte de calor e iluminação.

Velas Aromáticas

Velas Aromáticas

É possível comprarmos as velas já prontas em supermercados, armarinhos e lojas especializadas, entretanto, nada mais prazeroso do que produzir as suas próprias velas, imprimindo o seu gosto e a sua personalidade. Além do prazer de um labor artesanal para decorar e perfumar a suas casa, as velas também podem ser vendidas e assim, ajudar no orçamento familiar. Vejamos algumas dicas que separamos especialmente para você!

  • Vela de Frutas Tropicais

Materiais Necessários

  • 250 g de parafina;
  • Pavio parafinado;
  • Palito para churrasco;
  • Corantes à base de óleo (nas cores de sua preferência);
  • Essência à base de óleo (de acordo com a fruta de sua preferência, para esta receita, indicamos o Maracujá ou a Tangeria (Mexerica));
  • E as frutas de sua preferência.

Modo de Preparo

Inicialmente, derreta a parafina em fogo baixo. Enquanto isso prepare as frutas, cortando-as na parte superior e retire os gomos da tangeria ou as sementes do maracujá.

Depois que a parafina derreter, acrescente o corante com o auxilio do palitinho de churrasco e, com a parafina ainda quente, adicione a essência (apenas uma gota é suficiente). Espere cerca de 5 minutos para a parafina esfriar e preencha a fruta escolhida, não até a tampa, deixando aproximadamente, 1 cm abaixo.

Insira um palito na parafina e coloque o pavio nesse buraquinho que foi formado pelo palito. Deixe esfriar totalmente. Excelente! A sua vela de fruta está pronta e já pode ser usada ou até mesmo, comercializada. Faça os cálculos dos materiais utilizados e boas vendas!

Dica: No momento do preenchimento da casca da fruta, se você for girando a casca, a parafina vai, além de colorir toda a parte interna, também formará uma casquinha dura, o que deixara a sua vela mais firme.

  • Vela Coração

  • 250 g de parafina;
  • Pavio parafinado;
  • Palito para churrasco;
  • Corantes à base de óleo (nas cores de sua preferência);
  • Essência à base de óleo na fragrância de rosas;
  • Forma para velas formato coração;
  • Pétalas de rosas secas.

Modo de Fazer

Inicialmente, derreta a parafina em fogo baixo. Enquanto isso prepare a forma de coração com as pétalas de rosas. Use a sua criatividade e decore do seu gosto. Depois que a parafina derreter, acrescente o corante com o auxilio do palitinho e, com a parafina ainda quente, adicione a essência (apenas uma gota é suficiente). Espere cerca de 5 minutos para a parafina esfriar e vai completando a forma de coração. Após preenchê-la por completo, dê leves batidinhas para retirar o excesso de ar, faça um furo no meio com o palito e coloque o pavio. Deixe a vela esfriar completamente.

Formato de Coração

Formato de Coração

Dica: Para sobressair às pétalas das rosas dentro da parafina, se preferir, nem use corante, pois a cor branca e opaca da vela vai dar um realce com as pétalas, que, se forem vermelhas, dará um charme todo especial. As velas também podem ser vendidas e são excelentes para incrementar o dia dos namorados e aniversário de namoro ou casamento.

  • Vela no Copo

Materiais Necessários

  • Parafina em gel;
  • Copos tipo Wisky (ou do formato de sua preferência);
  • 1 guardanapo;
  • Pavio parafinado;
  • Corante à base de óleo;
  • Essência à base de óleo.

Modo de Fazer

Derreta a parafina gel em fogo baixo e com a ponta do palito, ponha um pouco do corante com a parafina ainda quente. Use apenas um pouquinho, pois o produto é forte e como a parafina estará quente, a alta temperatura fará com que o corante se espalhe no gel. Em seguida coloque a essência, que também em pequena quantidade é suficiente para deixar uma fragrância leve e agradável. Preencha o copo até a boca, fure no meio com o auxílio do palito e introduza o pavio.

Como dica, você poderá decorar o copo antes de preencher com a parafina derretida. Você poderá usar um guardanapo decorado ou tecido para colar no copo todo ou usar alguns pedaços, depende da sua imaginação. Caso queira dar o efeito de geleia, mexa a parafina com um palito enquanto ela esfria, isso fará com que crie bolhas e dê um efeito bonito. Outra sugestão também é que você poderá usar frutas secas, pétalas de rosas ou até mesmo algumas especiarias, como a canela em pau, o cravo, o anis estrelado, entre outros.

 

 

 

 

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Velas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *