Como Fazer Vela para a Decoração

Uma mesa ou um ambiente bem decorado já é mais da metade do jantar. Isso porque não comemos apenas com a boca, mas ainda com os olhos, por isso a decoração dos ambientes se mostra tão importante. Lembrando que não assim somente para as refeições, mas também para as festas, comemorações e inclusive para jantares românticos.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Y9cNaS0eYhQ[/youtube]

Uma bonita maneira de decorar os ambientes é usando velas, especialmente aquelas que são fabricadas em casa mesmo, sem muito custo, mas deixando fluir livremente a imaginação e o bom gosto de cada um.

Como Fazer Vela para a Decoração

Claro é bem menos complicado comprar a vela já pronta na loja de 1,99 mais próxima de sua casa, e da mesma forma é bem mais caro adquirir a mesma numa loja de grife no shopping. Vamos então pensar em algo que seja um meio termo, como você mesmo fabricar suas velas de forma artesanal e caseira. Desse jeito você mesmo pode deixá-las com a sua cara e do seu gosto.

Maiores Informações

Os materiais básicos para conseguir preparar as velas em casa são: uma panela ágata para poder fazer o derretimento da parafina, parafina flocada, vários pavios com tamanho diferentes, recipientes ou moldes que possam ser usados para montar as velas. Produtos extras que são usados na melhora do processo, tais como essências e corantes.

O modo de confeccionar as velas é bastante simples: é só derreter a parafina diretamente na panela, e colocar o líquido que foi obtido diretamente nos recipientes que foram escolhidos, e logo em seguida posicionar o pavio, que, preferencialmente deve ser fixado com a ajuda de dois palitos até que a parafina endureça, ao derreter a parafina, adicione algumas gotas de essência, para que a vela fique perfumada, lembrando que não há a necessidade.

Formas Diferentes de Usar as Velas para Decorar Ambientes

Há diversas formas de se usar as velas na decoração de ambientes, para isso, basta montá-las em lindos copinhos, com formatos e cores lindas, que podem ficar perfeitos agrupados numa mesa grande, especialmente em dias de festa. Uma sugestão interessante para presentear alguém querido, é adquirir mais ou menos três copinhos marroquinos, e neles preparar suas velas perfumadas neles e dar de presente juntamente com um buquezinho de flores.

Outra forma interessante é reciclar as velas já antigas. Para isso é só aproveitar as sobras de vela e cera fazendo o derretimento dos mesmos na panela de ágata. Para deixar mais pura a vela tem de coar o líquido numa peneira própria para isso e somente seguir os procedimentos básicos que foram descritos acima.

Materiais Usados na Fabricação Caseira de Velas

Panela média com água para ser usada para o Banho-Maria ou ainda um recipiente de vidro próprio para ir ao fogo para ser usado no derretimento da parafina

01 termômetro para medir a temperatura da parafina

Alguns moldes, lembrando que qualquer coisa pode ser como molde, desde uma lata, um copo grosso, enfim algo que possa ser usado para receber líquidos quentes.

Corante que sejam à base d’água

Algumas formas de alumínio – copos de plástico ou vidro, formas de bolinhos ou pudins, entre outras.

Há ainda a disponibilidade de se adquirir os moldes próprios, que são encontrados em lojas de artesanato.

01 colher de pau grande ou uma colher de silicone

Facas de vários cortes ou cortadores próprios.

Uma boa quantidade de pavios parafinados artesanais de tamanhos diferentes

Uma superfície lisa para trabalhar as velas ou um tabuleiro

Panela para fazer o derretimento da parafina. Que ainda pode ser substituída por uma lata de feijão, de frutas em conserva ou algo do gênero

Tipos de Velas Que Podem Ser Confeccionados em Casa

  • Velas de parafina
  • Velas coloridas
  • Velas de aniversário
  • Velas de estearina
  • Velas de Liturgia
  • Velas para ser usada em Rechaud

Dicas de Como Fabricar

É importante que se tenha muito cuidado, já que a parafina é um tipo de combustível.

A parafina apenas irá passar pelo derretimento quando chegar a uma temperatura média variável entre os 65 aos 80°C, se passar dessa temperatura certamente a essência acabará evaporando e, antes disso a parafina continuará em estado de solidificação.

A adequada proporção de essência a ser usada é de aproximadamente 5% da quantidade que se usou de parafina, já que a mesma possui uma capacidade baixa para absorver a essência, e quando usada excessivamente, forma-se na base da vela uma parte com falhas um tanto oleosa.

Para que se obtenha uma vela com um aroma gostoso, use sempre essências mais concentradas e que tenham uma qualidade superior e não exagere na quantidade da mesma.

Se você juntar à mistura um pode de ácido esteárico irá ajudar na remoção das velas das forminhas, e a mesma irá derreter mais vagarosamente, se tornando bem mais resistente. As velas podem ser feitas com 40% de ácido esteárico e apenas 60% com parafina, entretanto o produto irá aumentar o valor gasto com os materiais.

Como Fazer a Vela Básica

Você pode usar a cera micro, a parafina, e ainda a estearina e aquecer tudo a uma temperatura média de 80º C. Junte também a essência e o corante que sejam de sua preferência e despeje tudo na forma que escolheu.

Espere esfriar até que a parafina endureça e desenvolva um buraco próximo ao pavio. Junte os palitos próximos ao pavio e faça a complementação da parafina derretida a 90º C.

Espere até que esfrie bem a parafina, remova da forma e faça o acabamento.

Tomando bastante cuidado para que a parafina não se inflame, por isso, não deixe que se aqueça até os 190ºC.

Caso ocorra de a parafina se incendiar, jamais utilize água para fazer o fogo ceder. Desligue a chama do fogão ou remova a panela do mesmo e tampe a mesma.

Jamais execute os trabalhos se houver animais de estimação ou crianças por perto.

Como Fazer Vela Básica – Modo II

Material

  • Aproximadamente 02 kg de parafina em pó branca;
  •  Formas cilíndricas em alumínio ou quadradas galvanizadas;
  •  Mais ou menos 100 ml de óleo mineral;
  •  Aproximadamente 10 m de pavio com núcleo chato ou de cobre, pavio redondo;
  •  50 ilhós em metal, que pode ser substituído por pavio duro com mais ou menos 18 cm juntamente com ilhós.

Itens opcionais: anilinas, essências multiuso, acabamentos, entre outros.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=t3MEjmjKIHw[/youtube]

Modo de Fazer

Ponha a parafina dentro da panela escolhida e espere aquecer, usando sempre o banho-maria até que a mesma se torne líquida;

Antes de despejar o líquido nas formas, unte as mesmas com o desmoldante;

Ponha o ilhós já no pavio, centralizando o mesmo no fundo da forma e despeje pouca parafina derretida, somente com a intenção de deixar o ilhós seguro.

Aguarde um tempo;

Ponha o restante da parafina já derretida e pronta;

Dê leves batidinhas na forma para que subam as bolhas de e as mesmas não estraguem a vela;

Para deixar plana a superfície da vela, preencha os buracos que se formarem usando mais parafina derretida;

Depois de completamente seca, desenforme e use na decoração de seus ambientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Velas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *