O carnaval é uma festa esperada por muitos porque é um evento em que dá para extravasar de diversas formas. Festa típica de rua, este evento permite que todos, pelo menos por cinco dias, realizem suas fantasias curtindo o festejo que tem origem portuguesa. Este evento pede um pouco de criatividade, e a melhor forma de fazer isso e ainda ficar com um visual fashion, é optar por curtir o carnaval de máscaras, que é uma tradição bem antiga.
História Do Carnaval De Máscaras
Poucas pessoas sabem, mas máscara de carnaval é uma das poucas características que remetem ao carnaval tradicional trazido pelos portugueses ao Brasil no período colonial. Segundo a tradição, esta era a forma de deixar a mente vazar neste festejo, que tem a principal característica, ser profano. E que maneira melhor de se esconder em suas fantasias mentais e soltar todos os seus desejos interiores que usando máscaras, não é mesmo?
A ideia é bem simples e bem consistente. A máscara proporcionaria ao folião a oportunidade do mesmo ser quem quiser e como quiser. O carnaval foi criado com o intuito de as pessoas saírem um pouco de seus pedestais e soltarem os seus desejos interiores, vestindo-se da forma que quisessem, e a maior proteção, ou talvez a única que tinham, era esconder os rostos por meio de máscaras, que proporcionariam o anonimato, e assim, homens e mulheres poderiam inverter seus papéis sociais e se vestirem de prostitutas, monstros, médicos, super-heróis e as ideias mais ou menos nesta linha. Quanto mais ousado, melhor ainda!
A Máscara De Carnaval Hoje Em Dia
A ideia descrita acima parece ser antiga? Bom, pode parecer, mas ainda é usada hoje em dia em carnavais de rua como os comemorados anualmente em Olinda e Recife. Muita gente ainda curte carnaval de máscaras e opta pelos modelos tradicionais, ou os mais ousados mesmo, modernos. As máscaras que fazem hoje a cabeça de crianças e adultos são feitas de papel e cobrem todo o rosto, com fotos de políticos, celebridades ou desenhos animados, mais comumente de super-heróis dos quadrinhos que são bem queridos por todas as idades.
Você sabe como eram as primeiras máscaras de carnaval? Apesar da ideia de sua criação ser criar um mistério, de fato elas não cobriam muito porque eram em sua maioria apenas para os olhos. Semelhantes a olhos de felinos, tinham um desenho que lembrava gatos, nas laterais, e eram largas, como um óculos, deixando espaço apenas para o usuário as vestir no rosto, e não eram presas; muitas vezes a pessoa que usava a tal máscara de carnaval a segurava com uma mão por meio de uma pequena alça, como um palito de churrasco coberto com tecido ou papel colorido.