Toda menina sonha em ter uma boneca, seja ela a mais famosa de todas, a boneca que todas as amiguinhas tem, ou simplesmente uma bonequinha de pano. Não importa o material com que a boneca é feita, ela tem representação para a maioria das meninas.
São com as bonecas que as meninas, aprendem a ser “mães”, são com as bonecas que as meninas aprendem a ser amigas, são sempre com as bonecas as melhores brincadeiras, portanto, bonecas sempre vão fazer parte da vida de qualquer menina.
A História Das Bonecas
As primeiras bonecas criadas não foram feitas para as meninas brincarem, como elas foram criadas há mais de 40 mil anos, o foco destes objetos era religioso, isso mesmo, elas serviam para os rituais religiosos feitos à época. Quando as bonecas foram criadas, as únicas pessoas que as podiam manipular eram os sacerdotes e curandeiros, afinal elas eram “sagradas”, feitas para ritos sagrados.
Uma das representações em forma de boneca mais famosas do mundo, a Vênus de Willendorf, é uma boneca feita de calcário, com pouco mais de 10 centímetros. Ela foi encontrada em um sitio arqueológico da Áustria e por isso quem quiser vê-la terá que ir até o Museu de Historia Natural de Viena. Segundo historiadores e arqueólogos a Vênus de Willendorf não foi feita para algum tipo de sacrifício, ela representa uma mulher e toda sua fertilidade.
As bonecas ao longo dos séculos vem passando por varias evoluções, quando falamos do homens e suas civilizações. Por exemplo, no Egito Antigo as bonecas eram de terracota, uma espécie de barro, e colocadas dentro dos túmulos dos faraós. Enquanto na Grécia, as bonecas eram ofertadas as deusas como símbolo da fertilidade da jovem que iria casar.
E em Roma, era tradição presentear o Deus Saturno com bonecas no mês de dezembro. Ninguém sabe ao certo quando as bonecas deixaram de ser símbolos de sacrifícios e passaram a ser brinquedos, mas sabe-se que após uma erupção do Monte Vesúvio, uma menina foi encontrada abraçada a uma boneca.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QqTlsF2r9X0[/youtube]
Quando Começaram a Ser Produzidas
As bonecas mesmo com a sua popularização, acabaram não sendo febre, pelo menos há muitos anos atrás. A primeira fábrica de bonecas só vem surgir, durante o século 15, mais precisamente no ano de 1413, no interior da Alemanha, porém elas só se tornaram febre e sua produção começou a aumentar 3 (três) séculos depois, em meados dos anos de 1700.
Com a produção em massa feita pelas industrias, as bonecas começaram realmente a se tornarem populares. Rapidamente elas se espalharam por toda a Europa, e começaram a fazer companhia a milhares de meninas. As primeiras bonecas eram feitas basicamente de madeira. Com o passar do anos, em 1860 foram criadas as bonecas de porcelana, estas por sua vez, se tornaram as favoritas das pessoas, e acabaram surgindo as coleções de bonecas.
Há pouco mais de 50 anos foi criada a boneca mais famosa do mundo, a Barbie, feita de plástico, loira, bonita, acabou se tornando a queridinha, hoje existem vários modelos da boneca, desde a loira ate a negra. Passando por vários estilos de moda, companheiros e brinquedos que acompanham. Mesmo depois de tanto tempo a Barbie é ainda a boneca favorita das meninas.
As Bonecas No Brasil
As bonecas chegaram ao Brasil junto com os europeus que aqui se instalaram, normalmente quem tinha boneca eram as filhas dos grandes senhores de engenho, ou as meninas que vieram junto com a corte real portuguesa.
Para as meninas tupiniquins sobre uma boneca de pano, feita por uma indústria domestica, chama bruxinha de pano, como o próprio nome diz, ela era feita de pano, se comparada as bonecas que as meninas da corte tinham, podemos dizer que ela era precária também.
Porém ela se tornou um brinquedo tradicional entre as crianças pobres, desta forma começou a se popularizar e ganhou novas cores, novas formas, começou inclusive a levar ate as meninas, as origens, ou seja, as bonecas ganharam trajes típicos de acordo com cada região. Em muito locais se tornou um brinquedo folclórico.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7pSEI6yjUH4[/youtube]
A Boneca Mais Famosa Do Brasil
A boneca brasileira mais conhecida é uma boneca de pano, Emília, criação de Monteiro Lobato, foi feita pela Tia Anastácia e entregue a Narizinho no Sitio do Pica Pau Amarelo, Emília se tornou um símbolo e até hoje passeia pelo imaginário das meninas.
Hoje em dia sabemos que a boneca ajuda a criança a “criar” um instinto materno, a dar amor e mantem a inocência . Muitos adultos possuem coleções de bonecos(as) dos personagens favoritos, algumas pessoas guardam bonecos como lembrança de uma época que não volta mais.
Se você quer fazer uma boneca de pano fique atento a seguir, é bem simples e exige poucos materiais.
Como Fazer Uma Fadinha De Pano
Sem dúvida as bonecas de pano nos faz lembrar da infância, de momentos bons, de simplicidade, elas são simples e fáceis de ser feitas, veja o passo a passo:
Material
- Papel Oficio
- Tesoura
- Algodão
- Lápis
- Agulha e Linha (preferencialmente branca)
- Lã
- Tecido (para a pele, asas, vestido)
- Retalhos de tecidos
- Pistola de cola quente
- Olhinhos para bonecos
- Caneta para tecido.
Modo De Fazer
Faça o molde com a ajuda do papel oficio, lembre-se que você também tem que fazer o molde para as asas da fadinha. Modele cada parte do corpo: A cabeça, o corpinho, as perninhas, os bracinhos, as asinhas.
Depois de modelado com a caneta, faça o desenho no tecido, depois que você fizer os desenhos das partes do corpo, recorte e comece a costurar. O ideal é que você comece a costurar os braços e pernas, lembre-se que você deve preenche-los, com os retalhos dos tecidos, se não tiver os retalhos, você poderá preencher com algodão, ou material próprio para enchimento de bonecas.
Depois faça a cabeça, preencha do mesmo jeito que fez nos braços e pernas. Da mesma forma, desenhe e corte o corpo no tecido, encha-o com os retalhos, feche o corpo. Depois de fazer todas as partes do corpo, comece a costurar os braços e as pernas no corpo, em seguida costure a cabeça.
Depois de tudo costurado, comece a fazer a roupinha, sua fadinha terá a roupinha de que cor? Lembre-se disso na hora de escolher o tecido para a roupa. Desenhe o modelo da roupa que desejar, corte o molde, desenhe no tecido e corte o tecido, agora basta costurar e colocar na bonequinha.
Faça as asas, desenhe, corte, costure e se quiser pode preencher, ou colocar um papelão para deixa-la durinha. Cole-a nas costas da boneca, de preferência por dentro da roupa, com a ajuda da cola quente.
Agora vamos fazer o cabelo, com a lã, você deverá enrolar a lã em um livro pequeno, amarre no meio, corte o outro extremo, agora é só colar no alto da cabeça da sua fadinha. Se não quiser ter este trabalho, você pode comprar o cabelo da boneca pronto, seu trabalho será colocar o cabelo na cabeça.
Para fazer o rostinho, não há dificuldades, cole os olhinhos no lugar certo, com a ajuda da caneta para tecido, faça os cílios, sobrancelhas, se desejar, use seu blush e passe na bochecha da sua boneca.