A reciclagem é uma palavra que está ganhando destaque nos últimos tempos, pois vivemos uma fase em que é importante reaproveitar tudo o que temos e que ainda tem alguma utilidade. Os móveis não podem ser deixados de fora dessa onda de reciclagem uma vez que muitas pessoas acabam jogando no lixo peças que poderiam ainda ter uma grande vida útil.
A seguir vamos dar algumas dicas de como reciclar os móveis dando-lhes vida nova. Quem sabe você encontra uma maneira de ter menos gastos na decoração da sua casa e pode ter peças mais originais para o seu lar. Móveis originais e com o estilo ideal para a sua casa.
Fuga do Óbvio
A ideia de customizar e reciclar ajuda a fugir do óbvio da mobília para que a sua casa ganhe um estilo único e especial. Observe criativamente como cada item do seu lar pode ganhar uma cara nova. O mais divertido é que no fim das contas você fica com móveis diferentes daqueles que são encontrados nas lojas. Então abra a sua mente para a criatividade e comece a dar um jeito em seus móveis.
Pallets
Um item que pode ser bastante interessante para fazer os seus móveis reciclados é o pallet. Tendo alguns pallets a sua disposição você pode fazer móveis bem interessantes como mesas, sofás, estantes, apoio para TV entre outros. A dica geral é lixar as peças e depois pintar para que adquiram um visual mais clean e menos rústico. Quem deseja dar um toque mais rústico para o seu lar pode apenas lixar os pallet.
Na internet você encontra várias fotos e exemplos de como usar os pallets na composição de móveis originais e reciclados. Para fazer uma mesa de centro, por exemplo, você pode usar um tampo de vidro assim você consegue ter resultados sensacionais. Na falta de um sofá que tal colocar uma espuma em cima do pallet fixada? Bem simples e interessante.
Caixas de Feira
Os caixotes usados por feirantes são ótimas opções para quem deseja construir uma estante, banquetas, sapateira entre outros. A mesma dica que demos acima sobre lixar os pallets é válida para as caixas de feira. Nesse caso lixar ajuda a remover possíveis farpas que estejam soltas, lixe até que a superfície fique bem lisa para que possa pintar com mais facilidade.
Para criar um ambiente mais leve e alegre pinte os seus caixotes com tons vibrantes. Você pode criar uma estante lateral ou horizontal, para isso basta pregar as caixas na parede. Essas estantes podem ser criadas para a sua sala, para o seu quarto entre outros ambientes. Basta colocar os itens que você gosta e deixar que a estante seja além de útil um toque a mais na sua decoração.
Utensílios Transformados
Peças como utensílios domésticos podem ser transformados para se tornar peças decorativas para a sua casa. Por exemplo, sabe aquele bule que você adora, mas que não será mais usado? Ele pode ser transformado num suporte de abajur, outros itens como chaleiras antigas podem ser transformadas em vasos de plantas e assim por diante.
Fogão a Lenha
São peças com toda certeza vintage, mas que não tem muita utilidade em nosso dia a dia. Uma maneira de conservar o fogão a lenha de família é transformá-lo num item decorativo como uma adega para as suas bebidas, por exemplo. Para isso limpe bem a peça e esvazie deixando os espaços disponíveis para colocar as bebidas.
Reformando Móveis
Para algumas pessoas se desfazer de móveis antigos pode ser algo bem complicado e difícil devido ao apego sentimental com as peças. Você não precisa se desfazer dos seus móveis queridos, pode simplesmente reforma-los dando-lhes uma cara nova. Pinte, coloque adesivos enfim deixe com um visual diferenciado.
O mais importante é ter certeza que as peças estão em perfeitas condições de uso, ou seja, sem cupins e outros problemas. Se os móveis estiverem com ataque de cupins é importante analisar se podem ou não ser salvos. Você pode e deve usa produtos para prevenir o ataque dos cupins. Vale dizer que muitos móveis antigos tem mais durabilidade que os móveis mais novos.
Sofás
Falando em qualidade de móveis antigos não podemos deixar de falar do caso dos sofás. A armação dos sofás mais antigos é muito melhor quando comparada com as estruturas usadas nos sofás de hoje em dia. Você pode conseguir reformar um sofá antigo trocando somente a parte estofada, ou seja, conservando a armação. Assim aproveitamos o que tem mais qualidade na peça e damos aquela renovada no que precisa.
Tecidos e Papel Contact
Quem não deseja pintar os móveis, mas quer que eles ganhem uma renovada pode aposta no uso de tecidos ou papel contact. Pode ser um jeito diferente de cobrir possíveis defeitos dos móveis ou mesmo garantir que pareçam novos. No caso dos tecidos será necessário fazer uso de cola para fixar os mesmos nos móveis.
Já o papel contact vem com uma superfície autocolante que pode ser fixada nas peças, lembre-se de aplicar com cuidado para que não se formem bolhas de ar. Fazendo uma correta aplicação é possível ter peças incríveis em casa. Uma ideia legal é dar um contraste nos seus móveis com design mais antigo e retrô colando tecidos ou adesivos coloridos e/ou estampados.
Reciclar é Bom
A reciclagem deve ser ainda mais difundida, pois nosso planeta passou por muitas transformações realizadas pelo homem e está tendo que se adaptar de maneira que pode ser difícil a longo prazo manter a sobrevivência do ser humano. Quanto mais pudermos evitar o acúmulo de lixo melhor será para o planeta como um todo, pois irá diminuir a quantidade de lixo presente nos lixões.
A reciclagem pode ser muito positiva e interessante além de te oferecer a oportunidade de ter móveis únicos e especiais para deixar a sua casa impecável. Sendo assim aproveite as dicas que te demos e comece a planejar a reciclagem daqueles móveis especiais de que você gosta na sua casa. Vale a pena ter móveis reciclados para decorar a sua casa.
Num momento em que o planeta passa por tantas dificuldades em relação ao destino do lixo produzido, é importante criar alternativas para tudo o que pode ser reaproveitado. Além dessa necessidade, também vale destacar que os objetos reciclados nunca estiveram tão na moda como atualmente.Dentre essa grande gama de objetos reciclados que fazem tanto sucesso, podemos destacar os móveis reciclados. Nessa categoria de mobiliário, há aqueles que são feitos de elementos reciclados, como o PET, e também os móveis antigos, que são restaurados para parecerem mais novos.PET nos Móveis As garrafas PET, que são o grande problema enfrentado pelos ambientalistas e as pessoas que trabalham com a destinação do lixo, se tornaram uma solução interessante para as casas modernas. Dentre as possibilidades de móveis que podem ser feitos com esse tipo de material, estão: puffs, cadeiras, sofás, porta objetos e até mesmo cômodas.Esses móveis são os resultados da utilização de várias garrafas PET entrelaçadas, que com uma boa fixação se tornam resistentes e capazes de equipar a sua casa. Além disso, essas opções de móveis são bastante modernas, o que garante um visual mais cool para seu lar. É possível encontrar na internet vários tutoriais de como fazer esses móveis.Móveis de Madeira de Demolição Outro tipo de reciclado que tem feito muito sucesso e que, aliás, possui um grande valor agregado, é aquele de madeira de demolição. Basicamente, esse tipo de móvel é feito com a madeira que seria descartada e que não teria valor convencionalmente, devido ao seu estado.
Essa madeira está perfeitamente boa no que diz respeito à qualidade, mas visualmente possui falhas no desenho e pode até mesmo ter “machucados”. Se antes uma madeira dessas não seria aproveitada, atualmente quanto mais “machucada” ela estiver, mais vale. O que atribui esse valor é o design diferenciado que vai gerar nas peças.Você encontra móveis de madeira de demolição em algumas lojas que trabalham no fabrico dessas peças. Trata-se de um trabalho mais artesanal e por isso custa mais caro do que no caso de móveis convencionais.Móveis Restaurados E seguindo nessa linha do que seria jogado fora, mas que ainda pode ser muito legal, chegamos nos móveis restaurados. Provavelmente você tem na sua casa um móvel que não usa mais ou que está pensando seriamente em se livrar.Pois saiba que esse móvel pode ficar muito legal e interessante se você fizer uma pequena restauração nele. Para isso, pode lixá-lo e pintá-lo, garantindo um visual renovado, ou ainda “desmembrá-lo” e criar peças totalmente novas com suas melhores partes.Essa é uma tendência de decoração que tem chegado a inúmeros lares e que promete ficar por um bom tempo. Não deixe de pensar um pouco mais antes de jogar algum móvel fora, pois ele sempre pode ser reciclado.