O artesanato está sempre aliado à reciclagem e ainda à conservação do meio ambiente, por isso na maioria de suas peças são empregados materiais descartáveis, como as embalagens pets. Todas as peças artesanais são produzidas com a finalidade de enfeitar, seja a residência, o escritório, ou ainda as pessoas, com o auxílio de acessórios. Muitos acessórios podem ser confeccionados artesanalmente, entre os mais pedidos estão as flores, que podem ser aplicadas em roupas, chapéus, colares, bolsas e em lapelas. Algumas flores são feitas de crochê, tricô e de materiais diferentes, como o filtro de papel de café, o famoso coador de papel. Para se fazer uma linda flor de coador de papel você vai precisar de:
– 02 filtros de papel usados, lavados e secos;
– cola quente;
– pedaço de papelão;
– um tubo grande de cola branca;
– um tubo pequeno de cola glitter prateada ou dourada;
– um fecho pequeno para broches;
– além de materiais como pincéis e tesoura.
- Primeiro, você deve traçar um pequeno círculo no papelão e recortar, pode ser do tamanho de uma pequena tampa de vidro, ou fundo de uma xícara de café, por exemplo.
- Depois, basta pegar o coador de café, certificar-se de que esteja limpo e seco, e abri-lo em duas parte, como se fosse uma folha de caderno dupla.
- Com a ajuda da base do círculo de papelão, recorte aproximadamente 11 círculos no filtro de papel, lembre-se que todos têm que ter o mesmo tamanho.
- Depois de recortados, com a ajuda do pincel, passe cola branca em todos eles até que fiquem completamente envolvidos. Deixe secar para que os pedaços de papel fiquem firme e duros.
- Assim que todos os círculos estiverem secos, aplique uma demão de cola glitter em cada um deles, e deixe secar novamente. Então, com a ajuda da tesoura ou de uma faca sem ponta, boleie o lado de 09 dos 11 círculos, de forma que a borda fique virada para dentro e com aparência ondulada.
- Para formar a flor, a partir do círculo grosso de papelão, vá colando com a cola quente os demais círculos, cobrindo-os de forma intercalada, usando 09 e reservando dois.
- Você deve enrolar um dos círculos que sobrou como se fosse um pequeno cone, pois ele se tornará o miolo no flor e deve ser colado, com a cola quente, bem no centro.
- Agora que já temos quase toda a flor pronta, basta arrumar as pétalas, de maneira que fiquem bem organizadas. O círculo que sobrou deve ser colado por último, embaixo da flor e do lado de fora.
- Bem no meio do círculo, cole o fecho do broche e espere secar bem para usar, e ainda para que não se solte na hora de prender.
- Pronto, você já tem uma linda flor para usar e arrasar!