Os Fantoches
O teatro de bonecos, fantoches ou de marionetes é a forma teatral caracterizada por encenações feitas, respectivamente, com marionetes, fantoches, ou bonecos. É mais ainda autêntico aquele que interage com tais elementos: cenários, cortinas, palco, entre outros, sendo criados estritamente para uma representação determinada.
O fantoche vem desde os tempos ancestrais e consegue executar um significativo papel na história da humanidade. Ele está ligado especialmente aos cultos primitivos animistas, que consideram que no Universo tudo carrega uma alma e, por conseguinte, conta com desejos, sentimentos, e inclusive inteligência. Por isso, determinados objetos tinham um cunho sagrado, entre eles os fantoches e as máscaras.
Este aparelho teatral dava aos seres que os usavam poderes mágicos, transformando-os em personas intermediárias entre os deuses e os povos primitivos. Os povos davam tal sacralidade ao fantoche que ele parecia realmente conferi-las espiritualmente.
Quando tinha o fantoche em mãos, o personagem contraía poderes que o transformava num profeta, um exorcista, um ser sagrado. Por isso, apenas um iniciado nos estudos sacros tinha permissão usar utilizar suas mãos e assim dar a vida ao fantoche, numa cerimônia preparada especialmente para tal encenação.
Fantoches de Caixa de Leite
Agora que você já sabe da importância do fantoche, que tal usar a criatividade e fazer um desses em casa, usando apenas elementos reciclados. Essa é uma forma de ensinar às crianças o quanto a reciclagem é importante.
Então separe algumas caixinhas de leite para confeccionar lindos fantoches. O artesanato requer papeis coloridos, tesoura, algumas embalagens tetra pack, papel crepom, durex e cola. Na hora montar o fantoche, o maior segredo se encontrar no recorte correto da caixinha, que necessariamente tem que se adequar ao encaixe da mão.
Como Fazer um Fantoche de Caixinha de Leite
Materiais Usados:
- 04 Caixas de leite, do tipo longa vida
- Algumas folhas coloridas ou de papel pardo
- Papel Crepom ou lã
- Cola Branca ou cola quente
- Papel sulfite
- Durex ou Fita Crepe
- Tesoura
Passo a Passo
- A primeira coisa a se fazer é lavar e secar bem a caixa de leite e, depois disso, fazer um recorte na lateral, outro recorte na frente e um último na lateral.
- Abra a caixa e dobre da mesma forma que um fantoche, colocando as mãos pela abertura e testando se ela mexe bem, como se fosse um boneco.
- Nas abinhas da caixa de leite cole um pedaço de fita crepe e depois encape cada caixa usando papel colorido ou o papel pardo mesmo. Na parte de dentro da caixa encape usando papel vermelho.
- Seu fantoche está pronto, mas você pode incrementá-lo usando detalhes como orelhas, nariz, boca e tudo o mais. Faça o cabelinho e, para isso, use papel crepom ou lã.
- O experimento pode ficar ainda melhor se você fizer uma família de fantoches, usando caixas menores e fazendo filhotinhos, para isso as caixas podem ser de medicamento, de creme de leite, molho de tomate e tudo o mais.
Para entender melhor o passo a passo, acesse o link abaixo:
TTP://educacaoespecial-nedivonfruauff.blogspot.com.br/2011/10/fantoches-de-caixinha-de-leite.html
Fantoches de Caixa de Leite – Personagens do Folclore
- Caixas de suco ou de leite, ambas vazias;
- TNT
- Placas de E.V.A;
- Tesoura grande
- Cola quente;
- Moldes;
- Lantejoulas e Lã;
- Cola colorida;
- Folhas A4;
- Olhos de boneca; (Caneta de Tecido ou olhinhos de boneca)
Passo a Passo
A primeira coisa a se fazer é ter todo o material em mãos.
Pegue os moldes disponíveis no link abaixo e transfira-os para as placas de EVA.
Faça o recorte das peças necessárias, lembrando que o chapéu do Saci deve ser feito a partir do TNT. Prenda todas as peças com a cola e vire-as do avesso. O cabelo do saci e da Iara são de lã, ou de outro material que seja de seu gosto. A lança do Curupira pode ser colada num palito de churrasco, para proporcionar maior sustentabilidade.
As caixas de leite devem ser encapadas com cuidado, e, antes de partir para o uso de cores claras, primeiro recubra toda a caixa usando sulfite A4 e, após, cubra a mesma usando o TNT claro.
Cole as peças de fantoche já prontas em cada caixa para montar sua peça. Após isso, dê o acabamento necessário, conforme o seu gosto e criatividade. Por exemplo, na roupa da Iara é perfeito que se faça a colagem de brilhos ou de lantejoulas. Enfeite o Boi-bumbá usando tiras coloridas de TNT ou algo que tenha bastante brilho. Os podem ser conseguidos a partir do link abaixo:
http://vanussapedagoga.blogspot.com.br/2013/08/passo-passo-fantoches-de-caixa-de-leite.html
Fantoche de Papai Noel
Materiais
- 01 caixa de leite limpa e vazia;
- TNT branco e vermelho;
- Cola quente, tesoura, e refil para a cola quente;
- Placas de E.V.A nas cores: Vermelho, branco, bege e preto;
- Olhos de boneca e Lã;
- Caneta permanente preta, folha A4, tinta guache branca;
Passo a passo
– Remova o fundo da caixa e cubra toda ela usando o sulfite A4.
– Agora, cubra novamente toda a caixa usando o TNT vermelho.
– Veja se ficou bem arrumado. Na abertura da caixa é que se coloca o braço para se movimentar o fantoche.
– Pegue os moldes no link abaixo e transfira-os para o E.V.A, tomando cuidado durante o recorte.
– Para confeccionar o gorro, coloque o molde no TNT, depois recorte e cole usando a cola quente.
– Vire o gorro para o lado do avesso e tenha atenção para que não restem aberturas laterais.
– Para fazer o acabamento, cole no gorro, uma tira em branco.
– Nas roupas do Papai Noel, suas mangas são feitas em E.V.A, faça a dobra e cola com bastante atenção.
– Prenda a mão do Papai Noel diretamente na manga de sua roupa.
– No rosto cole o bigode e a barba.
– Cole agora a calça e o rosto.
Passe um pouco da cola quente diretamente na cabeça do Papai Noel e nela prenda o gorro.
– Cole com bastante atenção os braços, usando cola quente. Da mesma forma cole o cinto.
– Para terminar o gorro será necessário usar lã branca. Dê até 15 voltas em 02 dedos unidos. Amarre no centro e corte as laterais, amasse bastante com as mãos. A lã formará uma bolinha, cole a mesma na ponta do gorro.
– Cole os olhinhos de boneca ou o faça usando caneta permanente preta.
– Capriche no acabamento e cole sobrancelhas de EVA no Papai Noel.
Está pronto seu fantoche!
Para encontrar os moldes, acesse:
http://vanussapedagoga.blogspot.com.br/2013/11/moldes-gratis-fantoche-papai-noel-caixa.html
Uma das grandes vantagens do artesanato é a possibilidade de trabalhos com itens que geralmente podem ser jogados no lixo. A caixinha de leite é um exemplo de material que pode ser utilizado e transformado pelo artesanato.
Entre as tantas opções de trabalhos encontramos os fantoches que podem ser feitos com essa caixa e ainda divertir a garotada. Os modelos que podem ser feitos são vários e basta deixar a criatividade guiar para dar origem a trabalhos incríveis.