Artesanato Com Disco De Vinil: Peças Retrô Para Decorar

Você achava que os discos de vinil servem somente para tocarem música? Nada disso! Eles também podem servir como decoração e até podem ser usados para artesanato.

Nesse artigo, você vai ver a grande utilização que podemos fazer com discos de vinil velhos que às vezes não tocam mais. Fica realmente bonito para decorar cantos da casa.

Artesanato Com Disco De Vinil: Peças Retrô Para Decorar

Artesanato Com Disco De Vinil: Peças Retrô Para Decorar

O Artesanato

Desde muito tempo o homem trabalha com o artesanato para sua própria sobrevivência. Os seus primeiros objetos e ferramentas foram feitos com recursos naturais de forma artesanal.

Portanto, as invenções e técnicas que usaremos aqui com discos de vinis podem até parecer façanhas contemporâneas, mas na realidade usaremos apenas jeitos resgatados e antigos, um pouco renovados por causa dos recursos modernos, é verdade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WQDNomP3hdQ[/youtube]

Opções Do Artesanato De Vinil

Você vai notar o monte de coisa que pode fazer com artesanato com disco de vinil. Pode fazer relógio de parede, vasos, quadros, bandejas, fruteiras, porta caneta, tigelas, e muitas outras coisas. Reserve um tempo livre e libere sua criatividade!

Para quem pensa que as peças ficarão muito estranhas, basta pintar ou decorar com outros elementos e apetrechos. E a peça formada pelo disco não vai necessariamente ter o seu formato original.

Opções Do Artesanato De Vinil

Opções Do Artesanato De Vinil

Bandeja Com Disco De Vinil

Pode servir como bandeja ou fruteira e é feita com um disco de vinil de forma simples. Surpreendente, não? Pois é, vamos ensinar como você pode fazer isso.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ruIL5IHAscY[/youtube]

Moldando o Vinil

Primeiro, é preciso moldar o vinil colocando ele no forno do fogão a cerca de 180 graus. Não pode ser microondas. Você vai ter que ficar observando bem atentamente, porque a transformação acontece de forma bem rápida.

Agora, vamos ter que fazer com que o fundo do disco de vinil ceda com o calor do fogo. Você pode colocar um refratário redondo e um outro peso, ou quantos forem necessários, para que o vinil vá se moldando e fazendo desenhos.

Dicas Interessantes

Se for preciso, molde o vinil por conta própria, mas com bastante agilidade, uma vez que ele esfria rapidamente, da mesma forma que esquenta. Caso o vinil esfrie, é preciso repetir o processo, ou seja, levar ele novamente ao forno.

Outra Questão

O disco não vai ceder uniformemente, então retire o peso e arrume ele adequadamente dentro do recipiente.

Se você tirar o vinil de dentro do recipiente, ele estará semelhante a forma do molde que você usou.

Outra Opção Para Moldar

Existe uma outra técnica de moldar melhor o vinil. Se preferir, faça essa: Com uma luva de cozinha, pegue o recipiente base que moldará o vinil e coloque ele dentro de uma forma retangular que facilite a sua retirada

Colocando o vinil em cima do recipiente base. O vidro do recipiente precisa suportar o calor do forno e as bordas do vinil irão cair sobre ele e se modelar naturalmente.

Se preferir, use latas ou fôrmas de alumínio no lugar do vidro. Mas lembre-se que a base é que vai modelar o vinil, então use uma base no formato do modelo que você quer que o vinil fique.

Retirando Do Forno

Ok, quando perceber que as bordas do vinil caíram, é hora de retirar do forno e colocar num recipiente. Molde ou faça com as mãos (embora que moldar manualmente vai demorar e é mais difícil, pois não haverá tempo e agilidade suficiente para modelar todas as curvas).

Lembre-se

Lembre-se que você pode usar diversas outros objetos para servir de molde, como vasinhos de alumínio sem tinta nenhuma. Ou uma forma quadrada, colocada de maneira que fique bem centralizada, para as bordas caírem nas laterais e formar uma bandeja.

Para finalizar, que tal passar uma tinta de leve e aplicar decoupage no fundo do vinil modelado? Use sua criatividade para decorar e dar os toques finais. Outras dicas: um cachepô ou sousplat.

Bom, você acabou de aprender a como fazer uma bandeja ou vasilha com disco de vinil, para guardar frutas, ou o que você quiser. Agora vamos ver outras várias utilidades do disco de vinil.

Sousplats Feitos Com Disco De Vinil

Essa dica é super simples e fácil, e você vai como o resultado é realmente legal e útil. Basta usar capricho e criatividade.

Fazendo Sousplats

Para fazer sousplats use uma cola branca para colar tecido no vinil. Use um secador de cabelo para secar a cola e alise e corte as sobras com uma tesoura grande. Depois, utilize termolina ou cola branca para impermeabilizar. Se preferir, use goma laca.

Decorando Paredes Com Discos De Vinil Em Formato De Pássaros

Já pensou numa casa decorada com vários discos de vinil artesanais? Além das dicas acima, também vamos dar uma outra bem bacana agora: decorar paredes da sala, ou do quarto, com vinis.

Borboletas

Para fazer lindas borboletas no vinil, você precisa de plástico, pvc ou acetato para criar a silhueta delas.

Depois, basta recortar e pintar. Solte a imaginação e a liberdade. É ideal para quarto de crianças. Se você tiver filho, deixe eles participarem.

Fazendo Pássaros De Vinil

Para fazer imagens como pássaros o processo é bastante parecido. Quer saber como fazê-los? Basta recortar do disco de vinil, fazendo desenhos e silhuetas de pássaros para decorar as paredes da sua casa.

Atenção

Antes é preciso aquecer o disco de vinil no forno. Pode colocar numa fôrma de pizza ou outra e ficar observando para que não derreta. Retire quando o vinil estiver amolecido.

Para orientar o seu corte, experimente fazer moldes em papel ou cartolina e um estilete. Depois de ter tudo esfriado, pegue ganchos para pendurar quadros e cole atrás das peças. Simples, fácil e rápido, não é mesmo?

Experimente Você Também Outros Artesanatos Com Discos De Vinis

Bom, estes foram apenas alguns belos exemplos. Solte sua imaginação e recorte silhuetas com outras formas, outros animais, ou insetos, ou objetos. Divirta-se!

Use os discos de vinis para bandejas, luminárias, relógios, e várias outras utilidades!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *