Tintura em Tecidos

Você pode reaproveitar uma peça de roupa ou inovar um tecido em casa, fazendo tingimento. Se trata de um processo químico que muda a cor da fibra têxtil usando uma solução específica para isso e que pode mudar de acordo com a textura.

No setor têxtil que deve fazer tingimento em tecido, o processo recebe o nome de beneficiamento.

Para que o tingimento funcione, seja em casa ou em uma empresa especializada, é importante que a preparação seja feita com muito cuidado. O processo é chamado de pré-tratamento ou simplesmente de pré-tratamento. Essa etapa é importante para que todas as impurezas do tecido sejam retiradas, que são pectinas naturais, ceras, parafinas, gomas, etc. Algumas delas são naturais e outras são artificiais.

O importante é que o tecido na hora de ser tingido esteja cru e então, passem pelos processos químicos para mudança de cor.

Como Fazer Tintura em Tecidos

1- O primeiro passo é fazer a escolha do tecido que realmente pode ser tingido. A maioria dos produtos disponíveis para tintura de tecidos são adequados para as texturas naturais. Neste caso, se a ideia é tingir uma peça de tecido sintético, como o poliéster, por exemplo, não será possível. Para esses casos será necessário procurar um produto compatível.

Para tintura de tecido:

  • Prefira uma peça de cor clara ou branca.
  • Os produtos naturais devem ser usados em texturas como musselina, lã, algodão e seda.
  • Os produtos químicos são melhores para as seguintes texturas: lã, algodão, linho, seda, nylon, rayon e rami.
  • Observe se a sua roupa é feita com fibras mistas, neste caso, se a porcentagem de algodão for de 60% acima, dá para usar o corante químico, mesmo quando a outra fibra é sintética. Porém, não espere que o resultado seja exatamente da cor do produto usado.
  • Tecidos que não devem ser tingidos: fibras metálicas, poliéster, spanderx ou os que estiverem na etiqueta como “apenas lavagem a seco”.

Antes de Aplicar a Tintura Lave as Roupas

Antes de fazer a tintura de tecidos é necessário lavar as roupas, faça um ciclo de lavagem normal, de preferência com sabão neutro e água quente. Observe depois da lavagem se:

  • Se tinha alguma mancha no tecido, se ela foi removida completamente na lavagem.
  • No caso da peça branca, quanto mais clara, melhor, você pode usar água sanitária para deixá-la melhor.
  • As roupas para a tintura não precisam secar depois da lavagem, podem ir direto para o tingimento, molhadas.
  • Para fazer o tingimento, cubra toda o lugar que você irá trabalhar com plástico limpo. Qualquer sujeira pode acabar estragando o seu trabalho.
  • Deixe perto da área de trabalho esponjas e toalhas para caso seja necessário limpar algum respingo.

Tingir Tecido Natural: Passo a Passo

  • Comece deixando a peça ou tecido de molho em um produto chamado fixador. É um modo de fazer que a tinta penetre mais facilmente. Esse produto deve ser comprado de acordo com o tipo de tecido.
  • A tintura frutas silvestres vermelhas é muito usado, por isso, vale ressaltar que nesse caso é aconselhável colocar sal no fixador, meia xícara com água fria, 8 copos.
  • No caso de outras cores é necessário usar o fixador à base de vinagre e a medida é outra: para 4 partes de água fria, 1 de vinagre.
  • Caso você use o corante químico, lembre-se que o fixador deve ser adequado a esse tipo de produto.
  • Para que o fixador funcione é necessário que a roupa fique uma hora de molha dentro da mistura. Depois é necessário lavá-la com água fria e só depois que o tecido está pronto para ser tingido.

Como Criar Tintura Natural

Você mesmo pode fazer a sua tintura natural, por exemplo,misturando: casca de cebola, cascas de sementes de ábobora, raízes de cenoura com líquen amarelo.

Se você quer criar uma tinta marrom: casca de carvalho, raízes de dente de leão, saquinhos de chá preto, peles e cascas de nozes, brotos de solidago e café.

Fazendo corante rosa você pode misturar: casca de pinheiro, cerejas, morangos e framboesas vermelhas.

Para criar a cor azul-violeta misture repolho roxo, cascas de cornus, íris roxas, amoras, pétalas de centáurea e lavanda sabugueiro.

Para se obter um vermelho com tonalidade de marrom use romãs, bambu, sabugueiro e flores de hibisco secas.

Para ter a tintura preta misture casca de abóbora, casca de nogueira e galhas de carvalho.

Se quiser uma cor vermelho-púrpura: manjericão mais mirtilos e hemerocallis.

Para se obter a cor verde misture: folhas de espinafre, flores lilás, rudbéquia, grama, alcachofras e raízes de azeda.

Como Fazer a Tintura Natural

Siga as dicas para que funcione a sua tinta natural. Atenção:

  • Tudo o que for flor só deverá ser usado se estiver na época da floração.
  • No caso do caule, das sementes e folhas, podem ser usados logo depois que brotarem.
  • Todo o material que será usado deve ser cortado em pedaços bem pequenos.
  • Para que o tingimento dê certo é necessário que a panela seja duas vezes maior do que a peça que será tingida por você.
  • Fervura do corante natural deve ser feita em fogo alto até começar a ferver, com a água e o que foi escolhido durante 60 minutos. Depois que começar a ferver deixe em fogo baixo até completar o tempo.
  • A quantidade de água deve ser duas vezes maior do que a de plantas colocadas para se ter o corante.
  • Terminado o tempo, coe e o corante estará pronto, usando somente a parte líquida. Que deverá ser recolocada na panela junto com o que se quer tingir. O fogo neste caso, para esperar a fervura, deve ser médio.
  • A cor não será exatamente aquela que você está vendo enquanto a peça está molhada, seca, irá clarear um pouco.
  • O ideal é que fique submersa na tintura entre 30 a 60 minutos, o mínimo. Mas, se você está buscando uma cor mais forte, neste caso, o ideal é deixar passar a noite toda ou no mínimo, 8 horas.
  • Enquanto estiver de molho no tingimento, mexa de vez em quando.
  • Terminado o tempo é só usar água fria para lavar a roupa que foi tingida e quando for lavar a roupa pela primeira vez, faça isso separada das demais.

Além dos tecidos serem estampados eles também podem ser decorados com tinturas. Porém sabe-se que para realizar a tintura em tecidos, a tinta tem de ser específica, ou melhor, própria para tecido. As tintas de tecidos podem ser aplicadas em quase todos os tipos de tecido, os quais são brim, lona, sarja, juta, cambraia, popeline, linho, gorgorão, tricoline, musselina, georgette, chifron; tais são 100% de algodão, pré-escolhidos ou pré-lavados.

A tintura não é recomendada em tecidos 100% sintéticos como poliéster, nylon. Em tecidos engomados é recomendável que o tecido seja lavado antes da pintura. Em tecidos de algodão finos como, linhos, popeline, tricoline e outros, o tecido tem de ser bem esticado em uma mesa, onde você poderá prender as quatros pontas do tecido com fita crepe ou tachinhas. Sempre que possível, faça um teste em um pedaço de pano menor, espere secar e verifique se o resultado é o esperado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu adoro tudo que diz respeito a tinta,pincéis,desenhos!Então amei tudo que vi..parabéns.

    Nome Pe 4 de dezembro de 2012 21:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *