Técnica De Pintura Com Carimbos

A pintura com carimbos é algo muito fácil de fazer e está em alta no artesanato brasileiro, é uma arte conhecida por bastante pessoas e aplicada em diversos lugares, desde papéis até mesmo livros, tecidos, roupas, etc. Esta arte faz a cabeça de muitas mulheres , que cada vez mais se interessam em aproveitar esta grande técnica e este grande achado.

Um carimbo nada mais é do que qualquer objeto depois de molhado na tinta e pressionado sobre o tecido poderá estampar o seu formato.

Técnica De Pintura Com Carimbos

Técnica De Pintura Com Carimbos

Existem diversos tipos como por exemplo mão, frutas, legumes, sendo possível encontrar carambolas, batatas, cenoura, chuchu, entre diversos outros. Os carimbos podem ser feitos de borrachas, cortiça, isopor, entalhes realizados em madeira, folhas naturais, parafusos, refugos como palitos de sorvete, lápis de carpinteiro, retrós vazio de linha, espumas recortadas no modelo desejado, entre outros.

É possível se encontrar modelos de bolas, bolinhas, florzinhas minúsculas, estas que são obtidas se carimbando com o cabo de pincel por exemplo, palitos de churrasco e fundos de lápis e de caneta.

Uma Técnica Para Utilizar Da Criatividade

Até mesmo a própria mão poderá servir de carimbo, bastando apenas o mergulhar na tinta e a imprimir sobre o tecido. Os carimbos poderão ainda ter motivos de alto relevo, salientes, ficando gravados no seu trabalho.

A estamparia deverá acontecer através da técnica do carimbo, levando o usuário a aprender desde como preparar um carimbo até mesmo as técnicas e formas corretas de se utilizar, assim como a maneira mais simples e precisa de se imprimir.

Uma Técnica Para Utilizar Da Criatividade

Uma Técnica Para Utilizar Da Criatividade

Para as pessoas que pretendem fazer a utilização das pinturas em tecido uma profissão que renda dinheiro, os carimbos com certeza são um grande achado para quem se utiliza desta grande técnica, o trabalho é realizado de forma rápida, muito fácil e permite ainda diversas composições interessantes, tanto nas cores como na forma, bastante incríveis. É apelar para a criatividade e inventar diversos motivos para se estampar os tecidos.

Além disso os carimbos poderão ser temporários ou permanentes, tudo depende de como o usuário quiser utilizar, os que são temporários podem ser feitos com legumes como por exemplo batata inglesa, chuchu, cenoura, quiabo. E também com frutas como a carambola. Já os permanentes serão comprados prontos de borracha, cortiça, entre diversos outros, ou mesmo aproveitando alguns materiais como por exemplo pedaços de Bombril, um retrós de linha vazio, um palitinho de pirulito, entre outros.

Veja  As Técnicas Mais Utilizadas

Estamparias Com Legumes

Este tipo de técnica pode ser utilizado na criação de diversos tipos de flores, papoulas, flor do campo, campanula, frutas como caju, pêra, maçã, etc. Os vários tipos de legumes deverão servir como carimbo para que se faça a impressão no tecido.

Os trabalhos que são realizados com carimbos de frutas e legumes deverão ser realizados sempre no mesmo dia , pois se ficarem guardadas estragam com facilidade de um dia para o outro, e também o desenho perderá a sua nitidez.

Como materiais para realizar a técnica é necessário utilizar materiais como:

  • Legumes (batata, cenoura, vagem, quiabo, pimentão, entre outros).
  • Tintas para tecido ou para serigrafia
  • Acrilpen
  • Faca sem serra de bom corte, Lápis, colher.
  • Pincel chato nº 12 ou 14
  • Tecido variado
  • Rolinho de espuma
  • Superfície lisa para esticar a tinta. – Ex. placa de vidro

Primeiramente é necessário se escolher o material a ser utilizado, ou seja o legume.

Logo em seguida é preciso cortar o material se utilizando de uma faca muito afiada

Enxugue com um pano quando os carimbos forem legumes para se retirar a água que eles poderão se desprender.

Procure passar a tinta com um pincel no legume e aplique no lugar que estiver previamente determinado a pintar.

Como dica interessante procure não pegar a tinta com um pincel diretamente do pote, pois o contato com os alimentos poderá contaminar a tinta e fazer com que ela estrague. O correto é a tirar do pote com uma espátula ou mesmo colher e a colocar sobre uma superfície como um azulejo ou um pedaço de vidro e ali sim passar um pincel sem retornar o que sobrou para o vidro de tinta.

Existem Diversas Variações, Veja a Seguir Algumas

Para se estampar flores utilizando um chuchu por exemplo, com uma faca que estiver bem afiada, procure cortas o chuchu mais fino, no sentido da largura. Este corte deverá ser bastante uniforme e plano, procure ainda enxugar bem a umidade da polpa.

Com o pincel chato procure passar a tinta na cor desejada sobre as bordas da polpa do chuchu. Logo em seguida, procure pincelar com um pouco de outra cor no centro e vá puxando esta cor até a extremidade que já foi pintada. Desta forma conseguirá um efeito bem interessante e matizado. Faça o mesmo processo em toda a superfície da polpa. Toda esta operação deverá ser realizada de forma bem rápida para que dê certo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OMJ3NlQCKFU[/youtube]

Agora procure pressionar o chuchu sobre o tecido, como se ele fosse um carimbo. Procure tirar rapidamente o chuchu e deverá ter uma bela flor. Repita o procedimento de pintar e carimbar em toda a superfície que tiver interesse em decorar, fazendo assim a composição de ramos. Em seguida procure completar o desenho com detalhes, cabos, folhas, sempre utilizando para isso a composição de ramos que fica muito bonito.

Procure ainda completar o desenho com alguns detalhes, como cabos, folhas, utilizando para isso a caneta Acrilpen.

Uma dica interessante é utilizar a pintura com outros legumes utilizando a mesma técnica, como por exemplo com a batata crua no sentido do comprimento se pode pintar uma pera, ou caju, ou mesmo uma berinjela. Com o quiabo cortado na horizontal e sem sementes é possível pintar flores do campo e miosótis, entre outros.

Esta técnica de carimbo vem desde a escola, com aqueles carimbinhos, porém esta técnica foi aperfeiçoada por artesãs do brasil inteiro e do mundo, sendo assim possível se criar obras bastante interessantes e pinturas inacreditáveis gastando ainda muito pouco, o que é uma ótima dica para tirar renda extra.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ajex56WJUGQ[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *