O Ano Novo já está aí e com ele surge a vontade de mudar o visual da residência, para entrar 2012 em alto astral. A pintura é uma das opções preferidas para quem deseja deixar a casa de cara nova rapidamente. Isso porque nada como uma nova pintura para deixar qualquer lar mais alegre e iluminado.
Para quem pretende pintar a casa no mês de janeiro, existem duas grandes motivações: Os preços das tintas e materiais de pintura estão mais baratos, já que muitas lojas de materiais de construção costumam fazer uma liquidação para eliminar o estoque do ano anterior, dando lugar às novas linhas que chegam no início do ano.
Além disso, as temperaturas mais agradáveis do verão ajudam às tintas e vernizes aplicados a secarem mais rápido, a tempo de serem feitos possíveis retoques calmamente, ainda mais se o morador resolver pintar ele mesmo durante as férias de janeiro.
Mas, se você acha que não tem jeito para as tintas, pincéis e rolos de pintura, ou se fez muita sujeira em uma tentativa anterior, uma alternativa é contratar os serviços de um pintor profissional.
O preço cobrado por cada pintor nas diversas localidades brasileiras costuma variar muito, já que esses profissionais ou trabalham de forma autônoma ou são contratados por empresas especializadas em pintura, que costumam cobrar por pacotes de serviços.
Em geral, esse profissional atua no ramo da construção civil com o objetivo de pintar as paredes de residências, tanto em apartamentos como nas casas, sendo de extrema importância para esse setor, já que ele é responsável em uniformizar as superfícies das paredes, devendo estar atento às principais tendências de pintura para atender aos projetos de decoradores.
O pintor possui muita responsabilidade sobre seu trabalho, entretanto ele não atua sozinho, podendo contar com um auxiliar ou ajudante. Ele colabora durante o procedimento de preparar as paredes que serão pintadas, bem como colaboram na organização no local de trabalho, deixando todos os materiais sempre à mão, de forma a dinamizar a atuação do pintor profissional.
Você poderá contar com um pintor profissional para os seguintes serviços: Pintura em residências, apartamentos e demais edificações; texturização de paredes; pinturas decorativas tanto em paredes como em móveis; e aplicação de verniz em janelas e portas em madeira.
Normalmente o profissional ingressa na profissão atuando como auxiliar de outro pintor, mas existem diversas lojas de materiais de construção e de tintas que oferecem cursos profissionalizantes, bem como cursos no SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o que se torna uma alternativa interessante para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, visto o vertiginoso crescimento no ramo da Construção Civil.
Interessante ressaltar que o salário de um pintor de paredes profissional é de cerca R$ 1.179,20, valor equivalente ao de profissionais com o nível superior completo. Entretanto, diversos pintores atuam de maneira autônoma, e cobram por cada trabalho, recolhendo INSS individualmente.
No caso do trabalho autônomo não existe um preço estabelecido, por isso, o ideal é sempre procurar negociar com o profissional. Para não errar, escolha um profissional indicado por algum parente próximo que já o contratou anteriormente. Se puder, vá até a casa de um amigo para conferir o trabalho realizado pelo profissional. Isso porque, nesse ramo, a indicação é a melhor forma de se encontrar um bom pintor.