Para que um pintor possa iniciar uma pintura com segurança, é necessário que este profissional tenha cuidados básicos de proteção ao manusear os produtos. As máscaras contra vapores e solventes são imprescindíveis para que não ocorra nenhum acidente de trabalho, óculos de segurança contra respingos de produtos químicos, luvas resistentes a solventes para serem utilizadas durante a aplicação do produto, e também quando for fazer o lixamento.
Quando for realizar aplicações com as diversas tintas, as ferramentas a serem utilizadas por este profissional devem ser: pincéis e trinchas de cerdas claras, que devem ser utilizadas na aplicação de tintas à base d’água, e os de cerdas escuras que devem ser utilizados na aplicação de tintas tipo esmalte, a óleo e vernizes.
Os rolos de espuma devem ser utilizados na aplicação de tintas a óleo, vernizes e esmaltes. Os rolos de espuma rígidos devem ser utilizados nos acabamentos texturizados. Os rolos de lã normais, devem ser utilizados em pinturas com látex PVA e os rolos de pelos baixos devem ser utilizados para as tintas látex acrílicas.
As espátulas de aço devem ser utilizadas na remoção de tintas e para a aplicação de massas para pequenos retoques; as desempenadeiras devem ser utilizadas nas aplicações de massas em grandes áreas, as bandejas ou caçambas são utilizadas com o intuito de facilitar a molhagem do rolo e do pincel para a aplicação da tinta.
As lixas são utilizadas com o propósito de uniformizar as superfícies e aumentar a aderência das tintas; os modelos de lixas para madeira são de cor bege, para massa de cor vermelha e para ferro de cores cinza e preta. Não devendo esquecer um utensílio muito importante para que haja uma homogeneização da tinta, que deve ter formato de uma régua, e este utensílio, é o mexedor.
Para pintar todo o imóvel na parte externa, sem dúvida terá um trabalho enorme, mas tudo pode ser amenizado através de alguns conhecimentos bem práticos tornando muito mais econômico. Com uma manutenção regular, com alguns rápidos reparos, ou se resolver restaurar apenas a parte mais desgastada pelo tempo, o custo será bem inferior e o resultado será muito satisfatório, daí procure utilizar técnicas que te possibilitem uma maior economia e um excelente resultado.
Portanto, para que resolva problemas de umidade na pintura, utilize o látex, em lugares que tenha uma superfície suja ou lustrosa, raspe com uma escova de metal e lixe a superfície, alisando assim as partes irregulares. Se você estiver com problemas de aparência de couro de jacaré (a parede fica parecida com um couro de jacaré, pintura não aderiu à anterior), raspe a pintura velha, lixe, prepare a superfície e pinte novamente.
No aparecimento de bolhas, raspe, lixe e pinte. O enrugamento ocorre quando se coloca uma tinta muito espessa, e para corrigir, é necessário lixar a área enrugada e remover toda a tinta. Para que você tenha bons resultados, procure adquirir para sua pintura tinta de ótima qualidade e saiba mais uma dica, tinta boa seca rápido.