Toda criança adora pintar o rosto numa festinha infantil. Elas fazem uma grande fila e ficam ali, apenas aguardando a vez de criarem uma nova carinha, um novo personagem.
Os garotos preferem sua pintura baseada em animais domésticos e selvagens, e ainda de super-heróis. Assim eles se sentem como se de fato fossem heróis ou protetores da natureza, valorizando-a ainda mais.
Já no caso das meninas, por serem bem diferente dos homens preferem borboletas, flores, bruxinhas, fadas, animais fofos, e tudo o mais. Elas passam a ser sentir como princesas num mundo de faz de conta.
Entretanto, não basta sair por aí fazendo pinturas no rostinho de uma criança, é necessário que se tenha cuidados especiais, já que apele infantil é bastante sensível. É fundamental que os pais ou responsáveis tenham bastante cuidado a tudo que será usado no rosto da criança e ainda como isso é utilizado. É recomendado que se contrate sempre bons profissionais para que se tenha um serviço com segurança e confiança.
As Tintas
Muitas vezes, as tintas tidas como “piratas”, costumam conter uma maior quantidade de substâncias que causam alergia, e em se tratando de pessoas que tenham alergia a determinadas substâncias, como no caso o látex, ao entrar em contato com a tinta, pode até desencadear um processo de choque anafilático.
Se você não sabe, inclusive a conhecida e afamada tinta guache, bastante utilizada pelas crianças em idade escolar, jamais deve ser usada na pele. O guache pode até ser atóxico e hipoalergênico, mas é uma tinta desenvolvida para ser usada somente no papel e não em parte do corpo. A utilização inadequada pode vir a ocasionar irritações, reações alérgicas, ou até mesmo queimaduras. O mesmo problema acontece quando da utilização das tintas plásticas.
Os Cuidados
Para fazer a pintura no rosto é necessário usar produtos que sejam específicos para este fim, em razão disso, há no mercado tintas variadas e especiais como aquelas usadas pelos palhaços que, quase sempre, são feitas a base de glicerina e água e são de fácil remoção com sabonete e água, por isso as crianças podem usá-la. A ideia é procurar sempre observar se o produto tem a regulamentação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Há inclusive, tintas de água e glicerina que têm cheiro de tutti-frutti, como aquelas comercializadas pela Arte Ativa Eventos Infantis, elas já vêm prontas para a utilização: basta apenas agitar e usar.
Antes de começar a pintar o rosto dos pequeninos passe na pele um pouco de hidratante para que deixá-la com uma maior hidratação e menos propensa ao ressecamento.
Perguntas e Respostas
-
a) Posso mesmo pintar o rosto do meu filho?
A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) informa que o excesso dessa prática pode acarretar problemas na pele da criança, pois é mais sensível, e ainda absorve mais intensamente os compostos químicos encontrados nas tintas. É importante salientar que há produtos de alta qualidade categorizados como infantis, porém não trazem uma segurança total. Leia a embalagem e veja se de fato a tinta é hipoalergênica. Observe todas as recomendações dadas pelo fabricante e antes de usar na criança, faça um teste numa parte pequena do antebraço.
-
b) Depois de qual idade a criança pode pintar seu rosto?
A idade mínima recomendada deve ser aquela na qual a criança já compreenda que não pode remover a tinta do rosto e colocá-la na boca e nos olhos.
-
c) Quais os melhores produtos para evitar reações alérgicas?
Quase todas as tintas próprias para pintura em rosto são antialérgicas. Entretanto, determinadas crianças podem apresentar alguma forma de reação em contato com o produto. As mais recomendadas são aquelas feitas à base de água.
-
d) Posso usar as tintas purpurinadas?
O problema da purpurina é que pode vir a acarretar irritação na mucosa e nos olhos, até mesmo vindo a lesionar a córnea, já que a criança geralmente coça seus olhos. Ela só deve ser usada por crianças de 06 anos ou mais.
-
e) Como deve ser feita a remoção da pintura?
A remoção da pintura pode ser feita usando-se somente água morna e sabonete ou, até mesmo, lenços umedecidos sem álcool em sua composição.
Agora que você já está por dentro de todos os cuidados a serem tomados ao pintar o rosto da criança, deixe fluir sua imaginação e chame os pequeninos para a festa.
Maiores Informações
Pintar o rosto apenas deve ser feito com as tintas apropriadas e assim tudo ficará bem bonito e seguro, especialmente se for numa criança, mas não deixe de lado o risco de reações alérgicas. Não se esqueça, que conforme recomendado acima, há de se adquirir uma tinta voltada às crianças, ou seja, aquela própria para ser passada na pele delas. E, no caso, temos a da Faber-Castel que é uma marca reconhecida pelo Ministério da Saúde e que tem autorização para comercializar essa tinta com a devida segurança.
Não passe qualquer tinta no rosto das crianças, pode até parecer bobagem, mas isso pode acabar causando problemas graves de saúde, especialmente se as mesmas tiverem um quadro de alergia.
Cuidados simples e básicos podem evitar futuros acidentes, então, tenha prudência e aja da maneira correta para não ter que se arrepender posteriormente.
Aprendendo com Facilidade
Crianças aprendem de diversas formas, e uma delas é por meio de histórias que sejam palpáveis, em materiais de fácil manuseio, sólido, mas isso não é unanimidade entre os educadores, e, por isso, muitos deles optam por usar a pintura nos rosto das crianças, deixando-as como parte integrante da história. Elas ficam muito felizes quando seus rostos de tornam figuram de animais.
Há inúmeras formas de se pintar um rosto infantil, ela dependerá da história que se pretende contar e ainda do material que será utilizado no decorrer da interpretação. Costumeiramente os pequeninos amam fazer teatro e também de se pintar para incorporar o personagem e interpretá-lo com maior afinco, a pintura tem esse poder transformador e mágico, ao mesmo tempo.
Caso tenha maior interesse na pintura em rosto infantil pode buscar maiores informações através da internet e ainda nos vídeos postados através do link www.youtube.com
A pintura em rosto é uma forma divertida de animar festas infantis. Hoje, existem cursos e diversas dicas para quem quer aprender, fazendo da atividade uma forma de uma renda extra ou apenas para diversão dos pequenos. Tintas a base de água são aprovadas pelo Ministério da Saúde para serem utilizada no rosto. No mercado brasileiro a única conhecida é a da marca Faber Castell. Não é recomendada a utilização de tintas como o guache, que podem desencadear alergias e até mesmo queimaduras nas peles mais sensíveis.
Vários cursos são oferecidos, presenciais ou on-line, por meio de vídeos e tutoriais para quem quer aprender na prática. Uma boa dica é apostar na atividade se tiver facilidade com desenho e pintura. Os desenhos podem ser dos mais simples aos mais elaborados, criativos e coloridos. A técnica é utilizada também por professores que querem deixar a aula mais divertida e participativa.
Pintura De Rosto
As pinturas feita em rosto são bastante populares em festas de aniversários de criança. Sendo bem divertidas de fazer, elas alegram toda a criançada. Para fazer pinturas no rosto são necessárias as seguintes matérias:
- Tintas próprias para pintura facial.
- Sombra.
- Lápis preto.
- Primer facial (de sua preferência).
- Produtos de maquiagem.
- Pinceis de sua preferencia para fazer pintura e maquiagem.
Um exemplo de pintura no rosto simples são as pinturas em formas de cachorrinhos, utilizando apenas tinta preta e branca você consegue fazer e ficam lindas.
Gostaria de fazer o Curso de Pintura em Rosto Infantil on line.Estou morando na Austrália.
Seria possível?
Abs
Goreti