Pintura Bauer – Passo a Passo

A Pintura Bauer       

O artesanato encanta e enfeita a todos os ambientes onde é colocado, e serve para harmonizar todos os cômodos de nossa casa, e com a ajuda da tecnologia ficou ainda mais fácil de conseguir fazer em casa as mais diversas técnicas artesanais. Dentre aquelas que têm um efeito muito mais atrativo e bonito está a Pintura Bauer, especialmente feita em motivos florais, coloridos, elegantes e charmosos.

Pintura Bauer em Bandeja de Madeira – Passo a Passo

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s2sJbUWG5vw[/youtube]

Para começar vamos colocar aqui uma lista de materiais que são necessários para a execução da técnica, e são eles:

– lixa para madeira.

-uma bandeja em MDF, do tamanho e formato que você preferir.

– tintas acrílicas e foscas, de preferência da marca Corfix, nas seguintes cores: amarelo ouro, rosa ciclame, branco, areia, marrom, cinza lunar, verde musgo, amora, verde oliva, e ainda verde pistache.

– papel paleta.

– diversos pincéis que correspondam às séries: 427-14, 422-0, 416-0, 425-6, 427-10 e 425-14.

– Verniz da marca Arfix, com função de fixador.

– fita crepe.

– risco em papel vegetal (no caso deste é um floral, com flores abertas e fechadas)

Passo a Passo

– Primeiramente, você deve lixar toda a peça, ou seja, a bandeja, somente para tirar dela qualquer imperfeição que possa apontar. Então, com um pano seco e limpo, tire todos os pozinhos que se formaram, senão a pintura não ficará bonita e uniforme.

Lixar a Peça para Pintura Bauer

Lixar a Peça para Pintura Bauer

– Dê duas demãos de tinta, com o pincel 416-20, na cor areia no fundo todo da bandeja. Lembre-se de deixar a peça secar bem entre uma demão e outra, para que acabamento fique impecável.

– Já com o pincel 427-14, você deve passar a cor rosa ciclame e pintar todo o contorno interno da bandeja, fazendo um efeito sombreado, lembrando-se de usar o pincel somente na horizontal. O contorno não precisa ser necessariamente da largura do pincel, é como se fosse uma espécie de borda, por isso, pode ter uma largura pouco maior.

– Com o auxílio de um papel carbono, de preferência de cor clara como o amarelo, transfira o risco do papel vegetal para a bandeja, sem apertar muito, pois depois deverá ser contornado levemente com lápis grafite preto.

– Para começar a pintura o faça a partir das folhas verdes do risco, de preferência pelas mais arredondadas e, para isso, utilize o pincel 427-10 e a cor verde oliva. O realce do verde, já que é usado somente puro, pode ser feito com o branco, especialmente nas partes mais finas das folhas, deixando-as mais luminosas. Já para criar um efeito  de folhas mais fofas, o branco deve ser realçado a partir das nervuras, contando com a cor verde musgo e o pincel 422-0.

Pincel 427-10 e Tinta Verde-Oliva

Pincel 427-10 e Tinta Verde-Oliva

– Pinte também os cálices que chegam até as flores, com o pincel mais fino, o de número 422-0, de preferência com cargas duplas das cores brancas e verde oliva, puxando sempre os galhos de maneira bem leve.

– As flores podem ser pintadas com carga dupla de branco, com suaves pinceladas de rosa ciclame, tudo feito com o pincel 425-14. Já com maior quantidade de tinta com as cores brancas e amarelo ouro, juntamente com o pincel 427-10 faça as pinturas das flores amarelas, sendo que a cor branca deve ser usada mais nas extremidades das pétalas, dando ideia de volume. Também podem ser usados movimentos circulares no centro das pétalas e com o pincel fino 422-0 deve ser pintado o miolo das flores.

– Nas flores do campo as cores usadas são amora e branco e como nas demais flores, a tinta branca deve ficar mais nas extremidades das pétalas. Já o miolo, ao contrário do que vemos nos desenhos, sempre em tom amarelo, no caso deve ser feito a partir do verde oliva misturado ao marrom, tudo usando o pincel 425-14.

– As flores azuladas do risco são as mais difíceis de serem feitas, e as cores empregadas são o cinza lunar e o branco, que dá noção de volume e movimento ao mesmo tempo, com pinceladas de carga dupla das duas tintas e sempre sobrepondo às pinceladas de maneira uniforme. O truque dessas flores está na pincelada, sendo executadas com uma leve inclinação, partindo sempre da base para a ponta das pétalas. Para a finalização dessas flores é recomendado que se use o pincel 422-0.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=usBiePoz7gc[/youtube]

– Para o contorno da bandeja, na parte interna, dê pincelado de forma horizontal e em formato de vírgula invertida, usando as cores verde pistache mesclado com branco, alternando com pingos brancos, com a ponta do pincel número 425-14.

– Já na parte alta da bandeja todo o lado de dentro e na parte alta, com o pincel 427-10, com a cor amora pura pinte todo o contorno e frisos da bandeja. Nas laterais de fora da bandeja cole pedaços de fita crepe, e com o pincel 416-20 pinte com as cores rosa ciclame. Depois que a tinta estiver seca tire a fita e veja que efeito listrado lindo que se criou.

– Com isso a peça já estará pronta e para finalizar basta passar uma demão de verniz em toda a bandeja, por dentro e por fora. Se quiser, pode criar um efeito mais elegante, passando um pouco de cola glitter no miolo das flores, que também fica mais legal.

Esta bandeja fica muito bonita para servir à mesa e também para ser colocada de enfeite com alguns vasos de flores, mas de todas as formas ela fica muito bonita e elegante.Todas as tintas utilizadas na confecção esta técnica podem ser encontradas em qualquer boa loja de artesanato de sua cidade e, caso não encontre da marca sugerida e ainda nas mesmas cores, faça uma variação a seu próprio gosto. Isso em nada irá modificar a beleza da peça, somente modificará os tons empregados em cada flor.

Caso não tenha entendido algum procedimento aqui relatado, ou queira se interar melhor do passo a passo da peça em questão, basta acessar o site abaixo, obter maiores informações e ainda conferir como fica a bandeja já finalizada. Desta forma não tem erro e além de enfeitar sua casa você pode confeccionar a peça para vender e fazer um dinheiro extra.Link para acesso da técnica Bauer: http://artesdatelma.blogspot.com.br/2011/04/bandeja-com-pintura-bauer.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tecnica maravilhosa

    RANDA 30 de dezembro de 2013 17:06 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *