- Antônio José Patrício (1827-1858), pintor português da época do romantismo. Veja algumas obras: “A despedida” (1855), “A avó” (1856) e “A tempestade” (1858).
- Karl Pawlowitsche Brjullow (1799-1852), pintor russo, descrito como um artista que fez a transição da pintura em estilo neoclássico para o romantismo. Karl foi um dos primeiros representantes que a Rússia teve com fama internacional. Veja algumas obras: “O última dia de Pompeia” (1827-1833), “Meio-dia italiano” (1827) e “Sonho de uma freira” (século XIX).
- Samuel Colman (1832-1920) era pintor, mas também escritor americano. Relatos históricos sugerem que ele tenha sido aluno de Asher Durand. A sua primeira exposição aconteceu em 1850, na Academina Nacional do Desenho. A obra de Colman é identificada não só com o estilo romântico da sua época, mas também com o paisagismo.
- John Constable (1776-1837) foi aluno da Dedham Grammar School. Começou a dedicar-se aos estudos da pintura em 1799, indo para a Royal Academy, em Londres. A morte da sua esposa, em 1828, ficou refletida no seu trabalho, que passou a ser “sofrido”. Constable é tido como um dos pioneiros a usar o efeito da luz nas pinturas. Os quadros pintados por ele são definidos como românticos, mesmo com alguns traços impressionistas. Veja algumas de suas obras: “A carroça do feno”, “A fazenda de Glebe”, “O campo de milho”, entre outras.
- João Cristino da Silva (1829-1877) foi um pintor português do romantismo. Começou a pintar graças aos estudos feitos na Academia de Belas Artes, em 1841. Mais tarde, de aluno passou a professor, entre 1847 e 1849. João Cristiano é considerado o primeiro artista português a se dedicar à pintura de paisagens. Veja algumas de suas obras: “Auto retrato” (1855), “Cinco artistas sem Sintra” (1855), “Recuar da onda” (1857), “A passagem do gado” (1867), entre outras.
- Miguel Ângelo Lupi (1826-1833), português, foi um dos pintores que mais se destacou no país na época do romantismo. Começou a carreira estudando na Academia de Belas Artes da cidade de Lisboa, destacando-se entre os demais alunos, por isso premiado duas vezes. Dividiu o talento de pintor com a carreira de funcionário público. Miguel Ângelo possui uma longa lista de produções, que podem ser divididas em: retratos, composições históricas e paisagens. Veja algumas das suas obras: O beijo de Judas, Camões meditando, Egas Moniz perante o Rei de Castela, Morte de Maria Teles, Serenata Napolitana. Alguns retratos: Matoso da Camada, Augusto Rosa, Veiga Barreira, Maria Joaquina da Rocha Castro, Emília Adelaide, entre outros.
- Outros nomes de importantes artistas representantes do romantismo na pintura: Manuel Araújo Porto Alegre, autor de “Selva Brasileira”, Victor Meirelles, autor de “A primeira missa no Brasil” e Rodolfo Amoedo.
.
Categoria(s) do artigo:
Pintura