Várias são as profissões que povoam o mundo, umas mais antigas, outras nem tanto, porém todas com sua importância e valorização.
Há uma delas que deixa tudo que toca mais bonito, mais colorido e alegre, a começar por uma simples folhas de papel até enormes residências ou quarteirões inteiros.
Ser pintor é ter uma profissão efusiva, repleta de cor, mistério, pois em frente a uma tela branca, nunca sabemos o que pode aparecer.
É difícil prever quando de fato surgiu a profissão de pintor, já que não há relatos precisos, mas em cavernas e pedras antigas já podemos ver pinturas rupestres, o que mostra que desde sempre o homem se preocupava com as artes.
Por isso, assim como há um dia para várias profissões, também tem o Dia do Pintor, que é comemorado todo dia 08 de maio.
A música e a pintura são manifestações artísticas mais remotas de toda a humanidade, através da pintura, o artista consegue se expressar e mostrar o modo que vê o mundo e tudo ao seu redor.
Muitos foram os pintores famosos que trouxeram ao mundo suas impressões, como Leonardo Da Vinci, Claude Monet, Michelangelo, e ainda muitos outros, através de vários movimentos que foram se formando como: Expressionismo, Impressionismo, Modernismo, Cubismo e Surrealismo.
O Dia de 08 de maio, consagrado ao pintor, foi dado em homenagem ao artista e pintor José Ferraz de Almeida Júnior, por ser o dia de seu nascimento, que ocorreu em 1851, no interior de São Paulo, na cidade de Itu.
José Ferraz estudou no Rio de Janeiro, na Academia Imperial de Belas Artes, fundada por Dom João VI. Além disso, ele teve como professores grandes mestres, como Vitor Meireles e Julio Le Chevrei.
Além dessa formação, Almeida Júnior ainda pode estudar fora do país, em Paris, na Escola Superior de Belas Artes e foi aluno de uma célebre mestre, Cabanel.
Apesar de serem indispensáveis para a cultura mundial, os pintores costumam ser reconhecidos apenas após a morte, por terem suas obras imortalizadas em telas, murais ou ainda em Igrejas e residências.
Os pintores não têm sua morte divulgada, nem tampouco são homenageados, já que suas obras não divulgadas pelas mídias de TV, Internet, pois os lucros não são grandes como nas novelas, filmes e muitos outros.
O reconhecimento desses artistas não é feito, pois a maioria vive no anonimato. No Brasil, infelizmente nossa cultura não propaga o valor dos artistas plásticos, diferentemente do que ocorre em outros lugares do mundo, principalmente na Europa.
Ainda há outra data onde se comemora também o Dia do Pintor, 18 de outubro, dedicado a São Lucas, um exímio pintor que retratou com beleza e leveza o rosto de Nossa Senhora e Jesus Cristo, por isso tornou-se o padroeiro desses profissionais.