Pintura com estêncil é a mais antiga e fácil técnica decorativa. Use-o para criar bordas com padrões variados nas paredes, tetos, pisos e ao redor das janelas e portas. Os estêncis parecem o contrário de uma página de livro de colorir, com espaços onde o desenho estaria. Tem cerca do tamanho de uma folha sulfite, os estêncis são reutilizáveis, feitos de um plástico fino ou de papel grosso. Eles estão disponíveis em lojas de material de arte ou de tinta.
Você pode fazer seu próprio estêncil também. Use um papelão fino, pode ser uma caixa de camisa. Faça um desenho, transfira-o para o papel, e corte com tesoura ou estilete. Coloque o desenho sobre um pedaço de papelão pouco maior do que o próprio desenho, trace-o, e depois recorte.
Para transferir seu desenho para a parede, use fita adesiva nos quatro cantos do estêncil. Use um pincel especial para estêncil, geralmente redondo, mas de cerdas chatas, para aplicar látex ou qualquer outro tipo de tinta no espaço aberto. Coloque a tinta em uma panela ou forma de bolo velha. Esfregue o pincel na tinta, depois dê batidinhas em um papel cartão para retirar o excesso. Você deve trabalhar com um pincel quase seco. Não pincele sobre o estêncil. Se o fizer, vai forçar a tinta para baixo das bordas. Em vez disso, dê batidinhas leves. Deixe a tinta secar ao toque, retire o estêncil lentamente da parede e vá para próxima área.
Se quiser criar uma borda usando o mesmo desenho várias vezes, é bom comprar ou fazer outros estêncis para que possa continuar o trabalho enquanto a tinta seca nas pinturas anteriores. Se seu estêncil pedir duas ou mais cores, pinte com uma cor de cada vez e deixe a primeira secar antes de adicionar a segunda.
Os estêncis de plástico vendidos prontos são laváveis e reutilizáveis. Os feitos de papelão ou papel cartão, entretanto, durarão somente até que suas fibras fiquem saturadas de tinta enfraquecendo o estêncil. Quando isso acontecer, compre ou faça um novo, para que o estêncil fique reto contra a parede enquanto você pinta.
Como Fazer Pintura em Estêncil
A pintura com estêncil pode ser aplicada praticamente sobre tudo: tecidos, madeiras, parede. Aqui vamos partilhar algumas dicas básicas, porém valiosas, para que você possa criar o seu próprio estêncil e aproveitá-lo bem.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CR_7gK6W4H0[/youtube]
Material
- Estêncil com risco já pronto
- Feltro grosso ou pedaço de madeira
- Brocha pequena
- Fita crepe
- Tintas
Pintura em Tecido com Estêncil
Aplicação em pano de prato. Pode-se pintar sobre praticamente qualquer superfície lisa: tecidos, papel, paredes, objetos de madeira e cerâmica. Aqui, Vamos personalizar um pano de copa feito de tecido de algodão. Esta pintura foi feita com um estêncil feito em casa com uma folha de acetato, no caso, reaproveitamos uma radiografia antiga. Veja como fazer estêncil a partir de radiografias antigas. Prenda o estêncil no lugar com pedaços de fita crepe.
Dicas para a Pintura em Tecido
Se você não vai pintar com aerógrafo, escolha de preferência um pincel redondo, do tipo brocha.
Use pouca tinta, para o estêncil não vazar; se necessário remova antes o excesso de tinta na brocha com um pano ou pintando num pedaço de papel à parte.
Pinte sempre de fora para dentro, dando batidinhas, como se pintasse com uma esponja.
Vamos aplicar primeiro o amarelo limão (ou amarelo bebê) em toda a flor e as folhas, para dar uma aparência de luminosidade à pintura. É um erro achar que pinturas com estêncil são sempre chatas, isso é, sem volume. Para criar a sensação de volume no estêncil, pinte primeiro as partes claras, depois acrescente as áreas de cor intermediárias e por último as mais escuras; no caso, nas pétalas, uma mistura de e verde-musgo na borda das folhas e um leve toque de amarelo ouro nos pistilos.
Mas atenção: além de aplicar sempre pouca tinta de cada vez, nunca pinte com o pincel molhado, para não ficar como esta foto.
Quando enxaguar o pincel, sempre enxugue-o bem; se ainda estiver muito úmido, é preferível deixar secar um pouquinho antes da nova aplicação.
Como Guardar seus Riscos de Estêncil
- Lave sempre o estêncil com o lado macio da esponja depois da aplicação.
- Se por acaso tiver que deixar o estêncil por muito tempo sobre um trabalho (no caso de várias demãos de tinta, por exemplo), use depois um pano com álcool para remover a tinta seca.
- Guarde os estêncis prontos em um envelope ou saco plástico, e ponha este em uma pasta ou qualquer outro lugar seguro, para que o acetato não arranhe nem dobre. Um acetato dobrado é um estêncil perdido.
Terminado todo o trabalho com o estêncil, você pode finalizar com seu toque pessoal. Aqui inclui umas flores miúdas pintadas livremente sobre o pano. Exerça sua criatividade com diferentes usos do estêncil, na parede de sua cozinha, nos móveis ou cortinas.
Pintura com Estêncil em MDF
Quem não gostaria de aprender a fazer pintura com estêncil em MDF? A técnica de pintura com estêncil para MDF pode ser aplicada em diversas peças decorativas, inspire-se a criar em MDF com este passo a passo de pintura com estêncil.
Materiais Utilizados para Pintura com Estêncil em MDF
- Peça em MDF
- Estêncil
- Tinta pva
- Rolinho
- Lixa
- Batedor para estêncil
- Fita crepe
- Verniz
Como fazer
- Com um rolinho ou trincha macia, sele toda a peça com a tinta pva
- Lixar bem quando a peça estiver seca e repetir o processo de duas a três vezes.
- Com a peça seca, posicione o estêncil no local desejado e prenda com a fita crepe.
- Passe delicadamente a esponja na tinta e tire o excesso. Vá dando batidinhas para preencher todo estêncil.
- Espere secar um pouco, retire com cuidado a fita crepe e levante o stencil.
- Com um pincel macio, envernize sua peça. Passe o pincel sempre no mesmo sentido.
Outra dica interessante é que antes de usar seus pincéis é necessário hidratá-los um pouco, isso facilita seu uso e aumenta sua durabilidade. Se quiser retirar as marcas de pincel do verniz, é só passar um rolinho nele ainda úmido.