Como Fazer Artesanato Usando a Técnica Do Esponjado

O artesanato é repleto das mais diversas técnicas para a confecção de suas peças. Algumas são bem conhecidas e fáceis de serem executadas, outras, nem tanto. Mas o que importa é sempre procurar saber mais sobre uma e outra e encontrar aquela que você possa fazer em casa e com total segurança.

Uma das técnicas simples e práticas de serem feitas é a Técnica do Esponjado, que é uma técnica usada na pintura e consiste em “bater” numa determinada superfície com uma esponja carregada com uma cor de tinta diferente, sobre outra cor já seca e que proporciona um aspecto envelhecido à peça. Algumas pessoas também costumam usar essa técnica para criar o mesmo efeito em pinturas decorativas de paredes, tanto de escritórios quanto de residências.

Esta técnica de pintura, embora pareça ser bem simples de ser realizada, pode proporcionar resultados surpreendentes, especialmente quando aliada com outra técnica artesanal em uma mesma superfície. Dependendo do tipo de movimento que for colocado (circular ou contínuo), os resultados se mostrarão bastantes diferentes uns dos outros.

A Técnica Do Esponjado e Seu Uso

A técnica do Esponjado é usada em paredes, em tampos de móveis, em armários, em peças decorativas, e em muitos outros locais. Basta que eles suportem a tinta e pronto, já possível de ser aplicada a técnica.

Como Usar a Técnica Do Esponjado

Ela pode ser aplicada com a junção de mais de uma cor, bastando para isso deixar que a superfície seque bem entre as demãos, sendo conhecida como Esponjado Simples Duas Cores.

Os Movimentos Usados

Os movimentos usados na técnica são variados e vão desde os perpendiculares entre si, inclinados, paralelos, até os circulares e ainda muitos outros. Eles é que dão o toque especial e particular à técnica, e através deles se pode obter trabalhos artísticos únicos, dependendo da criatividade e do empenho de cada um.

Modo De Fazer e Material Usado

  • Peça que será usada para receber a textura
  • Uma esponja cortada em tamanho pequeno
  • Corantes em diversas cores
  • Recipiente de tamanho médio com água
  • Tinta colorida nas cores que achar melhor
  • Recipiente próprio para as tintas coloridas
  • Verniz
  • Pincel
  • Jornal velho para fazer a remoção do excesso de tinta da esponja

Esta técnica tem como principal instrumento de trabalho a esponja comum, só que, no caso, cortada do tamanho suficiente para se segurar entre os dedos e facilitar o trabalho.

Passo a passo

  • Pegue a esponja, num tamanho que caiba entre os dedos, e molhe na tinta da cor desejada.
  • Retire todo o excesso de tinta que ficou na esponja, numa folha de jornal velho.
  • Aplique a esponja já com a tinta sobre a superfície que irá pintar fazendo movimentos circulares ou ainda aqueles que achar mais conveniente.
  • Lembrando que a diluição da tinta também exerce uma grande influência sobre o resultado final, uma vez que as tintas mais ralas suavizam os traços e aumentam as marcas deixadas pela esponja.
  • Faça as emendas dos movimentos ao mesmo tempo em que pinta, sobrepondo a marca posterior da esponja diretamente na anterior, para que haja uma continuidade.
  • Espere sempre a peça ou parede secar bem para depois passar o verniz, e se preferir o liquibrilho ou qualquer outro produto que seja impermeabilizante e próprio para ser usado em acabamento, visando proteger mais a pintura.

Dica Importante

Sugere-se fazer um teste antes, num pedaço de parede ou madeira com o acabamento de fundo branco. Apesar da técnica de pintura ser muito simples, ainda assim requer um pouco de treino e cuidado na execução. Por isso, teste antes e somente depois comece a usar a técnica do objeto final.

Técnica Do Esponjado Usando Detergente

Para fazer a técnica do esponjado também pode ser usado detergente e para isso, misture uma parte de tinta com uma parte de detergente e mais duas medidas de água, use sempre uma colher de sopa como medida, para que a mistura não fique aguada demais.

Quando for executar a pintura, misture os produtos e faça bastante espuma com a esponja, retire o excesso da tinta dando batidas em outra superfície, como em uma bandeja de isopor, por exemplo, e somente depois esponje na peça, espere secar bem e naturalmente ou se tiver com muita pressa use o secador numa temperatura não muito quente e a uma certa distância da peça, para secar..

A Técnica Do Esponjado Usada Na Pintura De Parede

Há diversas técnicas que são usadas na pintura de paredes e, a maioria delas conferem efeitos super especiais ao ambiente, e a técnica do esponjado é uma delas. E para aplicá-la na parede de casa não é preciso ser profissional e, com certeza ela ficará com um toque original e surpreendente.

A técnica da parede esponjada, como o próprio nome já menciona, é feita com uma esponja, que até pode até ser a de cozinha, daquela simples. Os materiais usados nela, no caso da aplicação em parede que é diferente daquela que já mencionamos acima, são:

  • massa fina
  • tinta látex na cor desejada
  • esponja natural ou a de cozinha, que pode ser encontrada em qualquer supermercado
  • um pouco de estopa
  • tinta esmalte, há diversas marcas de tintas que comercializam várias opções em cores de tinta esmalte, com a mesma qualidade da oferecida pela marca líder, e ainda assim, garantindo um resultado duradouro, com rápida secagem, total cobertura e ainda com um rendimento incomparável.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ttiM4dDNspM[/youtube]

Para criar o efeito do esponjado faça primeiro o revestimento da superfície com a massa fina e depois aplicando o látex, de preferência com fundo branco. Depois, aplique de uma a duas cores da tinta esmalte com a esponja, fazendo os movimentos escolhidos, e na intensidade desejada.

Lembramos que a esponja não pode estar encharcada, de maneira a evitar que se formem manchas. E, além disso, quando for escolher as cores claras é recomendável que a técnica seja executada num fundo também claro, da mesma maneira os tons escuros que também exigem uma base escura.

A técnica aqui descrita é fácil de ser feita e pode ajudá-lo a transformar aquele quarto sem graça ou aquele móvel velho em uma linda e nova peça. Para isso basta ter paciência e disposição.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MQnB7Hryzuo[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *