Pintura de Patchwork: Arte em Tela

A pintura faz parte da vida do homem desde sempre. Quando o homem era nômade e vivia em cavernas ele usava as pinturas na parede para se comunicar, para deixar registros aos seus descendentes e para se vangloriar de seus feitos.

Pintura de Patchwork

Pintura de Patchwork

Com o avanço histórico do homem, a pintura foi ganhando outros traços, mas com as mesmas funções: registros familiares e históricos, lembrar a gloria de alguns atos. Até hoje a pintura é considerada uma arte, sinônimo de nobreza e cultura.

Como é Feito a Pintura

A pintura é expressa através da superfície onde será produzida (a tela) e dos materiais (pinceis e tintas). Técnica que utiliza pigmentos em forma liquida para colorir uma superfície, a pintura chega a ser considerada uma terapia que atribui tons e texturas a uma superfície que pode ser tela, papel, parede e até mesmo tecido.

Arte em Patchwork

Outra arte feita em tecido e que vem dando o que falar é o patchwork. O patchwork é um tipo de arte manual que consiste na união de retalhos de tecidos para a criação de tecidos. O patchwork pode ser feito para a confecção de peças de vestuário como camisas, calças e saias ou para capas de almofadas, fronhas, bolsas, panos de pratos, entre outros. É um trabalho artesanal, e como qualquer outra arte é muito bonito. Quando feito com cuidado e com criatividade pode se tornar uma obra maravilhosa. E por que não juntar as duas artes?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ckd2ucFaizA[/youtube]

Pintura em Patchwork – Romero Britto

Talvez agora muitas pessoas estejam se perguntando se é possível juntar a arte da pintura com a arte do patchwork. Vocês já ouviram falar em Romero Britto?

Romero Britto é um pintor brasileiro, nascido em Recife e radicado em Miami. Começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco e hoje é conhecido mundialmente. Britto alega que sua criatividade veio para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego a quem observasse sua arte. Entre seus admiradores a arte de Britto é chamada de “arte da cura”.

Mesmo com boa intenção, a arte de Romero Britto tem uma estética um tanto não convencional. De acordo com alguns críticos, a arte feita por Romero Britto (e que é admirada pelo mundo inteiro) nada mais é do que a diluição repetitiva e não muito original de alguns pressupostos do pop art, misturando algumas manias típicas de quem faz história em quadrinhos.

Britto não se deteve diante de certas críticas e continuou a fazer sua arte, com o desejo de instigar a arte com a alegria das cores.

Para quem não conhece as obras de Romero Britto, seus quadros são muito coloridos e cheios de “recortes” que separadamente não significam nada mas quando olhados em um conjunto representam a obra final. Britto já fez obras especiais para a atual presidente do Brasil, Dilma Roussef, para o museu do Louvre, e até criou selos postais especiais para a ONU. Ele trabalha com cores fortes, vibrantes e alegres, que deixam expostas não só a personalidade do artista mas também a alegria brasileira.

Sua ascensão deu-se quando ele realizou a ilustração de uma campanha publicitária da vodca Absolut. Iniciando a arte pelo grafite, hoje é um artista renomado e um dos artistas brasileiros mais conhecidos.

A arte de Romero Britto inspirou os artistas do patchwork a criarem esse estilo de pintura em patchwork já que, se olhado separadamente, a arte de Romero Britto parece realmente vários retalhos unidos.

Pintura em Tecido Estilo Patchwork

Depois de ver um pouco sobre o patchwork e sobre o estilo de Romero Britto, que tal fazer você mesmo uma pintura com esse estilo? Você vai precisar de uma camiseta branca, uma tábua em mdf (ou um papel mais duro), tinta acripuff (acrilex) de preferência em cores vivas, cola permanente, pinceis grossos e finos, fita crepe, um depósito para lavar os pinceis, um depósito para depositar as tintas separadamente (godet), pinta bolinhas, ferro de passar e descartáveis (pratinhos, papel toalha, panos e palitos de churrasco).

Pintura em Tecido

Pintura em Tecido

Passo a Passo

Passe a cola permanente na tábua de mdf, aguarde secar conforme diz no rótulo e coloque por dentro da camiseta. Transfira o risco, coloque fita crepe ao redor (nas laterais) e pinte com pincel utilizando a tinta acripuff. Sempre deixe um pequeno espaço sem pintar entre o risco e o desenho.

Misture uma cor com o preto para formar uma cor mais escura. Pinte alguns “recortes” separados conforme o desenho. Vá pintando o desenho feito com as outras cores e de preferência separadamente, para que deixe mais em evidência o patchwork. Lembre-se de deixar sempre um espaço entre a tinta e o traço do desenho.

Com um palito de churrasco faça bolinhas pequenas com uma cor diferente do plano de fundo. Para fazer as bolinhas maiores, faça com o próprio bico da tinta acripuff. Aguarde a tinta secar de acordo com as instruções do rótulo. Depois que toda a tinta estiver seca, retire a fita crepe e passe o ferro de passar para expandir a tinta acripuff. Para esse processo passe a camiseta pelo lado do avesso.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8Y8Wtca3Pcg[/youtube]

Vaso que Parece Colcha de Retalhos

Para fazer uma peça original, você pode usar várias técnicas e vários materiais. Com a peça final você pode enfeitar a sala da sua casa ou o jardim. É um verdadeiro desafio à sua imaginação e criatividade!

Material

Você vai precisar de um vaso de cerâmica, pinceis grossos e finos, tintas acrílicas nas cores de sua preferência, tintas dimensionais, lápis, escova de dente velha, cola, cascas de ovos e um conjunto craquelê transparente.

Passo a Passo

O primeiro passo é lavar o vaso para tirar resto de resíduos, caso contrário a tinta não irá aderir direito. Depois de seco, desenhe no vaso os “remendos”, conforme deseje (se você quiser, pode pegar uma foto como referencia para a arte). Pinte os espaços com diferentes cores, alternando entre escuro e claro. Lembre-se que a tinta acrílica tende a escurecer depois de seca: se necessário misture com um pouco de branco para clarear alguns tons.

Faça a pintura com muito cuidado. Uma arte requer atenção e cuidado. Provavelmente será necessário mais de uma demão para atingir o tom necessário. Nos “remendos” você pode aplicar alguma estampa de sua preferência.

Você pode aplicar estampa de Poá (basta fazer os pontinhos), de coração, frutas ou alguma estampa pequena. Também pode fazer um xadrez ou listradinho, tudo vai depender de sua imaginação. Aposte em estampas diferentes, como com a colagem de cascas de ovos. Para finalizar, simule com tinta dourada ou branca a costura da linha. É só escolher onde quer colocar o vaso e enfeitar com um lindo buquê.

Agora que você já viu técnicas de como pintar simulando a arte do patchwork, enfeite sua casa com fotos suas ou de parentes unidas à arte que ganhou o mundo com um grande artista do Pop Art nacional. O patchwork em tinta fica um charme e nada melhor do que enfeitar sua casa com sua própria arte. Mãos à obra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde, Eu Fiquei Sabendo em outro forum que está dificil de achar is tecidos para esse propósito, eu conheço dois em Ribeirão Preto, Rosolen Têxtil para moda, tecidos finos, etc e Rosolen Têxtil para moda, tecidos finos, etc

    http://www.fabricadetecidos.com.br

    fabrica de tecidos 7 de julho de 2015 0:34 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *