O peso de porta é um tipo de artesanato que decora, mas também é útil, já que evita que as portas da casa fiquem batendo por causa do vento. No post de hoje daremos dicas de como fazer um lindo peso para porta utilizando as técnicas do patchwork. Continue acompanhando e confira.
O Que é Patchwork?
O patchwork é uma técnica de artesanato com tecidos sobrepostos, formando imagens. No caso específico do peso de porta, é feito em algum formato em tecido, seja de um objeto ou animal, como se fosse uma almofada, para que seja colocado o conteúdo que irá pesar e mantê-lo firme no chão, que é geralmente areia. Então, use-se retalhos de tecido que são costurados sobre a “almofada” para representar os detalhes da figura.
Por exemplo, ao fazer um peso de porta no formato de uma coruja, a técnica do patchwork é utilizada para detalhes como bico, olhos, divisão do rosto e o que mais você desejar. Geralmente, utiliza-se tecidos estampados para deixar as peças ainda mais bonitas e especiais.
Ideias Para Fazer Peso de Porta em Patchwork
Utilizando as técnicas do patchwork é possível criar inúmeros modelos de peso de porta. Algumas sugestões são:
- Coruja: Os pesos de porta em forma de coruja são muito graciosos e certamente darão um toque especial para a decoração da sua casa. Para deixar a peça ainda mais bonita, capriche em adereços, como flores e laços, e escolha dois tipos de estampas diferentes para combinar.
- Galinha: Outro tipo de animal que fica ótimo em forma de peso de porta é a galinha. Você tem a opção de fazer uma só ou várias, uma ao lado da outra, para o caso de uma porta mais pesada, ou mesmo para deixar o resultado mais charmoso.
- Temáticos: Se você desejar, poderá fazer pesos para porta temáticos de acordo com o cômodo em que a peça irá ficar. Um mestre cuca para a cozinha, um vaso de flores para a sala e daí por diante. Para os quartos, pense no perfil de cada morador da casa para escolher o que mais combine.
Dicas Para Fazer Peso de Porta em Patchwork
- Areia: Como dito anteriormente, geralmente coloca-se areia dentro do peso para porta para que ele realmente seja capaz de mantê-la firme. Nesse caso, é importante colocar em sacos plásticos bem resistentes para evitar que a areia vaze pelos orifícios do tecido. O segredo para que fique com um acabamento bonito e sem partes enrugadas é envolver o plástico em fita adesiva larga, moldando-o antes de colocar dentro do tecido.
- Moldes: Se você não tem talento com desenho, não se preocupe. Para fazer o seu peso de porta em patchwork basta selecionar um bom molde. Em sites e revistas especializados você irá encontrar com facilidade uma série de opções. Então, basta recortar o molde, riscar e cortar o tecido e começar a costurar.
- Linhas: O charme do patchwork é a costura aparente, então escolha linhas de cores bonitas, que combinem com os tecidos, mas que não sejam óbvias. Evite, por exemplo, combinar azul com azul, verde com verde. Quanto mais colorida for a sua peça, mais bonita ela irá ficar.
- Retalhos: Diversas lojas de tecido vendem retalhos por preços bem baixos. Então, não deixe de perguntar quando for comprar os tecidos para fazer o peso de porta. Além de ser mais econômico, você terá acesso a diversos modelos de estampas diferentes, o que dará maior liberdade para a criação das suas peças.
- Detalhes: Botões, lantejoulas e fitas podem ser ótimas opções para fazer o acabamento do seu peso de porta. Utilize-as para fazer olhos, laços e outros detalhes nas suas peças. Quanto mais caprichar nos detalhes, mais bonito o peso de porta irá ficar.
Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e incentivar mais pessoas a fazerem essa arte tão bonita que é a do patchwork!