Patchwork: Descubra Os Segredos Da Técnica Foundation Ou Paper Piecing

O patchwork é a arte de emendar tecidos criando desenhos. Porém, existem diversas técnicas que ajudam você a desenvolver este tipo de arte. A famosa colcha de retalhos é um exemplo de patchwork e que muitas vezes usa a técnica “quilt” por exemplo. As técnicas utilizadas para fazer este tipo de trabalho datam de muitos anos atrás, pegando desde a idade média até os dias de hoje. Tem muita gente amando essa e todas as outras técnicas do patchwork, porque também é uma forma de terapia ocupacional, ajudando você a desenvolver o seu lado artista! Abaixo, você vai conhecer as diversas técnicas do patchwork, mas com a atenção voltada para uma delas: O Foundation ou Paper Piecing.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Xv2gKMx9CCM[/youtube]

Patchwork: Da Onde Veio?

Mais precisamente na Idade Média, lá no Oriente Médio, as primeiras colchas de retalhos começavam a ser produzidas. O pessoal dessas bandas já usavam a técnica “quilt” para confeccionar os seus produtos e depois usa-los para os seus respectivos fins. Os primeiros “quilts” foram feitos para manter a galera daquele tempo aquecida, pois está técnica utilizava várias camadas de tecidos.

Mesmo assim, os pioneiros que realmente introduziram a técnica do patchwork foram os americanos. Naquela época, tudo era reaproveitado, inclusive os pedaços de panos que eram retalhados para formar cobertas, casacos e até mesmo roupas para usar do dia a dia e em festas. Depois das crises econômicas que atingiram a América do Norte, as mulheres passaram a usar o patchwork como sustento, vendendo as suas colchas de retalhos.

Atualmente, o patchwork também é usado como forma de renda familiar, mas mais do que isso, é uma expressão artística!

Patchwork: Da Onde Veio?

Patchwork: Da Onde Veio?

Os Tipos De Patchwork

Veja abaixo, todas as técnicas de patchwork:

  • Aplicação ou “Appliqué”
  • Crazy Quilt
  • Favo de abelha
  • Foundation ou Paper Piecing
  • Seminole
  • Tradicional
  • Tridimensional
  • Water Color
Para saber mais sobre todas essas técnicas, acesse http://www.arteirasquilt.com.br.
Os Tipos De Patchwork

Os Tipos De Patchwork

Foundation, Vulgo Paper Piecing

Esta técnica veio para agilizar a vida dos artesãos de plantão. É uma técnica ágil e prática, que não requer muito tempo para ser executada. Com ela, você produz o seu patchwork de forma precisa, principalmente quando estamos lidando com miniaturas. Para esta técnica, se utiliza uma base chamada “foundation”, desenhada e numerada em todas as suas partes. A costura que irá ser feita em seguida seguirá a ordem numérica e por isso o Foundation, vulgo Paper Piecing, é uma técnica que requer muita organização e paciência!

Se você pensa que precisa ser um profissional nesta área, não se preocupe que não precisa não! Na técnica tradicional, talvez você tenha que ir adquirindo experiencia para fazer um trabalho bem feito. Esta é a grande vantagem do Paper Piecing: você não tem que ter nenhum gabarito para executar esta técnica!

O Molde 

Lembra que falamos que o Foundation é uma técnica super organizada. Agora nós vamos mostrar para você o porque. Para começar, o paper piecing começa com um molde, mais ou menos geométrico que pode ser desenhado por você. Para facilitar a sua vida, vamos mostrar um molde já pronto e numerado, já que a principal característica dessa técnica é a numeração. Veja aqui : http://1.bp.blogspot.com/-AhdKygI0qmg/TjhT78rqnPI/AAAAAAAAA7U/mPi5JWEXLIQ/s1600/SDC11453.JPG. Este molde mostra uma linda tulipa!

Os Desenhos 

Para quem pensa que o paper piecing é só geometria, se enganou e os matemáticos começam a desistir da técnica. Mas calma, você pode construir desenhos super divertidos usando figuras geométricas também! No blog http://www.ateliepattywork.blogspot.com.br, você encontra uma abelhinha linda para você começar a sua técnica Foundation em grande estilo.

O Que Eu Posso Fazer Usando o Paper Piecing?

Geralmente, existem duas coisas que os artesãos adoram fazer com essa técnica: bloquinhos e almofadas. As almofadas fabricadas com o Foundation é feita com uma costura  a base de papel vegetal com os desenhos previamente feitos. No blog http://www.tearpiaocupacional.blogspot.com.br, você encontra o molde de tulipa que já mostramos acima só que já costurado em uma almofada. Você vai amar!

Material Para Fazer Almofada 

Como de costume, vamos mostrar o material que se usa para fazer a técnica Foundation em uma linda almofada! Geralmente, as almofadas devem ser em nível intermediário com medida 0.55 x 0.55 cm sem moldura. Abaixo, segue a lista do que você vai precisar:

  • 30 cm de tecido vermelho
  • 60 cm de tecido azul escuro
  • 20 cm de tecido estampado em tons de azul
  • 20 cm de tecido tom tom branco
  •  60 X 60 cm de tecido cru p/ forro
  •  60 X 60 de manta acrílica
  • Régua grande
  • Uma placa de corte
  • Uma régua de aço
  • Um cortador circular
  • Tesoura sem ponta
  • Alfinetes
  • Lápis com ponta 6B
  • Papel de seda
  • Cola em bastão
  • 01 zíper 55 cm branco
  • Maquina de costura
  • Ferro de passar
O passo a passo começa quando você escolhe o molde que vai desenhar e faze-lo sob uma cartolina com as medidas indicadas. O que você não pode esquecer de jeito nenhum é de escrever os números conforme estão escritos no molde. Veja aqui: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/pat_almofada-paper-foundation.html. Neste site, você também encontra o passo a passo todo detalhado e cheio de fotos para que você não tenha nenhum dúvida e não erre nenhum detalhe da técnica!

Uma ajudinha a mais…

A autora Carol Doak quebra um galho para quem quer começar a aprender a técnica do Paper Piecing. Ela escreveu tudo o que você precisa saber sobre isso em seu livro, chamado 300 Paper-Pieced Quilt Blocks. Há quem diga que neste livro há muitas  informações bacanas, tanto para fazer os seus bloquinho quanto para as suas almofadas. A blogueira Carmem afirma que o livro está sendo vendido na Livraria Cultura.

O mais interessante é que o livro vem com um CD que vem com um programa que você instala no seu computador e que vai te dar muitas possibilidades na realização desta técnica. Com a ajuda do CD, você imprime moldes e os gráficos de tamanhos diferentes de acordo com aquilo que você quer produzir.  Primeiro, você aprende a fazer os retalhos na máquina, mas com o tempo e a experiência da autora Carol, você vai conseguir fazer todos os seus Paper Piecing usando somente as suas mãos.

Vídeo

Neste vídeo

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6hJrDQEKnp4[/youtube] ,

você vê um tutorial super prático desta técnica maravilhosa!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei, gostaria muito de aprender fazer almofadas lindas como essas

    Nomedilma 2 de setembro de 2013 0:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *