Patchwork
Para quem não sabe, patchwork, significa “trabalho com retalho”. É uma técnica a qual une tecidos de diferente formatos. O patchwork é a parte superior ou seja, o topo do trabalho, pois o trabalho completo é o acolchoado, formado pela manta acrílica, o tecido fundo e o topo, tudo preso por uma técnica chamada quilting ou também conhecida como acolchoamento.
Patchwork Em Círculos
1º – Passo a passo
Material Necessário.
- – Você irá precisar de quadradinhos em tecidos, de preferencia com dois tamanhos diferentes. Pois os de tamanho maior, será usado como quadrado e o de tamanho menor será cortado em forma de círculo.
- – Pegue um pedaço de papelão, e corte um circulo para ser o molde. Esse molde tem de ser menor que os quadrados pequenos de tecido que você cortou.
- – Linha de costura
- – Agulha para costura
Modo De Fazer
1º Passo – Pegue os quadradinho de tecido, risque-os com o molde, prenda com alfinetes e depois recorte. Faça isso com todos os quadradinhos menores. Os maiores ficaram no formato de quadrado mesmo.
2º Passo – Agora você irá pegar os círculos e costura-los nos quadrinhos maiores. Você deve sempre alternar a estampa, para que fique bem coloridas, ou seja, não costure um circulo junto a um quadrinho com a mesma estampa. Você deverá fazer isso em todos.
3º Passo – Agora você irá pegar um quadrado e dividi-lo em 4 partes iguais. Em seguida você deve retirar, cortar, o excesso de tecido que sobrou na parte de baixo do círculo.
4º Passo – Você deverá agora, alternar as estampas e costurar, formando de novo novos quadrados.
5º Passo – Agora você irá costurar todos os quadrados juntos e seu patchwork em circulo estará pronto.
*Esse trabalho fica muito legal como capa de almofadas, ou ate mesmo para fazer uma colcha diferente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W68mmAaeuzc[/youtube]
Outros Trabalhos Com Patchwork
1º Passo a Passo – Manta
Material Necessário
- – Retalhos de tecido;
- – Tesoura;
- – Manta acrílica vendida em metro;
- – Máquina de costura (se tiver);
- – Linha e agulha para costura.
Modo De Fazer
1º Passo – Você irá primeiramente pegar os retalhos de tecido e corta-los em quadrados. Você deverá fazer isso também com a manta acrílica. Deixe os quadrados dos retalhos de tecido no tamanho de 22 cm x 22 cm, e o da manta acrílica 20 cm x 20 cm.
2º Passo: Agora você deve arrumar da seguinte maneira, por baixo um tecido, no meio uma manta acrílica e por cima o tecido novamente.
3º Passo: Em seguida você tem que costurar o quadrado, um de cada vez. Você realizará esse processo com todos os quadrados, ou seja, até acabar a manta acrílica. O ideal é você fazer uma costura em espécie de X.
4º Passo: Agora é a parte final, onde você deverá unir os quadrados.
2º Passo a Passo – Caixinhas Em Patchwork
Material Necessário
- – Caixa de MDF 6mm, tamanho 21 x 21 cm;
- – 35 cm de tecido para tampa
- – 25 cm de tecido para a parte inferior;
- – Retalhos de outros dois tecidos (que combine com os dois anteriores)
- – Pérolas;
- – 10 m de fitas de cetim nº 0 (divididas em 2 ou 3 cores que combinem com os seus tecidos);
- – Cola branca para artesanato;
- – Tinta branca PVA;
- – 1 ou 2 folhas de EVA;
- – Termolina leitosa;
- – Pistola e bastão de cola quente;
- – Fibra sintética.
Modo De Fazer
1ª Parte
1º Passo – Pegue a caixa em MDF e passe uma demão de tinta branca em toda parte e espere secar;
2º Passo – Na parte externa da tampa da caixa, passe cola branca. Na parte superior e nas laterais externas também, e espere secar.
2ª Parte
1º Passo – Pegue o tecido escolhido pra a parte a parte externa da caixa, e corte uma tira de 20 x 83 cm;
2º Passo – Agora você deverá posicionar o tecido em uma das laterais da caixa de modo que você deixe sobrando 2 cm de tecido para frente e para o fundo da caixa
3º Passo – Você precisa agora alisar o tecido, ou seja, você irá passar o tecido aderindo-o a caixa. Faça isso em torno da peça. No final deverá sobrar duas pontas de tecido;
4º Passo – Vire a caixa de fundos, agora passe nas bordas 2 cm de cola, dobre a sobra do tecido, como se faz ao encapar um caderno. Você irá perceber no encontro dos tecidos, que será necessário que faça um pique para que possa dobrar;
5º Passo – Com a caixa virada com a abertura para cima, você deverá esticar a sobra do tecido em cada vértice, e depois devera cortar em linha reta até chegar na caixa, criando 4 parte independentes de tecido
6º Passo – Agora escolha uma das partes, passe na parte lateral interna da caixa um pouco de cola, e em seguida dobre o tecido para dentro. Novamente você terá de fazer um pique em cada lado para que o tecido fique moldado na caixa. Repita este processo na parte na frente desta.
7º Passo- Na duas partes que sobrarão, você deve fazer o mesmo procedimento, só que dessa vez, você deverá dobrar para dentro o excesso de tecido, para ter um acabamento melhor.
8º Passo – Tire a medida do fundo da caixa e corte um quadrado de EVA 2 mm menor que essa medida Faça esse passo novamente com o fundo interior.
9º Passo – Corte dois quadrados do tecido já usado, mas tem que ter 2 cm de folga para cada lado dos EVAs. Usando a cola branca, você deve encapa-los como se encapa um caderno
10º Passo – Cada quadrado desse deve ser colado em seu respectivo lugar.
3 ª Parte
1º Passo –Do tecido escolhido para a tampa da caixa, você deverá cortar um quadrado de 30 x 30 cm;
2º Passo – Centralize o tecido cortado em cima da tampa e passe o ferro. Faça esse mesmo procedimento virando o tecido nas 4 laterais. Recorte o excessos de tecido das pontas, mas deixando uma margem de segurança;
3º Passo – Na tampa você vai fazer a mesma coisa que fez com a parte do fundo da caixa.
4ª Parte
1º Passo – Passe termolina leitosa, homogeneamente em toda a caixa e espere secar. Você precisa esperar a termolina secar totalmente, por que você irá cortar as sobras do tecido rente a caixa, pois se ela não estiver seca o tecido desfia.
5ª Parte
Agora é hora de você enfeitar a sua caixa. E para isso você tem as pérolas, as fitas de cetim, flores. E hora de usar a imaginação.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Eg1ETwltt1s[/youtube]
parabéns pelo trabalho mãos abençoadas
.