Os mosaicos são facilmente reconhecidos por qualquer pessoa, ele nada mais é que um conjunto de pequenas peças que geralmente são coloridas para dar um destaque maior, esse conjunto de peças tem como objetivo formar uma composição, podendo ser um desenho ou até mesmo figuras mais abstratas. Isso tudo quase todos já sabem, porém você consegue identificar a diferença entre um mosaico verdadeiro e um “falso” mosaico?
A técnica de falso mosaico vem crescendo muito ultimamente, principalmente entre artistas de decoração simples. Não é difícil entender porque essa técnica tem tomado tanto espaço nos últimos anos. Principalmente atingindo os artistas de primeira mão, que não possuem tanta experiência, o que os oferece uma gama muito grande para se usar a criatividade. A diferença entre o verdadeiro e o falso mosaico é que os “verdadeiros” são feitos com pedras, conchas e até mesmo papel, formando assim uma composição. Os falsos por sua vez utilizam pingos de tinta, o que os tornam mais acessíveis, fáceis de fazer e muitas vezes mais baratos.
Além dessas primeiras vantagens, o que mais chama a atenção é que o resultado final não sofre muitas alterações entre os dois, a diferença pode ser apenas percebida por bons olhos e que conhecem as técnicas. Muito usado em ambientes residenciais o falso mosaico vem se destacando, pois é ideal para repaginar alguns moveis dando certa modernidade para eles, ideias para quem não investe em moveis artesanais, podendo dar um clima que só um produto criado por você vai ter. Além nos móveis os falsos mosaicos são geralmente muito usados em caixas de madeira e em portas copos e objetos dando um estilo único para cada.
Para criar seus mosaicos é necessário escolher primeiramente o tipo de imagem que vai querer reproduzir, você pode criar uma gravura do zero ou até mesmo comprar ou procurar uma gravura em forma de mosaico ( o que vai ajudar na confecção), essas imagens já prontas já vem na forma de pequenos quadrados ou retângulos e dessa forma compondo a imagem. Se por exemplo sua intenção é criar uma caixa com esse mosaico a imagem deve ser aplicada em sua superfície.
Para auxiliar na montagem do mosaico é necessário pintar a caixa de uma cor que vai ajudar na composição do desenho, depois de pintada vai ser preciso aplicar a cola em toda a superfície em que o mosaico vai estar. Use um pincel para aplicar a cola o que vai ajudar a espalhar bastante o produto. Se for usar a gravura já pronta é importante tomar cuidado para não criar bolhas no papel, o que vai prejudicar bastante seu desenho, uma forma boa para se evitar isso é usar um saquinho de plástico para ir pressionando a imagem na superfície da caixa.
Após todos esses passos, você vai começar a criar o seu falso mosaico. O processo de criação tem inicio quando você começar a preencher os quadrinhos com tinta relevo transparente é importante prestar atenção para que a tinta não ultrapasse o limite de cada parte. Até essa parte não vai ser possível se ter uma ideia de comparação com o mosaico verdadeiro, o que vem a seguir é que da o charme para a peça. Está na hora de aplicar o verniz brilhante a base de água, que é o que vai criar o efeito mosaico de verdade. Deve ser aplicado com um pincel e quantas mãos forem necessárias para você ficar satisfeito com o resultado. Após essa etapa você já pode aproveitar sua obra de arte.
Existem várias técnicas de se fazer o falso mosaico e é possível utiliza-los em diversos objetos, confira abaixo algumas ideias e seu passo a passo para você decorar e deixar sua casa com a sua cara.
Uma das ideias para a decoração mais legal de todas é o uso de velhos discos de vinil, o que pode dar uma decorada muito boa quando usado em cima de mesas e balcões, veja como é fácil criar seu disco mosaico!
Você Vai Precisar De:
- 1 disco de vinil
- Tinta acrílica preta
- Tinta relevo brilhante nas cores: azul, laranja e branca.
- Pincel chato com cerdas macias e um pedaço de papel
- 1 assadeira
Para criar seu disco você vai começar colocando agua fervente dentro da assadeira e mergulhar um lado dos discos, isso vai fazer esse lado amolecer, após isso retire o disco da agua em com sua mão molde ele até ficar parecendo com uma aba. Esse processo deve ser repetido nos outros 3 lados do disco, no final ele vai precisar estar parecendo um prato quadrado.
Agora vai começar a pintura, você deve pintar todo o centro do disco com a tinta acrílica preta, geralmente essas tintas secam rápido, por isso não se preocupe com a demora. Agora vai começar o verdadeiro serviço do falso mosaico, pegue um pequeno papel de papel comum , coloque no centro e no verso do disco e segure, dessa forma você começa a fazer as “pedras” do seu mosaico, a própria tinta vai se certificar que os pedaços de papel fiquem grudados no fundo.
Com a tinta azul comece a fazer vários pingos em uma metade do centro do disco, na outra metade você já pode também começar a fazer o mesmo com a tinta laranja. Nas bordas você usa a tinta branca, fazendo o mesmo processo anterior. Agora para finalizar repita o processo na outra metade do disco, porém para dar um toque legal intercale as cores azuis e laranja, para dar um ar de mosaico de verdade!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0V8LcxrVqNM[/youtube]
Para essa composição você vai gastar em torno de R$ 3,00 sem contar o disco e se quiser pode ser vendido até R$ 13,00. Os falsos mosaicos podem ser a solução para sua decoração caseira como até mesmo a solução para seu bolso, afinal, muitas pessoas hoje em dia trabalham com isso e vendem seus trabalhos para descolarem um troquinho no fim do mês. Os falsos mosaicos oferecem uma versatilidade muito grande, dando a você uma vasta gama de utilidades.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M50eAyMSN-U[/youtube]