A cada novo dia que passa, novas técnicas artesanais vem tomar conta do mundo das artes. É comum, pois grande parte da população, pelo menos brasileira, ganha a vida fazendo artesanato, seja usando os métodos que forem. Porém, uma das técnicas que vem surgindo a cada dia mais é a textura em MDF, o que não algo muito simples de se fazer. Mesmo assim, os artesãos de plantão vem adotando este tipo de arte, pois o resultado final é realmente coisa de outro mundo! Veja neste artigo como iniciar este trabalho.
O MDF
Os novatos que estão entrando agora no universo do artesanato devem ter achado estranho quando leram as siglas MDF. Estas letras significam apenas uma coisa: Chapa de fibra de densidade média, sem mais delongas. Já deu para perceber que o MDF é um material com o qual se trabalha para produtos outros produtos secundários.
As chapas de MDF possuem uma produção bem complexa: são feitas com finas fibras de madeira aglutinadas com resina sintética sob alta pressão e temperatura. O resultado dessa produção é uma chapa maciça de boa qualidade com uma superfície bem plana e lisa, onde podem ser aplicados revestimentos ou acabamentos como a pintura ou a aplicação de texturas.
O MDF tem aplicações na construção civil e pode ser usado tanto para criar pequenos objetos como para fabricar grandes móveis. Ele pode ser lixado, serrado, furado, etc.
Os Benefícios do MDF
O MDF é um material bastante aplicado hoje em dia por conter certos benefícios em sua produção e também na sua utilização como o todo. Abaixo, seguem os principais benefícios deste material e que ajudam a explicar a sua grande aplicabilidade.
- Para o meio ambiente: As chapas de MDF são atualmente fabricadas com madeira de reflorestamento e por isso se torna uma matéria prima ecologicamente correta, sem agredir o futuro do planeta.
- Material durável: A sua durabilidade em termos de material é algo inquestionável. O MDF é mais resistente para a umidade ou variações térmicas do que muitos outros materiais como compensados, por exemplo. O material tem proteção contra cupins e o calor excessivo.
- Diversidade: O MDF é um ótimo material para se trabalhar já que pode ser usado de diversas maneiras. Ele pode ser usado para personalizar ambientes com um custo mais acessível do que outros materiais.
O Fantástico Mundo das Texturas
As texturas são a grande paixão de muitos designers, arquitetos e engenheiros civis até. Quem não gosta deste tripo de arte que envolve tanta criatividade e uma técnica nem tão simples assim? O mundo das texturas é mais amplo do que se parece e envolve uma grande quantidade de técnicas de alta qualidade. Em alguns casos, as texturas podem ser aplicadas em pequenos objetos feitos em MDF, como por exemplo baús e caixinhas. Além disso, na maioria das vezes as mais diversas texturas são aplicadas em paredes, criando um grande efeito para o ambiente. É por isso que as industriais de tintas tem fabricado vários produtos para que as texturas sejam feitas da forma correta em qualquer material.
Aplicando Textura em MDF
Como o assunto aqui é artesanato, a boa é praticar a textura de MDF em uma caixinha pequena, para colocar jóias, material de costura e outros mantimentos. Para saber como praticar esta técnica na sua chapa de MDF, serão necessários alguns materiais listados logo abaixo:
Materiais Necessários
- TINTA PVA
- TEXTURA
- PAPEL DE SCRAP
- TESOURA
- RÉGUA
- PENTE DE CABELO
- ESPÁTULA
- ESTILETE
- COLA BRANCA
- FITA BANANA
- CORDÃO ENCERADO
- FITA DE CETIM
- TODO E QUALQUER MATERIAL QUE VOCÊ PODE USAR PARA DECORAR AINDA MAIS A SUA CAIXINHA
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oQlc7eEbTdM[/youtube]
Passo a Passo
1. Primeiro, use a tampa da caixinha para iniciar a sua pintura. Use a tinta PVA da sua escolha e sempre pinte a tampa na posição horizontal. Lembrando que a cor para a pintura deverá ser de sua preferência optando sempre por combinar os objetos de decoração que você irá usar posteriormente.
2. Espere a tinta PVA secar bem para começar a próxima etapa. O passo seguinte será para iniciar a texturização. Por isso, tenha em mãos o seu pincel e o seu tom de textura para passar uma camada sobre a tinta PVA já seca.
3. O próximo passo é esperar esta camada de texturização secar, mas não completamente. Quando ela estive quase seca, passe o pente sobre esta camada, a fim de criar a primeira texturização. Após fazer a texturização, a camada de tinta ficará bastante áspera e logo depois de se passar o pente, use uma espátula para dar o efeito final e abaixar as pontas que estão deixando o seu trabalho áspero.
4. Em seguida, é hora de customizar o resto da sua caixinha, forrando as laterais. Se você preferir pode texturizar a caixinha inteira, desde que não ultrapasse somente os lados. Não é aconselhável texturizar o objeto em sua base, pois na hora de guardá-lo, será uma dificuldade!
5. Recorte alguns papéis estampados para colar na lateral e sempre use uma fralda macia para ajudar a colar e não criar bolhas no papel. Use o material estampado para forrar toda a caixa onde ela não estará texturizada, principalmente na parte de baixo. Use um estilete bem afiado para recortar todo o papel, não esquecendo de medir bem as dimensões da caixa para forrá-la sem erros.
6. Agora, é só usar o restante do seu material de decoração para personalizar a caixinha. Você pode colocar as fitas de cetim na tampa para dar um ar mais legal a sua textura. Pronto, depois de deixar a sua caixinha com a sua cara, você poderá vende-la ou usar como objeto de decoração!
Vídeos
Caso você, artesão, tenha tido alguma dúvida com relação a aplicação de textura em MDF, além de existirem outras formas de faze-la, você pode esclarecer tudo através dos vídeos abaixo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pY7NoCWmB44[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hjy181t5XBY[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oQlc7eEbTdM[/youtube]
Em todos os vídeos, é possível aprender métodos novos, usando materiais diferentes.
Muito proveitosas as dicas de artesanato,são lindos os trabalhos expostos aqui…Abraços
Amo artesanato e essas dicas apresentadas foram excelentes para mim. Parabéns às artesãs.