As técnicas em artesanato vem se aprimorando a cada dia e novos objetos vem sendo empregados para que estes métodos não fiquem tão complexos. Para quem é iniciante, diversos cursos preparatórios vem sendo criados para formar artesãos cada vez mais capazes de formarem seu próprio negócio. Este é o caso do processo da latonagem, uma técnica muito usada para customizar pequenas peças. Este método está sendo cada vez mais renovado e hoje em dia, pode até ser feito com a utilização de pequenos carimbos. Quem ficou curioso, não pode deixar de ler este artigo!
Um Breve História
Para quem pensa que a latonagem já é uma técnica tecnológica se enganou. O processo existe há muito anos e sempre foi usado por povos considerados primitivos ainda. É claro que a técnica se renovou ao longo dos anos, mas nunca deixou de ser a boa e velha latonagem de sempre.
Antigamente, a técnica era chamada de repuxado e por muitas vezes se iniciou em peças de madeira na Europa. Quando os artistas começaram a ver que a madeira não era resistente e manchava com facilidade, eles começaram a usar os metais. Assim, desenhos utilizados na artes sacra eram os mais vistos no mundo da latonagem antiga. A maioria dos desenhos começou a ganhar alto releve e dai vem a palavra “repuxado”.
O processo parou de ser usado por um tempo e acabou sendo esquecido. Logo em seguida, em outro século, a arte ressurgiu em Paris, na França, e perdurou por mais ou mneos 20 ou 30 anos. Assim, os franceses começaram a produzir castiçais, floreiras, baús e caixas usando a técnica da latonagem para enfeitar os objetos.
No Brasil a arte da latonagem só foi chegar em 1970 com o uso da cor e betume, atualmente empregada também. O betume deixava o material uma verdadeira maravilha, já que em contato com o alumínio, o tom começa a ficar dourado lembrando o aspecto do latão. Com o passar do tempo, começaram a ser aplicado materiais como nanquim ou anilinas e a latonagem só foi se modernizando.
Cursos Para Latonagem
Para quem quer aprender o incio de um processo complexo, porém com resultados maravilhosos, vale a pena procurar cursos sobre a latonagem. Existem milhares de lugares onde a latonagem conquistou o seu espaço, e mesmo que vocêw, futuro artesão, não queira se aprofundar na técnica, existem níveis básicos, intermediários e avançados nestes cursos. Para começar, o aluno aprende como fazer a latonagem propriamente disso. Em seguida ele aprende a utilizar outro métodos que ajudam a aprimorar a técnica da latonagem, como os carimbos. Neste caso, o interessado vai se identificando com o processo ao longo do curso, até virar um verdadeiro especialista em latonagem.
Em geral, os cursos são gratuitos e todas as ulas possuem horários flexíveis, ou até mesmo as chamadas videoaulas. Para obter mais informações, basta clicar no link logo abaixo
A Casa da Latonagem é a mais famosa loja de artigos feitos através dessa técnica e que oferecem tais cursos gratuitos que podem ser feitos sem sair de casa. Você pode aprender através de vídeos e sempre tirando as suas dúvidas com algum colaborador.
A Latonagem Como Ela é
O próprio nome já diz, a latonagem é uma técnica que visa ajudar nos desenhos em materiais mais maleáveis como o latão, alumínio e todos aqueles que possuem brilho próprio e aspecto prateado, bronze ou dourado, ou seja, metais no geral. Está técnica pode ser feita usando objetos, como os carimbos, ou outro método qualquer. Confira abaixo os materiais em que a latonagem pode ser empregada:
- cobre
- ferro
- alumínio
- ouro puro
O Método Da Talhação
Além do processo feito por meio de carimbo, o que facilita e muito a latonagem, o desenho em metais pode ser feito através da talhação. Este método consiste em visualizar o seu desenho já pronto e começar a talha-lo no metal escolhido. Assim o desenho vai se formando na superfície. Uma dica é sempre começara a talhar o desenho pelas partes que terão que ser mais aprofundadas e é por isso que a técnica feita por esse meio demora muito mais do que se você for carimbar a sua obra de arte no metal.
Metal Aquecido
Para começar a fazer a sua latonagem de uma forma rápida e simples, seja usando carimbos ou a talhação, uma dica muito importante é sempre aquecer o metal a ser usado. Dessa forma, ao talhar ou carimbar o seu desenho, o processo será bem mais bem feito, sempre lembrando dos detalhes da obra. Com o metal quente, ele fica mais maleável e é muito importante para a técnica através do carimbo. Preste muita atenção aos pequenos espaços durante o processo!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FWfk3KU42Rc[/youtube]
Dica Para Iniciantes
Os artesão que ainda são calouros no assunto, devem ficar bem atentos a alguns detalhes antes de se jogar no processo da latonagem , especialmente aquela feita com carimbos, pois demanda muito mais material. Se você é um iniciante, saiba que é muito melhor comprar sempre a mais do que se irá utilizar no trabalho, até porque os materiais para a latonagem pode se esgotar muito facilmente com os pequenos erros. Já que os inexperientes ainda não tem noção da quantidade de material a ser utilizado, uma dica é sempre levar algo a mais.
A Latonagem Com Carimbos
A latonagem com carimbos exige uma demanda maior de material. Geralmente você vai precisar de diversos molde, além dos carimbos para confeccionar a peça metálica. Geralmente, as obras de latonagem feitas a base de carimbos ficam em alto relevo, o que já é uma complexidade a mais neste caso.
A peça metálica também pode ser desenhada com a ajuda de um papel vegetal. Muitos artesãos experientes chama isso de carimbação, já que o desenho é transportado do papel vegetal para o metal, como se fosse um verdadeiro carimbo. Alguns usam a técnica da talhação para desenhar sob o metal, ainda que esteja utilizando o papel vegetal como uma espécie de molde.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ukA9-1sIcvc[/youtube]
Vídeos
Veja o passo a passo a baixo e aprenda a fazer a latonagem usando a técnica dos carimbos:
http://casadalatonagem.com/cursos-gratuitos-de-latonagem/125-latonagem-com-carimbos