O Natal é a festa da alegria, quando os corpos e os corações se encontram, a harmonia, a alegria e a paz tornam-se constantes nas famílias. Essa celebração do nascimento de Cristo é a mais esperada pelos cristãos depois da Páscoa, por isso deve ser tratada com todo respeito e carinho, planejada e que nunca se perca o foco principal, a confraternização e o amor entre as pessoas.
O Natal tem vários símbolos tradicionais como o Papai Noel, por exemplo, inspirado em um bispo católico que ajudava as pessoas na época dessa festa. Outros símbolos também são representativos como os enfeites de Natal, a guirlanda, a estrela ponteira e é claro a árvore de Natal, sensação que divide as atenções com o Presépio.
Há diversas formas de se enfeitar uma árvore de natal, cada um o faz de seu próprio jeito, sem se importar com tradições ou explicações, é a estrela lá em cima e os demais enfeites distribuídos no corpo da árvore.
O que muita gente não sabe é que há sim uma forma correta de se enfeitar a árvore de Natal, já que a maioria dos penduricalhos tem explicação para estar na árvore. As dicas para montar sua árvore são preciosas como, encontrar um local adequada para colocá-la e deixá-la no mesmo lugar até o Dia de Reis, sem esquecer de que ela deve estar próxima a alguma tomada, para que você possa colocar luzes nela.
As árvores mais adequadas para se compor uma árvore de natal são os pinheirinhos e é claro que ficam lindos. Primeiro comece colocando as luzes, de baixo para cima, assim pode colocar os enfeites sem preocupação em derrubá-los.
Um enfeite que não pode nunca ficar de fora é o sino, que pode ser disposto até a metade da árvore entrelaçando a outra com as bolas coloridas, que podem ser em papelão, vidro, plástico, porém, sempre muito bonitas e de preferência brilhantes. Ainda falando em sinos, os que vêm amarrados em grupos de três têm um significado todo especial, simbolizam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Os anjos também não podem ficar da fora da árvore, pois nos remetem ao Criador, coloque sete deles, que representam aqueles que estão diante do Trono de Deus e rezam por nós.
Já no topo da árvore o ideal é que se coloque uma linda estrela, simbolizando aquela que guiou os Reis Magos até Jesus, mas se não for possível, pode-se colocar um lindo laço de fita vermelha ou até uma ponteira.
Finalmente, enrole ao redor da árvore os festões metalizados que darão o toque final, e não se esqueça de ligar as luzes, assim tudo em sua sala ficará iluminado com o espírito do Natal.