Um Pouco Da História Dos Quadrinhos No Universo Feminino:
Os quadrinhos nunca foram vistos com bons olhos por educadores e pais. Para reforçar essa má impressão, os artistas plásticos muito raramente associavam essa linguagem à obras de pouca importância significativa para a sociedade. Esse cenário foi aos poucos sendo alterado para um quadro positivo em relação a esse tipo de trabalho, por meio de uma maior produção de histórias e com tramas mais elaboradas e desenhos também mais refinados mundo afora.
No presente momento, as HQs – apelido de histórias em quadrinhos – possuem o devido valor literário e artístico de reconhecimento e consolidação de uma parcela significativa da sociedade. Entretanto, esse ainda é um meio quase que completamente dominado pelos homens. Costuma ser chamado de coisa de menino, como os carrinhos na infância. Isso se deve à pouca exploração de um mercado que está praticamente ausente de produtos direcionados para o consumidor feminino. No Brasil, as histórias em quadrinhos mais conhecidas e que se tornaram um clássico da literatura brasileira é a Turma da Mônica. Para os fãs de carteirinha desse tipo de literatura há outras histórias e autores não tão conhecidos do grande público que produzem conteúdos nesse formato e voltados para mulheres e meninas.
Com a popularização dos fast fashions, que são coleções rápidas e criadas para atender grandes públicos tendo inspiração em determinadas tribos urbanas, groupies e outras culturas com uma identidade própria, o universo dos quadrinhos invadiu a moda popular e ganhou o gosto das adolescentes descoladas e das meninas já crescidas que são fãs desse tipo de conteúdo literário. Caso você não tenha visto ainda roupas com esse tipo de estampa em nenhuma loja que costuma freqüentar, confira logo abaixo um passo a passo bem simples de como fazer um par de sapatilhas recoberto por estampa de revistas em quadrinhos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zJpWEFohq2I[/youtube]
Passo a Passo De Sapatilhas Estampadas Com Revistas Em Quadrinhos:
Se você se interessa por moda, esse passo a passo é uma dica excelente para deixar aquele par de sapatilhas sem graça completamente repaginado e com o visual final muito descolado. Para que essa técnica funcione sem ficar com cara de diferente, ao invés de ficar bonito, você deve ter muita paciência e esmero para deixar o acabamento das sapatilhas com cara de que foi comprado e não que você teve que encapar as sapatilhas com gibis.
Essa dica de artesanato é feita pela técnica da decoupagem. Separe as algumas páginas daquela história em quadrinhos que você adora, mas sem recortar os itens de coleção! Afinal, quem gosta desse universo das revistas em quadrinhos jamais faria uma maldade dessas. O mais legal dessa idéia é que você terá uma peça única, porque ninguém ais terá um par de sapatilhas com as histórias recostadas do jeito que você fez. O seu par de sapatilhas vai virar item de coleção, digno de vestir para ocasiões especiais. Mais um motivo para aderir a essa idéia de artesanato é que você estará repaginando um par de sapatilhas, em outras palavras, você vai usar por mais tempo e como se fossem novas aquelas sapatilhas que, provavelmente, você jogaria fora mesmo estando em condições de uso.
Tenha cuidado para avaliar se ha a possibilidade de recortar todo o quadrinho ou se somente as personagens poderão ser usadas. O tamanho dos quadrinhos também deve ser avaliado, a não ser que a proposta do seu trabalho seja apenas fazer uma referência aos quadrinhos pelas linhas e cores das partes recortadas das revistas em quadrinhos que você escolheu.
Você Vai Precisar De:
- Algumas páginas de revista em quadrinhos
- Uma tesoura sem ponta
- Cola para decoupagem
- Um pincel com cerdas macias, novo ou bem lavado
Como Montar Esse Artesanato?
- Limpe muito bem o par de sapatilhas escolhido com um lenço ou um pano limpo e umedecido.
- Recorte pequenas partes das páginas da revista em quadrinhos, pensando que os recortes menores deverão recobrir a parte da frente da sapatilha. Como sugestão, você pode recortar frases e chamadas divertidas ditas pelas personagens da história que você escolheu para esse artesanato.
- Use o pincel para passar a cola no lado avesso dos recortes de gibi feitos e, em seguida, vá fixando esses recortes na sapatilha. Atenção para não deixar rugas e nem bolhas de ar. A dica é passar no recorte e imediatamente colar a folha na sapatilha.
- Deixe uma margem sobrando de ao menos um centímetro na abertura das sapatilhas para, depois de colar todos os recortes, virar essa aba criada para o lado de dentro. Assim o acabamento do artesanato fica mais bem feito.
- Depois de colar todas os recortes, alguma bolha pode ter passado despercebida. Para resolver esse problema use um pedaço um pouco grosso de plástico e friccione contra a sapatilha com cuidado, para desmanchar essa bolha. Espere secar totalmente.
- Agora, para fixar bem os recortes no par de sapatilhas, a dica é passar uma camada de cola por cima de todos os recortes fixados na sapatilha. Essa camada extra de cola servirá para impermeabilizar os recortes. Mas mesmo que você faça essa impermeabilização, evite vestir essas sapatilhas em dias de chuva. Aguarde secar totalmente e pronto! Está feito o seu par de sapatilhas com estampas exclusivas das suas histórias em quadrinhos prediletas.
[youtube]http://youtu.be/ogGluzQ7B2c[/youtube]
Fotos Para Ilustrar O Passo a Passo Acima:
Link Interessante:
- Conheça o trabalho da talentosa estilista inglesa Charlotte Olympia, a qual é famosa por criar peças bem humoradas e coloridas, estando sempre envolvida com as inovações do universo da moda. Uma bela coleção ao estilo coleção-cápsula desenvolvida por essa estilista foi inspirada na história em quadrinhos americana Archie. São criações que têm como base as personagens Archie, Betty e Veronica. A trama Archie acontece tendo como centro da história os jovens Archie, Betty e Veronica. Lançados nos anos quarenta, mais especificamente no ano de 1941, essa história foi elaborada pelo quadrinista Bob Montana, e das histórias prediletas da estilista inglesa desde a infância.