Como Fazer Um Caleidoscópio

Existem muitas brincadeira antigas e que ainda deixam as pessoas se divertirem sem culpa, por mais infantis que sejam. Uma delas é a brincadeira do caleidoscópio. Se você não conhece este clássico objeto, deve estar se perguntando o que é! O caleidoscópio é bastante simples e já divertiu muitas crianças no passado, inclusive os mais velhos. Neste artigo, você vai conhecer esta peça e ainda vai descobrir como é fácil fazer o seu próprio objeto. Depois de fazer a sua própria criação e pegar a prática, você vai ver o quanto é divertido ser criança outra vez ou até mesmo, brincar junto com os pequenos!

Um Objeto Chamado Caleidoscópio

O objeto conhecido como caleidoscópio só pode ser criado graças ao pesquisador ou físico que descobriu os poderes da ilusão de ótica. Este objeto nada mais é do que um tubo de cartão ou metal, onde a ótica é a sua principal base. Dentro deste tubo, existem pequenos fragmentos de vidro colorido que através do reflexo da luz incidentes em pedaços de espelhos combinados e inclinados, podem criar um efeito de cores em movimento, gerando a chamada ilusão de ótica. Tudo dentro deste objeto é muito bem calculado para que o movimento dos vidros e espelhos, incluindo os raios luminosos, entrem em total sintonia, ocasionando o efeito esperado.

O nome “caleidoscópio” tem lá os seus significados e um deles é proveniente do grego. A palavra por si só deriva do idioma da Grécia, contendo em sua influência as palavras καλός (kalos),que significa “belo” ou “bonito”, είδος ( cujo significado ao pé da letra é eidos), querendo dizer “imagem” ou “figura”. A palavra σκοπέω (scopeο) também está incluída nesta história e significa “olhar” (para), ou então apenas “observar”. A partir desta explicação, já deu para entender no que consiste o Caleidoscópio!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TEJ4yyGI3K8[/youtube]

Um Pouquinho De História

Muitos contam que o caleidoscópio já existe a bastante tempo na terra, mas a história começa quando um físico conhecido como Dawid Brewster inventou o objeto, vindo da Inglaterra no ano de 1817. Muitos contos são passados de geração para geração, inclusive de que um francês muito rico havia comprado um desses objetos por 20.000 fracos na época e que o mesmo era produzido com pedras preciosas, perolas e gemas, ao invés dos pedaços de vidros de hoje em dia.

Durante muito tempo, o caleidoscópio foi considerado um brinquedo, mas com o passar do tempo acabou virando um objeto muito importante na confecção de desenhos. Atualmente, com ele, muitos profissionais foram capazes de criar alguns padrões para desenhar. Com isso, acabaram inventando alguns dispositivos para se fotografar as formas do objeto conhecido como caleidoscópio, registrando dessa maneira, de uma forma extremamente mecânica, os mais diversos padrões ornamentais para a própria peça.


O primeiro caleidoscópio, que acabou ficando conhecido como “O caleidoscópio de Brewster”, consistia em um pequeno tubo com uns certos, medidos e pequenos fragmentos de vidro, todos eles sempre muito coloridos, e nada mais nada menos do que três espelhos que formavam, entre si, um ângulo de 45 exatos, indo até os 60 graus. Todos os pedaços de vidro acabavam por refletir nos espelhos colocados de forma estratégica no objeto, gerando alguns reflexos bastante simétricos provocados pela passagem da luz entre eles, Assim, dava para se criar a imagem em cores que os caleidoscópio tanto fazem por ai.

Passo a Passo: Como Criar o Seu Próprio Caleidoscópio

Fazer um caleidoscópio pode ser uma tarefa fácil se você conhece os princípios dessa brincadeira. Agora que você já leu a base e um pouco da história deste objeto tão famoso, com certeza é capaz de criar o seu próprio. Quer saber como fazer um desses ? Veja o passo a passo logo abaixo e confira todo o material que você vai precisar para fazer!

Material Necessário Para Produzir Um Caleidoscópio

  • Um tubo de cozinha para fazer a base do objeto. Pode ser de cartão ou de metal
  • Papel laminado para produzir os efeitos dos espelhos
  • Pequenos objetos que sejam translúcidos e bastante coloridos ( use o que você tiver em casa ou puder adquirir facilmente. Podem ser algumas continhas, miçangas e canutilhos usados para a produção de bijuteria)
  • Três discos de plástico transparentes
  • Tesoura
  • Cola em bastão
  • Fita adesiva para colar
  • Disco em papel manteiga
  • Disco em papel preto
  • Papel para decorar o seu objeto

Agora Que Todo o Material Está Em Mãos, Basta Seguir As Etapas Logo Abaixo:

  • Para começar, corte o papel laminado em três faixas. As medidas deverão ser as seguintes para cada uma: 4,3 cm de largura e 21 cm de comprimento.
  • Para formar um prima triangular, cole fitas adesivas de cada um dos três lados e vá seguindo as etapas adiante. Vale lembrar que os lados mais brilhantes devem estar virados para dentro.
  • Nesta etapa você vai encaixar o prisma feito nos passos acima no tubo de cozinha. Vale lembrar que o mesmo deve ficar nivelado em uma extremidade pelo menos.
  • Corte agora dois discos de aproximadamente 5,3 cm, lembrando que um disco precisa ser totalmente transparente. O outro disco deverá ser fosco para criar a ótica. Para isso, vai servir o seu papel manteiga. No disco da base, cole uma fita adesiva.
  • Coloque todas as peças coloridas pelo tubo, mas não esqueça que não poderá encher demais, pois as pecinhas terão que se movimentar parar gerar o efeito esperado dentro do seu objeto. 
  • Na outra extremidade do tubo, coloque o disco preto com o furo no meio para iniciar a finalização do objeto, ajudando no efeito que o mesmo irá criar posteriormente.
  • Decore tudo como desejar, por fora e por dentro. Pode usar tinta para fazer uns desenho bens legais por fora do tudo e personalizar o caleidoscópio do seu jeito. Depois disso, o seu objeto estará pronto para ser usado.

Vídeo

Está com dúvidas neste passo a passo? Veja o vídeo logo abaixo e aprenda mais uma maneira de fazer o seu próprio caleidoscópio!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=F5YpClQpNXQ[/youtube]

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *