Como Fazer Pulseira De Arame: Um Artesanato Simples e Rentável

Confira logo abaixo dois exemplos de como você pode fazer uma pulseira utilizando arames. A dica é treinar essas técnicas para então começar a comercializar os produtos que você fizer. Vale lembrar também mais importa o fato de você se inspirar nas dicas dadas, sem necessariamente seguir a risca as cores, as etapas e os matérias sugeridos. Você ainda pode se inspirar em pulseiras e outros acessórios divulgados em revistas de moda.

Bracelete De Arame Com Pérolas:

Para valorizar o valor agregado a esse artesanato, a sugestão que você o faça com pérolas verdadeiras e fio copper. O passo a passo para fazer o bracelete não é difícil e certamente pode ser feito por iniciantes nas técnicas artesanais de bijuterias e semi-jóias.

Você Vai Precisar De:

  • Uma alicate de ponta redonda, uma de ponta chata e outra de corte
  • Fio grosso e fino do tipo copper ou arame típico de artesanato para bijuterias
  • Pérolas ou pedras de sua preferência
  • Mandril

Sugestão para deixar mais elegante o seu artesanato: acrescente pedras swarovisk em meio às perolas ou às outras pedras que você tiver selecionado para esse artesanato. Essa proposta é para as clientes que buscam acessórios para festas e eventos formais à noite.

Como Montar Esse Artesanato?

Inicialmente, corte uma medida de trinta centímetros do fio mais grosso e utilizando o alicate de ponta redonda, vire a ponta do arame de modo que se forme um gancho bem discreto.

Utilizando o alicate de base chata, comece a circundar esse gancho feito, de modo que se forme uma espiral.

Em seguida, use o mandril para formar ondulações no fio. A proposta dessas ondas é a de que elas se assemelhem às ondas estampadas no calçadão de Copacabana. Faça, no mínimo cinco, ondulações com o mandril e finalize essa etapa formando o mesmo pequeno gancho feito no início do passo a passo.

Corte mais outra parte do fio grosso, de igual medida, e faça novamente todo o passo a passo citado acima. Em seguida, una os dois fios ondulados e com as pontas espiraladas.

O fio mais fino será utilizado para fixar um fio ondulado ao outro, ao passo que você vai colocando também as pérolas e outras pedras de sua preferência. Coloque a quantidade de pedras que você desejar. Recomenda se cobrir ao máximo os fios com as pérolas.

Para que o bracelete fique justo ao pulso da pessoa que o for vestir, a dica é pressioná-lo contra o corpo. Ou seja, amasse-o contra a pele para que ele fique firme, sem se soltar do pulso. Mas cuidado para não deformá-lo, estragando as ondulações.

Pulseira Simples De Arame e Contas Ou Pingentes

Se você sempre desejou começar a fazer seus próprios acessórios, esse tutorial foi feito para você. O mais interessante desse passo a passo é o pouco tempo de finalização da pulseira em comparação com a qualidade final que se pode obter com esse artesanato.

Abaixo Está o Material Necessário Para o Artesanato:

  • Arame para bijuterias, de preferência fino
  • Pedras grandes, com diâmetro de 7 milímetros a 9 milímetros
  • Uma alicate de Corte
  • Uma alicate Rodada
  • Duas pedras menores para cada fileira de arame cortado, as quais servirão para finalizar as pontas da pulseira

Passo a Passo Da Pulseira Simples De Arame:

Corte várias voltas do arame, na medida um pouco maior do pulso da pessoa que usará a pulseira. Se você deseja fazer uma pulseira para o dia a dia, recomenda se que ela tenha poucas voltas. Mas se a proposta é fazer uma pulseira para ser vestida em festas e eventos à noite, a dica é cortar várias voltas, como se essa pulseira fosse um bracelete.

Utilize a alicate que tiver mais habilidade para fazer uma pequena dobra ao final de uma das pontas de cada arame cortado. Sempre melhor ter um pouco mais do que o suficiente. Isso deve ser feito para que, no etapa de colocar as pedras, elas não caiam pela outra ponta do arame. Coloque todas as pedras nos fios, começando e terminando pela dupla de pedras menores.

Remova as pontas que sobrarem e, usando o alicate de ponta fina, faça uma dobra na ponta do arame formando um ângulo de 90 graus. Em seguida, envolva o arame em torno da ponta do alicate, girando duas vezes, para fazer uma espécie de anel nessa extremidade. Quanto maiores forem as aberturas das pedras para a passagem dos arames ou fios, maior deve ser o diâmetro desse anel ao final de cada arame. Você, se preferir, pode terminar o bracelete já nessa etapa, apenas acrescentando um fecho de metal por entre os anéis formados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=L9XYcI6lgV8[/youtube]

No entanto, caso queira deixar a sua pulseira mais elegante e com maior valor agregado, deve se continuar o passo a passo. A dica é escolher contas de metal para colocar nas extremidades de cada fileira de arame e um fecho único para cada fileira.

Finalize as pontas de cada fileira de arame em função do tipo de fecho que você escolher para a sua pulseira. Prefira os fechos mais simples, para não precisar dar muitas voltas ou dobras no arame. Outra dica é cuidar com a pressão colocada nos arames ao fazer as dobras, pois você pode cortá-lo sem querer e acabar perdendo material para o artesanato.

Comece com materiais de pouco valor para pegar prática nesse artesanato. Conforme for ficando melhor acabado o trabalho feito, você estará apta a investir em pedras, fechos e arames de melhor qualidade. Vale lembrar que essa é uma ótima idéia para você fazer nos fins de semana ou nas horas vagas durante a semana mesmo e, com isso, aumentar a renda familiar ao final de cada mês. O preço a ser cobrado por cada pulseira deve levar em conta o valor do material gasto em cada uma das pecas finalizadas, somado ao tempo gasto para fazer esse artesanato e, acrescido cerca de dez a vinte por cento desse valor para simbolizar o seu lucro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bijuterias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *