Paletes
Pálete ou Palete, palavra oriunda do inglês pallet, que ainda veio do francês pallete, nada mais que é que um estrado de metal, madeira ou plástico que é usado na movimentação e transporte de compras em supermercado e de caixas de peixes, verduras, legumes, frutas e muitos mais.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Qm8alz79ZJ8[/youtube]
A principal função dos paletes é ajudar no transporte das cargas por meio da utilização das empilhadeiras e das paleteiras, conseguindo com isso inúmeras vantagens:
- Diminui o custo da hora trabalhada;
- Minimiza os custos no momento de manter o estoque e ainda auxilia no controle do mesmo;
- Maior rapidez na movimentação das cargas e na estocagem.
- Maior racionalização do ambiente para o armazenamento, contando com um aproveitamento vertical adequado no local da estocagem;
- Redução nas operações de movimentação;
- Diminuição dos acidentes pessoais;
- Redução na danificação dos produtos;
- Aproveitamento melhor aproveitamento dos aparelhamentos de movimentação;
- Maior uniformização do lugar de estoque.
Vejamos às Desvantagens:
- Pode ocorrer perda de espaço dentro das unidades de carga;
- Há um gasto maior na compra de páletes, contando ainda com acessórios que sirvam para fazer a fixação da mercadoria diretamente na plataforma e ainda em equipamentos para a se fazer o transporte das unidades de carga;
- O volume e o peso do palete podem ampliar o preço do frete;
- O palete feito em plástico é uma opção melhor, pois além de contar com um terço do peso daqueles de madeira, possui uma durabilidade mais avançada e pode ser utilizado no processo de reciclagem, contando com diversos outros usos.
A Utilização dos Paletes na Decoração
Móveis em Paletes
Muitos acreditam que a utilização dos paletes reciclados é somente para aqueles ambientes que trazem uma decoração mais rústica e ainda pouco elegante, mas isso é equivocado e há cada vez mais exemplos de separações em casas mostrando que esse tipo de decoração está concentrado num tendência cosmopolita e tremendamente moderna.
O sucesso na decoração de interiores pode não estar presente apenas nas peças, porém, na junção e no equilíbrio de materiais e cores. As pessoas podem até adquirir os mais caros móveis da cidade, entretanto, se não for possível liga-los ao ambiente e demais itens não se conseguirá uma união que seja harmoniosa, confortável e cheia de estilo.
A Reutilização dos Paletes
Use a madeira das paletes e consiga móveis diferenciados a partir delas, contando com um material mais leve e repleto do estilo urbano, podendo ser usado na sala ou no quarto, agregando a sustentabilidade a seu modo de vida.
Os passos para se fazer um móvel de palete passam pela fase que usa a lixa, removendo as impurezas e imperfeições e, depois, passam pelo processo de pintura, que pode ser apenas com o verniz, privilegiando a cor de madeira natural, que traz um encantamento e se encontra bem em voga, fazendo parte da tendência ecológica e sustentável de reutilizar materiais para a fabricação de móveis.
Para os mais variados ambientes a decoração de interior precisa ser adaptada, inclusive a peça pode ou não usar gavetas ou espaços, ficando tudo a critério de cada um. Uma mesa de centro com palete não precisa de muito para ficar perfeita, basta que seja colocada um tampo de vidro, agregando à peça um maior nível de glamour e elegância.
Agora, se você ainda não possui nenhum móvel feito com paletes, e acho esse tipo de mobília perfeita e versátil, então pode dar início à sua imaginação montando em casa uma peça totalmente diferenciada, que pode ser uma de centro de sala, como dissemos a pouco, ou algo ainda mais sofisticado e diferente, como uma bela e diferente namoradeira.
Namoradeira em Palete
A beleza e a sofisticação da namoradeira dispensa apresentação, ainda mais se for montada em palete. Para quem não sabe o que é uma namoradeira, é uma peça, semelhante a um sofá, que carrega esse nome por comportar até duas pessoas sentadas uma ao lado da outra e cujo objetivo principal era o de ser usada para namorar, por isso o nome de namoradeira.
Mas não pense que os namoros do tempo da namoradeira eram como os de hoje, ao contrário, o casal namorava um ao lado outro, entretanto, os pais ficavam olhando tudo de perto, sem perder um lance sequer, ou melhor, um olhar sequer, já que ficavam todos de frente.
Além de trazerem um romantismo maior, as namoradeiras arrasam na decoração e na forma de se relacionar com os ambientes em que são introduzidas, então, para ajudar quem pretende ter em casa um móvel de palete, fomos buscar um modelo bastante charmoso e prático para que tenha uma namoradeira lindona em casa.
Abuse dos paletes e da imaginação, para montar uma peça única e elegante.
Aprendendo
Materiais Usados
- Martelo
- Paletes
- Pregos
- Espuma com boa densidade, que será usada para forrar o assento
- Algumas almofadas (lembrando que as mesmas podem ser cobertas com saco de estopa tratado, assim proporcionará um ar mais rústico à peça)
Passo a Passo
- A primeira coisa a se fazer é juntar as peças montando assim um formato de uma bela poltrona, verificando as medidas que sejam de acordo com o que tenciona deixar.
- Depois de medir, deixe de fora a parte correspondente ao encosto e passe a pregar as peças que faltam na montagem da poltrona.
- Assim que terminar o passo anterior é preciso fazer o reforço do palete, quer deverá ser feito no encosto e nas laterais usando-se blocos de madeira.
- Feito isso é só pregar o último palete que corresponde ao encosto da namoradeira.
- Agora coloque a espuma, lembrando de medir bem antes, e prenda usando cola e prendendo com pregos.
- Finalmente, coloque as almofadas vestidas com a capa de sacos de estopa, para proporcionar um aspecto mais rústico à namoradeira.
Se tiver alguma dificuldade em confeccionar a peça, basta acessar o site abaixo, já que contém o passo a passo de todo o procedimento, inclusive através de fotografias. Assim ficará ainda mais fácil de se montar uma peça adequada e bonita.
Link Para Acesso:
http://avatimcheirosdaterra.wordpress.com/2013/10/09/fazendo-uma-namoradeira-reutilizando-pallets/