Como Costurar Lantejoulas a Mão Passo a Passo
Existem várias formas de customizar uma peça usada ou, até mesmo, uma peça nova. Algumas técnicas são capazes de transformar uma peça de roupa antiga e usada, em algo totalmente diferente. Sabe aquela peça sem graça, que você tem guardada e não usa faz tempo? Saiba que é possível deixá-la linda.
Você pode, por exemplo, usar lantejoulas costuradas nas roupas. No post de hoje, vamos ensinar o passo a passo de como costurar lantejoulas à mão.
Continue lendo…
Materiais Necessários:
1 – Agulha fina e longa
2 – Lantejoulas
3 – Linha bem resistente e fina
Passo a Passo:
Vamos começar pegando juma agulha fina e longa, e uma linha que seja adequada para a atividade. A mais indicada é uma linha que seja bem resistente e fina. A de poliéster é muito boa. Mas você também pode usar uma de algodão ou de seda. O ideal é que a cor da linha, da lantejoula combinem, para não ficar estranho e uma cor diferente se destacar.
O primeiro passo é colocar a agulha com a linha do lado de baixo do tecido que você está customizando, bem no lugar onde será costurada a lantejoula.
Em seguida, posicione a lantejoula no local onde ela deverá ser costurada, e já na posição correta. Depois, atravesse o seu tecido com a agulha, passando-a no centro da lantejoula. Deixe que sobre bastante linha do lado de baixo do tecido.
Vá para o lado de baixo do tecido e passe a linha por cima da lantejoula. Agora, dê um nó bem firme na linha, do lado de dentro do tecido, para que a lantejoula não se solte.
Depois, costure a próxima lantejoula, e assim por diante, até que todo o trabalho tenha terminado. Verifique sempre se elas não estão ficando sobrepostas, caso você não queira esse efeito.
Confira abaixo algumas dicas bem legais para te ajudar no trabalho:
• Se você passar a linhas várias vezes pelo meio e por cima da lantejoula, a costura tende a ficar bem mais presa. Ao passar duas vezes a linha, você garante que a lantejoula ficará bem firme. E, quando você passa a linha três vezes, fará com que a lantejoula fique firme mesmo após ser lava na máquina.
• É muito comum vermos em lojas as peças com lantejoulas costuradas, mas sem nenhum nó entre elas. Embora seja mais rápida, essa técnica é bem menos segura, pois as peças não ficam muito presas, e se soltam facilmente.
• Escolha sempre cores de linhas que combinem bem com a cor do tecido e da lantejoula, ou que dê um contraste legal com eles, para não ficar feio.
• Na hora de escolher a lantejoula, sempre observe o preço. As mais caras são aquelas com as superfícies mais resistentes, e não desbotam com tanta facilidade, quanto as mais baratas.
• Existem lantejoulas de várias formas, cores e tamanhos.
Dicas de Segurança
• A lantejoulas podem se quebrar facilmente. Por isso, não dê para as crianças brincarem. Nem mesmo depois de costurar nas roupas.
• Se você precisar ou quiser retirar as lantejoulas da peça de roupa, corte na linha que as prende. Se você cortar diretamente na lantejoula, pode estragar a lâmina da tesoura.