Ponto Tunisiano Passo a Passo

O ponto tunisiano de crochê faz uma trama fechada. Porém, é aconselhável que primeiro você adquira o nível médio de habilidade do crochê, para somente depois, tentar essa técnica.

O primeiro passo é aprender o ponto simples tunisiano, o segundo passo pode ser o ponto alto duplo tunisiano. Um de cada vez, na sequência, do mais fácil para o mais difícil.

A seguir, o passo a passo para fazer o ponto tunisiano:

1- O primeiro passo é criar uma corrente de base. A agulha deve ser presa de modo que o nó fique ajustável, em seguida, monte a base fazendo 10 pontos corrente simples. Caso a sua necessidade seja outra, você pode aumentar o número de pontos corrente. Faça isso levando em conta o gráfico do que será executado.

Como Fazer Um Nó Ajustável

a- A ponta linha deverá passar por baixo da ponta que está saindo do novelo para fazer uma laçada.

b- Aquela ponta de linha que ficou presa no novelo deverá ser empurrada para cima, porém, ela deverá passar através da laçada. Com esse “movimento” você conseguirá uma segunda laçada. Então, aperta a primeira em volta da segunda laçada.

c- A agulha do ponto tunisiano deverá ser colocada dentro da segunda laçada que se formou, em seguida, puxe a ponta da linha e em consequência a segunda laçada ficará firme, completando o nó ajustável.

Como Fazer Um Ponto Corrente Padrão

a- Uma única vez a linha deverá ser passada sobre a ponta da agulha.

b- Essa linha deverá ser puxada usando a laçada que está na sua agulha de ponto tunisiano. Dessa forma você terá um ponto corrente pronto.

c- A agulha deverá ser inserida dentro da segunda corrente, conte a partir da agulha. Em seguida, a agulha deverá ser passada por cima da linha uma única vez, puxada e laçada para trás e voltando pela parte da frente do que está sendo feito.

Dica: Os pontos podem ser trabalhados de duas formas, tanto pelas laçadas de trás quanto pelas duas laçadas que fazem parte da base da corrente. Porém, comece e termine usando o mesmo método.

d- Quando chegar ao fim de passo de ponto tunisiano é hora de fazer duas laçadas na agulha.

Atenção: esse trabalho é a carreira de ida e a segunda é uma carreira que prepara para dar prosseguimento da peça.

A técnica deverá ser repetida em cada corrente, fazendo o mesmo processo até que termine a corrente base.

Trabalhando Com A Corrente Base

a- Em cada uma corrente a agulha deverá ser inserida dentro do ponto da corrente e a linha deverá passar na ponta da agulha, voltando pela frente do ponto.

b- O mesmo número de laçadas deverão ser feitas na sua agulha até terminar todos os pontos. No caso do nosso exemplo, significa trabalhar 10 laçadas.

c- Ao fim você terá a primeira carreira de ida pronta.

Fazendo A Carreira De Volta

a- A linha deverá ser passada sobre a ponta da agulha, em seguida, através de uma laçada na sua agulha de ponto tunisiano.

Importante: o número de laçadas na agulha deve ser exatamente o mesmo que você tinha antes, no nosso exemplo, 10.

b- Faça o primeiro ponto da carreira para voltar, que é esse, e os demais devem seguir o mesmo padrão.

c- O segundo ponto de volta deverá ser feito passando a linha em volta da ponta da agulha mais uma vez, mas atenção, ela deverá ser puxada por duas laçadas na sua agulha.

d- Agora você terá uma laçada a menos na sua agulha, no nosso exemplo, de 10 para 9.

e- Faça o mesmo processo, porém, de trás para frente. Repita até que na sua agulha sobre somente uma única laçada.

Atenção: cada ponto passado em volta da agulha deve ser puxado com duas laçadas que estavam na sua agulha. Terminando o ponto resta uma única laçada na sua agulha.

f- Com esse passo você chega ao final da carreira de preparação para fazer o ponto tunisiano.

Inicie A Carreira De Crochê Tunisiano

a- Use o mesmo método para fazer a carreira de ida, sempre com o ponto de crochê simples.

b- Faça essa carreira colocando a agulha da direita para esquerda, o ponto de partida é a partir da agulha.

c- Uma vez passada a linha em volta da agulha ela deverá ser puxada pela parte da frente.

d- Coloque a agulha na barra seguinte e passe a linha em volta da agulha, puxando-a de volta, o resultado será que você terá três laçadas na agulha.

e- Vá repetindo o mesmo processo por toda a carreira até chegar a última barra.

f- A agulha deverá ser colocada dentro dos últimos dois pontos da carreira.

Atenção: a barra horizontal deve ser localizada diretamente à direita daquela vertical. Faça o mesmo na parte de baixo da barra, a linha deverá ser passada em volta e uma puxada da laçada, utilizando dois pontos para completar a carreira.

Atenção: é um passo opcional para fazer o ponto tunisiano.

g- Quando terminar esse passo na sua agulha deverá ter 10 laçadas.

h- A carreira de volta deverá ser feita da mesma maneira que a de ida. Siga os passos a seguir.

Observação: repita como for necessário para fazer o seu ponto tunisiano de crochê. Você deve ir alternando os pontos de ida e de volta, faça isso entre as carreiras de ida e volta. A carreira termina quando você chega naquela de volta, alcançando todos os pontos que são simples ou até o seu trabalho está completamente feito.

Vale ressaltar que dá para fazer um trabalho completo utilizando somente os pontos simples tunisiano. Outra forma de usar a técnica é combinando ponto simples com outros pontos de crochê ou variando técnicas, um exemplo, é usar o ponto alto duplo tunisiano.

A maneira mais fácil de saber o seu trabalho de crochê é finalizando com o ponto simples tunisiano. Finalize, faça o arremate e pronto.

Vale ressaltar que uma vez que você perdeu um ponto ou fez uma laçada errada é necessário desmanchar até o lugar que ficou errado para partir dali adiante. Caso tente continuar, certamente, a peça terá defeito logo a frente.

Para as amantes de crochê, as peças feitas com o ponto tunisiano enchem os olhos. Se você quer aprender a fazer lindas peças com esse tipo de ponto, pode ficar tranquila, pois essa é uma técnica muito fácil de aprender. Use uma agulha mais grossa para fazer esse tipo de crochê. Primeiro, faça uma corrente com a linha escolhida. Pegue a agulha e coloque na penúltima malha. Vá puxando as outras malhas até acabar a carreira.

Para iniciar a próxima carreira, não vire a peça, continue do mesmo lado. Faça uma laçada e puxe um ponto. Puxe outra laçada e puxe dois pontos. Outra laçada e mais dois pontos. Continue nesse ritmo até terminar essa carreira. A carreira seguinte será trançada nos fios verticais, dando laçada em cada ponto. Apenas o último ponto deve ser trançado com o fio central para que fique mais firme e não solte do resto da malha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *