Como Fazer Croche Filet

A arte de tecer alguns fios nem todo mundo domina. Porém, existem técnicas que fazem os mais novatos no ramo aprenderem com muita facilidade, seguindo apenas alguns tutoriais na internet, por exemplo. O método conhecido como crochê filet é uma dessas técnicas que podem ser usadas para fabricar produtos de pequeno porte, muito simples, além de ser considerado uma terapia ocupacional para muito. Utilizando alguns pontos e tecendo com uma agulha de crochê, é preciso aprender este método rapidamente. Confira neste artigo como fazer!

Crochê e a Terapia Ocupacional

Tudo que envolve um pouco de artesanato pode ser considerado o que muitas pessoas chamam de terapia ocupacional. O primeiro princípio da terapia ocupacional está em seu nome: É uma forma do ser humano trabalhar a mente de uma forma saudável, fazendo algo que goste e que se sinta bem, sempre aprendendo novas técnicas caseiras, ocupando o dia com novos aprendizados. A arte de tricotar, por exemplo, também pode ser considerada uma terapia ocupacional, bem como o crochê, ainda muito próximo das técnicas já ensinadas pelo tricô. O crochê sempre foi uma forma de costura muito praticada, ainda mais para os amantes de costura caseira, artesanato e aqueles que prezam pela terapia ocupacional. Hoje em dia existem diversas técnicas que podem ser feitas com este tipo de costura, além de ser uma forma de inovar a criatividade, imaginação e agilidade da mente humana. Dessa forma, o crochê se aplica ao grupo das terapias ocupacionais mais aplicadas no mundo todo e que desenvolvem o lado humano mais perspicaz.

Os Princípios Do Crochê Filet

O crochê, por si só, é uma forma de artesanato muito especial que usa instrumentos específicos para a sua prática. Para começar, usa-se uma agulha com um gancho na ponta, que ajuda a tecer os fios com mais facilidade, gerando a principal técnica de costura neste ramo. O método consiste em produzir fios cruzados, de forma que os mesmos forme, no final, uma malha rendada com detalhes que podem ser aprendidos posteriormente com a habilidade do método.

O conhecido crochê filet é uma das tantas variedades de costura que existem dentro deste grupo de técnicas. Ele consiste em realmente algo mais avançado, mas para quem está apenas começando, é um dos métodos mais simples para iniciar a prática do crochê e o manuseio do instrumento principal: a agulha com um gancho na sua extremidade. Para iniciar a sua prática, antes é preciso conhecer o modo de tecer os fios, que, no crochê filet, é um pouco diverso do crochê praticado normalmente. Vamos aprender?

Para conhecer a base do método, antes é preciso saber que existem pontos cruzados, altos e baixos, existindo alguns vazados e outros não. Os pontos conhecidos como vazados podem ser feitos entre uma ou duas correntinhas. Já os que estão fechados, sendo estes mais sólidos, são tecidos com os clássicos pontos altos de crochê. Entre os pontos altos, os espaços vazados são formatos através de apenas uma correntinha, ou então duas correntinhas entre os mesmos.

No início pode parecer um pouco confuso, mas para saber qual correntinha usar, basta seguir o passo a pasos logo abaixo e aprender de uma vez por todas como se faz o crochê filet!

Como Fazer Crochê Filet

Já com a base conhecida, agora é hora de colocar em prática e aprender a fazer os pontos altos, vazados e as correntinhas no seu projeto, aplicando a técnica do crochê filet. Dessa forma, para iniciar a produção, basta seguir a primeira grande indicação, reconhecendo as primeiras correntinhas que poderão utilizadas dentro do método.

  1. Para fazer o seu primeiro bloco vazado dentro do crochê: Use um ponto alto, duas correntinhas e mais um ponto alto novamente.
  2. Para tecer o bloco fechado do projeto: Faça quatro pontos altos no seu crochê

Dica: Um ponto alo é equivalente a três correntinhas idênticas. Dessa forma, normalmente, cada carreira começa com 10 correntinhas.

Para iniciar a prática do crochê, siga os passos abaixo e o gráfico para dar aquela ajuda na hora de começar a tecer. Lembre-se de ter sempre concentração e não errar na hora de passar os pontos corretos, distinguindo entre os vazados e os sólidos.

Roteiro:

  1. Faça o aumento de um a dois espaços na esquerda
  2. Amento um a dois espaços na esquerda
  3. Aumente dois blocos com a agulha na esquerda
  4. À esquerda, diminua novamente dois espaços para este mesmo lado, considerando a diminuição de um espaço apenas.
  5. Diminuição e aumento simultâneo de espaços do lado esquerdo do crochê
  6. Carreira de ida e volta seguida de uma diminuição nos espaços do seu crochê

Para fazer o aumento de carreira, seguida de uma anterior, é simples: Comece fazendo umas cinco correntinhas, tecendo um ponto alto na quarta correntinha, contando através da agulha. Depois teça um ponto alto das duas correntinhas que virão logo em seguida.

Já para fazer os pontos abertos e vazados, o esquema é o seguinte: Monte, com a ajuda da sua agulha, pelo menos sete correntinhas e comece a tecer mais um ponto alto no último pontinho com as mesmas características utilizando como referência a carreira anterior.

Para praticar o aumento final da carreira, basta finaliza-lo com duas laçadas usando a sua linha, realizando logo em seguida um ponto alto triplo, mais duas laçadas e por final novamente um ponto alto três vezes seguidas. Faça sempre este movimento nesta parte final do processo!

Começando Com Uma Boa Base

O crochê filet pode se ruma ótima técnica, mas pede uma base de qualidade para iniciar o processo. Uma delas pode ser o famoso ponto em cruz, sendo tecido de uma forma monocromática, para não exigir demais de quem está apenas começando.

Para começar a produção usando gráficos em uma cor só de ponto em cruz, vale a pena considerar um quadradinho branco seguido e outros pontos vazados, para iniciar o formato do desenho escolhido para o crochê. Nos bloco sólidos, você já pode começar a considerar os pontos mais coloridos e assim, continuar tecendo até o resultado final esperado.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *