Como Fazer Chinelo Em Crochê

Sabe aquele par de chinelos básico, de uma só cor e que é super confortável? Sim ele poder ser vestido em várias ocasiões! E você ainda pode vesti-lo com muito brilho e muitos bordados nos pés. Para isso basta decorá-los com miçangas, pedrarias, tecidos ou crochê. A dica desse post é justamente sobre como decorar um chinelo através da técnica do crochê.

Se você souber fazer os pontos básico do crochê pode ficar tranquila, pois apenas com esse tipo de ponto é possível adornar as tiras dos chinelos de modos muito criativo e bonitos. Essa técnica de artesanato pode, além de servir para o uso próprio, servir como um lindo presente à alguém querido ou pode ser o produto final que você irá vender em uma loja, em um bazar da sua comunidade, em um e-commerce ou, quem sabe, em feirinhas ao ar livre. Enfim, decorar chinelos com crochê pode aumentar e muito a renda familiar no fim do mês. Abaixo seguem dicas e passo a passos de como decorar os chinelos com crochê:

Como Fazer Chinelo Em Crochê

Como Fazer Chinelo Em Crochê

Para Decorar Os Chinelos, Você Vai Precisar De:

  • Uma agulha grossa para costura;
  • Dois cones de linha brilhante nas cores que mais combinarem com o chinelo que você for aplicar o crochê;
  • Uma agulha para crochê com um tamanho que mantenha firme os pontos do crochê;
  • Um metro de strass para artesanato.

Passo a Passo:

Para decorar o centro da tira de cada chinelo, uma dica que dá um lindo acabamento no artesanato é crochetar flores, moranguinhos, uvas ou o que você desejar.

De início, faça duas tiras de crochê com ponto correntinha até atingir o tamanho de cada tira, de ponta a ponta, do par de chinelos. Siga com ponto alto nessas mesmas tiras para que elas cubram por completo a largura de cada tira do par de chinelos. Atenção para deixar os pontos bem justos. Lembre de arrematar as tiras de crochê no final de cada uma delas.

Costure com uma agulha grossa as tiras de crochê com o próprio fio utilizado para crochetar. A agulha grossa irá facilitar a fazer os furinhos na hora da costura. Cuidado para não furar demais as alças e, acabar estragando o trabalho. Procure fazer enlaces a cada meio centímetro ao longo das alças de cada chinelo.

Para decorar ainda mais e deixar o par de chinelos com um ar mais requintado, aplique o strass na laterais de cada uma das alças do chinelo.  Mas calma, esse ainda não é o toque final do seu artesanato!

Para finalizar a decoração no chinelo, faça duas flores de crochê e prenda cada uma no centro das alças bordadas. Se for um chinelo infantil, a dica é fazer moranguinhos para substituir as flores, ou uvas, ou bonequinhas de crochê. O que vale é ficar bonito! Se você decidir por fazer moranguinhos, outra dica é fazê-los em chinelos de tons vermelhos, rosas ou verdes. O mesmo vale para cada tipo de fruta que for crochetar, procure combinar as cores do bordado com as cores que o par de chinelos tem.

Para Decorar Os Chinelos, Você Vai Precisar De

Para Decorar Os Chinelos, Você Vai Precisar De

Mas Como Fazer Flores Com a Técnica Do Crochê?

Utilize o mesmo tipo de fio que foi utilizado para fazer as tiras que cobrem as alças do par de chinelo. Se preferir, como já citado, mude a cor ou a tonalidade do fio para fazer esse acabamento.

Comece com quatro correntinhas e faça um circulo, fechando os pontos com o ponto baixíssimo. Dentro do circulo formado, suba três correntinhas e crochete quinze pontos altos. Após essa etapa, feche o circulo com um ponto baixíssimo na terceira corrente feita para subir o ponto seguinte.

Faça mais duas correntinhas, pule um ponto da base e, quando for fazer o ponto seguinte, prenda-o com um ponto baixo. Isso formará um arco. Repita o procedimento dessa etapa até que o circulo se feche com os arcos. O ideal é formar oito arcos.

Agora preencha os arcos, como se fossem as pétalas da flor. Faça um ponto baixo, meio ponto alto três pontos altos, meio ponto alto e, para finalizar o preenchimento da pétala, um ponto baixo. Siga exatamente essa ordem e repita o procedimento dentro de todos os arcos formados ao redor do miolo da florzinha.

Para arrematar o preenchimento das pétalas, faça quatro correntinhas e as prenda com um ponto baixíssimo, puxando o fio pela frente do ponto baixo da carreira de correntinhas anterior. Continue o processo para completar todos os arcos feitos.

Em seguida, faça cinco correntinhas e prenda-as com ponto baixíssimo, puxando o fio pela frente do ponto baixo da carreira anterior. Continue a volta, completando novamente o mesmo numero de arcos feitos anteriormente. Para esses novos arcos faça um ponto baixo, meio ponto alto, cinco pontos altos, meio ponto alto e finalize o preenchimento com um ponto baixo. Repita o procedimento preenchendo todos os arcos feitos. Para arrematar essa sequência, faça seis correntinhas e prenda com um ponto baixíssimo puxando o fio pela frente do ponto baixo da carreira anterior. Siga esse passo em todos os novos arcos feitos.

Se quiser fazer mais pétalas repita a etapa anterior, aumentando dois pontos altos em cada pétalas da nova seqüência. Lembre se de arrematar as flores para não soltarem os fios.

Decore o miolo da flores com o strass restante das tiras do par de chinelo decorado. Prenda com o fio utilizado para fazer o crochê e com uma agulha cada flor no centro das tiras bordadas. Cuidado para esconder a costura, assim o seu trabalho ficará com um acabamento mais profissional.

FOTOS DO PASSO A PASSO

Alguns Vídeos De Passo-a-passo:

Como fazer flor estilo cata vento?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dPw1t41sB1A[/youtube]

Vídeo ilustrativo de como fazer flor rasteirinha com o crochê?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BK0HtlWZMQc[/youtube]

Outro vídeo, esse de como fazer flor dália com o crochê!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oZaArjJ1e34[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *