Em dias de frio intenso, todo agasalho que usamos parece que não é suficiente para nos aquecer totalmente. E vêm as luvas, as tocas, casacos reforçados e o indispensável cachecol, que se tornou não só um item para nos aquecer ainda mais do frio, mas também como um acessório valiosíssimo no guarda-roupa, tanto feminino, quanto masculino.
História Do Cachecol
Apensar de o nome ser de origem francesa – “cacher significa ocultar ou esconder e “cou” significa pescoço – o cachecol passou a ser usado inicialmente em Roma, pelos soldados de guerra no século I a. C. Em princípio o cachecol não era utilizado para aquecer, como é feito hoje em dia, mas era usado uma tira de pano úmida ao redor do pescoço para refrescar os soldados nos campos de batalha. Só depois que os franceses incrementaram e hoje todo o mundo usa o cachecol para um acessório para aquecer o pescoço do frio, assim como alguns músicos o usam para proteger as cordas vocais.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mnNKlIl71Tc[/youtube]
Como Fazer Um Cachecol Diferente?
Bolamos algumas ideias bem interessantes de cachecol que você mesma poderá fazer. Acompanhe!
Cachecol Com Botões
Existem vários modelos de cachecol que você poderá agregar os botões. Alguns são de lã, outros, de tecido. Este, em específico, será de tricô e caso você não tenha habilidades ou não saiba tricotar, poderá pedir para alguém ou encomendar para uma pessoa que trabalha com esta técnica.
Material Necessário:
- Linhas ou lã de tricô na cor de sua preferência;
- 2 botões grandes no modelo e cor de sua preferência
- Agulhas para tricô.
Passo a passo:
Comece a tricotar o seu cachecol fazendo uma gola com 70 pontos fantasia e na carreira seguinte reveze, fazendo outro ponto de tricô e vai sempre revezando entre um ponto e outro até chegar à última carreira, que deverá ser do ponto de tricô diferente do ponto fantasia, lembrando-se de separar as casas para os botões, que deverá estar localizada do lado esquerdo Essa troca de técnicas de pontos dá um ar bem diferente, moderno e fashion ao seu cachecol.
Depois de concluído o tricô, pregue os botões. Na hora de usar o cachecol, deverá passá-lo pelo pescoço, deixando cair um pouco nos ombro, ajeite-o, para que ele fique com as pontas transpassadas e feche os botões. E já está pronto o seu cachecol. Além de fashion, é super simples de fazer, bastar ter habilidades para o tricô!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=evlTftBudCY[/youtube]
Cachecol Colorido De Crochê
Material Necessário:
- Linhas de crochê grossa nas cores: bege, marrom, verde, laranja e lilás.
- Agulha de crochê ideal para a espessura da linha.
Passo a Passo
Para fazer este cachecol também é necessário habilidades com a arte do crochê. Você deverá começar fazendo o levantamento de 4 correntes, fechando com um ponto baixo com 3 correntes e dentro deste círculo que foi formado, faça 4 pontos altos, que juntas com as 3 correntes já existentes, formarão 5 pontos. Depois disso será necessário fazer mais 2 correntes em formato de arco, que deverão ser prendidas com um ponto baixo para fechar o círculo. Repita o mesmo processo, mas desta vez com a cor diferente. Faça isso com as cores intercaladas, até completar o cachecol. Para finalizar, dê o acabamento com uma franjinha feita somente de correntes coloridas em volta de todo o cachecol.
Este cachecol de crochê colorido é um pouco trabalhoso, pois a cada gomo pronto é necessário trocar de cor, mas o resultado final é impressionante. Fica lindo!
Dica: Você poderá usar linhas que já vêm coloridas, matizadas, o efeito também será bem bonito.
Cachecol Sustentável
Este cachecol é feito com camiseta velha, que não está mais em uso. Além de ser uma ideia sustentável, pois vamos reutilizar a camiseta, dando-lhe nova vida, atribuindo-lhe outro valor, o resultado final é super bonito, diferente, moderno e fashion.
Material Necessário:
- Camiseta velha na cor de sua preferência
- Tesoura
Passo a Passo:
Recorte mangas e golas da camiseta, caso haja e mantenha apenas a parte do corpo. Dobre o tecido da camiseta velha em várias partes, atentando-se que, ao realizar as dobras, estas já precisam estar no comprimento do cachecol.
Com uma boa tesoura amolada, faça cortes no tecido da camiseta do lado direito e com atenção para não deixar o tecido enrolar. Feito do lado direito, repita a operação do lado esquerdo. É necessário atenção e habilidade para fazer os cortes do lado esquerdo, pois eles precisam ficar rentes aos cortes do lado direito. Tenha também atenção para não vazar corte e também para não deixar o tecido embolar.
Para dar um efeito especial ao seu cachecol, depois de realizado os cortes, abra o tecido e com dedos estique os cortes, de modo que o tecido fique bem esticado, mas com cuidado para não rasgar. Depois pare de esticar e deixe o tecido sem esticar. Os lugares onde foram feitos os cortes ficarão levemente emborcados, dando um efeito transpassado muito elegante ao cachecol!
Viu só? Além de ser muito bonito, o cachecol é barato, fácil de fazer e ainda é sustentável!
Cachecol Biscoito Da Sorte
Material Necessário:
- Retalhos de tecido coloridos ou nas cores de sua preferência;
- Linha e Agulha;
- Tesoura;
- Papel Termocolante;
- Manta acrílica;
- Ferro Elétrico;
- Lã de Tricô grossa.
Passo a Passo:
Aplique o papel termocolante no tecido de forma que fique bem alinhados, o avesso do tecido virado para cima e passe o ferro elétrico quente por 5 segundos, mais que isso derrete o papel. Pressione o tecido com o lado colante na manta acrílica, também com cuidado para que fique alinhado e novamente aplique o ferro quente por mais 5 segundos. Verifique se ficaram totalmente colados. Caso não tenha colado direito, aplique o ferro quente mais uma vez, mas com muito cuidado para não queimar o tecido.
Faça alguns círculos no tecido com o auxílio de um copo, xícara ou qualquer outro objeto redondo e do tamanho que desejar. Recorte os círculos, dobre-os ao meio e costure. Faça isso numa quantidade que dê para fazer um cachecol, que deverá ter entre 90cm e 1,10 metro.
Depois de cortado e costurado todos os biscoitinhos da sorte, faça um furo bem discreto em uma das pontas do biscoito e vai passando pela lã de tricô ou então poderá usar também fita de cetim de espessura mediana. Para finalizar, pegue 13cm de fita de cetim de várias cores, aproximadamente 5 cores e faça tipo um pingente e prenda em cada uma das extremidades do cachecol. Caso você tenha feito o seu cachecol de uma única cor, não use fitas coloridas, mas do mesmo tom do cachecol. Ao final você terá um cachecol lindo, diferente e bem divertido!